O poder da educação literária: formando leitores críticos e cidadãos transformadores – uma entrevista com o professor Fernando Azevedo

Autores

  • Fernando Azevedo Universidade do Minho - Portugal
  • Ludmila Magalhães Naves Universidade de Évora - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.984

Palavras-chave:

Educação literária, Mediação de leitura, Compreensão leitora, Literacia

Resumo

No âmbito das discussões nacionais e internacionais acerca da educação literária, destacam-se os estudos do Prof. Dr. Fernando Azevedo. Nesse contexto, realizou-se uma entrevista com o Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), onde é o responsável pela regência de unidades curriculares da graduação e da pós-graduação nas áreas da Didática da Língua Portuguesa e da Formação de Leitores. Na entrevista o autor aponta diferentes aspectos que envolvem a educação literária, ampliando a compreensão a respeito da mediação literária, da compreensão leitora e de literacia no ensino da literatura nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Azevedo, Universidade do Minho - Portugal

Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de graduação e de pós-graduação nas áreas da Didática da Língua Portuguesa e da Formação de Leitores. É atualmente vice-presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, com os cargos da Qualidade, Investigação e Internacionalização, tendo sido diretor do Programa Doutoral em Estudos da Criança entre 2019 e 2024. Na vertente de interação com a sociedade, é o responsável científico do Plano Local de Leitura de Braga e do Plano Local de Leitura de Guimarães. Possui o título de Doutor em Ciências da Literatura. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Integra o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ). Pertence à Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Ludmila Magalhães Naves, Universidade de Évora - Portugal

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Évora – Portugal. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, Professora Colaboradora e Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens Leitura e Escrita – NELLE/UFLA, Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura Infantil – GEPLI/CEALE-UFMG.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Azevedo, F. ., & Magalhães Naves, L. (2024). O poder da educação literária: formando leitores críticos e cidadãos transformadores – uma entrevista com o professor Fernando Azevedo. Devir Educação, 8(1), e–984. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.984

Edição

Seção

Dossiê