A interdisciplinaridade no ensino de química na revista Química Nova na Escola
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.801Palavras-chave:
Análise do Conteúdo; Interdisciplinaridade; QNEsc.Resumo
No Brasil há uma forte influência da visão de Interdisciplinaridade defendida pela pedagoga, filósofa e antropóloga Ivani Fazenda, entretanto há estudos norte-americano e francês que precisam ser considerados. Partindo desse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar como e de que forma a interdisciplinaridade no ensino de química é tratada na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) nos últimos 11 anos. Estabelecemos dois critérios de busca para esta seleção, primeiro, indicação do termo “Interdisciplinaridade”, ou termos relacionados, no título e nas palavras-chave dos artigos e, segundo a presença do termo “Interdisciplinaridade”, ou termos relacionados, nos resumos dos artigos. Foram selecionados e avaliados 50 trabalhos, sendo este o corpus da investigação. A criação de categorias se fez a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (1995). Os resultados apontaram que há uma valorização das práticas interdisciplinares nos trabalhos analisados, embora seja um periódico nacional brasileiro, há uma predominância da visão Francesa sobre interdisciplinaridade, seguida da ótica Norte-Americana e, por último a compreensão Brasileira, defendida por Ivani Fazenda (2011).
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