Principais temáticas investigadas nas dissertações sobre a prática docente de professores de Biologia no Ensino Médio entre 2012-2022
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.828Resumo
Este artigo objetivou apresentar os principais temas abordados por pesquisas em dissertações de programas de Mestrado Acadêmico e Profissional publicados entre 2012-2022 com relação à prática docente de professores de Biologia no Ensino Médio. Com base nesta análise, classificamos os estudos que foram desenvolvidos. Identificamos também quais instituições e programas de pós-graduações publicaram mais sobre o assunto. Além disso, apresentamos os principais resultados obtidos e apontamos temas menos explorados no campo. A metodologia desenvolvida foi a abordagem qualitativa com a utilização de procedimentos técnicos do tipo revisão bibliográfica. Para a realização de análise das pesquisas encontradas utilizou-se a análise de conteúdo, baseada em Bardin (2011). O lócus da pesquisa se desenvolveu por meio de consultas ao banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. Os resultados apontaram 38 trabalhos que abordaram temas relacionados com a prática docente em Biologia, sendo classificados em quatro categorias: Metodologia Educacional, Educação em Ciências Biológicas, Aprimoramento Profissional e Avaliação de Recursos Educacionais. A pesquisa demostrou uma multiplicidade de contextos que influencia o processo de trabalho dos educadores, englobando variáveis como a formação inicial e contínua do docente, as condições laborais e os aspectos didáticos inerentes ao processo.
Downloads
Referências
AMORIM, Anwar Faiz Ahmad. Ferramenta para o ensino de educação ambiental na avaliação ecológica de riachos urbanos. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO). Universidade Federal de Brasília, 2021.
ANDRADE, Maria José Dias De. Alfabetização científica no Ensino Médio: Concepções como indicadores de práticas docentes em Biologia. Dissertação (Programa de Pós- Graduação em Educação). Universidade Federal da Paraíba, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BEZERRA, Fábio José Lourencio. A prática pedagógica de professores de Biologia com o ciclo celular na educação básica. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.
BOZZATO, Carla Vargas. Um olhar investigativo para a metodologia de projetos em uma escola pública estadual: Na busca da qualificação do Ensino de Ciências e Biologia. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2013.
BATISTA, Stefany Pereira; AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares. O uso de recursos didáticos e tecnológicos como mediadores do processo de aprendizagem na alfabetização. Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, Rio Grande do Norte – RN, v.23, n.1, p. 01-21, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31610/17198. Acesso em: 02 out. 2023.
CESAR, Felipe Modesto. O uso de histórias em quadrinhos com o recurso didático no ensino de evolução. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2019.
COSTA, Fernanda Aparecida Soares. Sequência didática sobre botânica e livro paradidático sobre organografia vegetal para o ensino médio. Dissertação (Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional-PROFBIO). Universidade Federal de Minas Gerais, 2020.
COSTA, Marysther Françoso Teixeira. Uma Abordagem Didático-pedagógica na Prevenção das IST: Relato de Experiência. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2020.
DROSDOSKI, Jennefer Bortoluzzi Pereira. Uma experiência docente no ensino de Biologia para estudantes inclusos em sala de aula regular. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2020.
FERREIRA, Débora Gamboge. Quiz sobre o reino Monera: Abordagem das TIC´s numa sequência didática para o ensino de Biologia. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO). Universidade Federal de Brasília, 2020.
FREITAS, Ana Paula Amaral. Professores de Ciências de Ensino Médio e a Educação Inclusiva no DF: Expectativas, Dificuldades e Caminhos de superação. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, César Fernandes Gomes. As tecnologias digitais e a prática docente no Ensino Médio de Biologia: Um estudo de caso. Dissertação (Pós-graduação Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal do Ceará, 2018.
GREINER, Calina Martins. A metodologia oficinas de aprendizagem e a interdisciplinaridade: Pesquisa e desenvolvimentos voltados ao ensino de Biologia. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2016.
GUIMARÃES, Gleny Terezinha Duro; PAULA, Marlúbia Corrêa de. Análise Textual Discursiva: entre a Análise de Conteúdo e a Análise de Discurso. Revista de pesquisa qualitativa, São Paulo (SP) v. 8, n. 19, p.677-705, 2020. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/380/233 . Acesso em: 28 abr. 2023.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. Disponivel em: https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf . Acesso em: 05 ago. 2023.
GONZAGA, Antônia Edivaneide de Sousa, LEITE, Raimundo Hélio, SILVA, Lucas Melgaço da Silva, CARVALHO, Wirla Risany Lima Carvalho. A avaliação da aprendizagem na formação docente: Revelando horizontes. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, SP, v. 34, p. 1-25, 2023. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8097/4595 . Acesso em: 01 out. 2023.
HORA, Bruna Lorena Valentim. Ensino de Ecologia sob a perspectiva CTS e investigativa: Um caminho para o letramento científico. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017.
JÚNIOR, Paulo Bomtempo. Jardim sensorial e trilha ecológica como estratégias que facilitam o aprendizado de Biologia no Ensino Médio. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2019.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
LACERDA, Divaniella de Oliveira. O. Avaliação da aprendizagem no ensino de Biologia: Concepções e indicativos da prática docente. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal da Paraíba, 2018.
MAGALHÃES, Kécia Priscilla Palombello. A educação sexual na concepção e prática de professores de Biologia do Ensino Médio. Dissertação (Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2016.
MORAIS, Nívea Aparecida Alves De. A Educação para a Sexualidade - Um estudo sobre as práticas dos professores de Biologia do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO). Universidade Federal de Brasília, 2020.
MOTIN, Sirlene Donaiski; GONÇALVES, Raquel Maistrovicz Tomé; CASSINS, Dircelia Maria Soares de Oliveira; SAHEB, Daniele. Educação ambiental na formação inicial docente: um mapeamento das pesquisas brasileiras em teses e dissertações. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre – RS, v. 24, ed. 1, p. 81-102, 2019. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1219 . Acesso em: 01 jun. 2023.
MACÊDO, Josué Antunes de; BRANDÃO, Daniel Pereira; NUNES, Daniel Martins. Limites e possibilidades do uso do livro didático de Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem. Educação Matemática Debate, v. 3, n. 7, p. 68-86, 2019.
NASCIMENTO, Emerson dos Santos. A utilização da internet nas aulas de Biologia: Estudo de caso em uma escola da rede Estadual de Alagoas. Dissertação (pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2016.
NASCIMENTO, Rosemere Dantas Barbosa. Atividades experimentais: Relato de experiência no ensino de Biologia. Dissertação (Programa de Pós-graduação profissional em formação de professores). Universidade Estadual da Paraíba, 2019.
NASCIMENTO, Luiz Santos do Nascimento. Investigação no ensino de Biologia: Abordagens diferenciadas para aulas práticas em uma escola de Ensino Médio – Mogeiro /PB. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia). Universidade Federal da Paraíba, 2019.
OLIVEIRA, Edvaldo Marinho de. Pluralismo metodológico e ensino de Biologia na 2ª série do Ensino Médio. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal do Ceará, 2019.
OLIVEIRA, Márcia Alexsandra Rodrigues de. O ensino de Ciências e Biologia e a sala de aula invertida: Uma tendência contemporânea. Dissertação (Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.
PINHO, Glauciane Camelo. O ensino da educação ambiental e os PCN e DCNEM: Concepções e práticas de professores de Ciências do Ensino Médio. Dissertação (Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal do Ceará, 2017.
PROFBIO. Regimento Geral do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO, 2020. Disponível em: https://www.profbio.unb.br/documentos/regimento-geral . Acesso em: 20 set. 2023.
REIS, Mayara Lima dos. Autoavaliação em perspectiva colaborativa para a melhoria da prática docente. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
RODRIGUES, Kelly Cristian de Oliveira. O Baralho genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de genética no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO). Universidade Federal de Brasília, 2020.
RODRIGUES, Larissa Zancan. O professor e o uso do livro didático de Biologia. Dissertação (Programa de Pós- Graduação em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2015.
ROMÃO, Roberta de Araújo. Educação ambiental e ecopedagogia: Desafios da prática docente. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2021.
SANTANA, Neydison Soares. Análise do livro didático: Implicações para o ensino- aprendizagem de Botânica no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO). Universidade Federal de Brasília, 2020.
SANTOS, Álisson Luiz dos. Adaptação de abordagem investigativa ao modelo de ensino explícito para aula sobre o fluxo da informação genética no Ensino Médio. Dissertação (Programa de Pós-graduação profissional em Ensino de Biologia). Universidade Federal de Alagoas, 2020.
SANTOS, Jéssica de Andrade. Bioma Cerrado: Conhecimento de aluno do Ensino Médio e abordagem por professores de Biologia. Dissertação (Pós-graduação em Recursos Naturais do Cerrado). Universidade Estadual de Goiás, Goiás, 2016.
SILVA, Jefferson Lima da. Desenvolvimento de revistas didáticas como estratégica lúdica para o ensino da morfofisiologia do sistema endócrino. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.
SILVA, Kátia Valéria Wanderley de Sousa. Sequência didática para o estudo de peixes aplicadas em turmas do Ensino Médio. Dissertação (Programa de Pós-graduação profissional em Ensino de Biologia). Universidade Federal de Pernambuco, 2019.
SOUZA, Juliana Nogueira de. Atividades investigativas de baixo custo para o ensino de Biologia: Uma análise da viabilidade dessa abordagem a partir da perspectiva docentes nas escolas estaduais brasileiras. Dissertação (Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de Biologia). Universidade Estadual de Campinas, 2021.
SOUZA, Tadeu Teixeira de. O letramento científico e práticas dos professores de Biologia do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas). Centro Universitário Univates, Rio Grande do Sul, 2015.
SOUSA, L. M. M; FIRMINO, C. F; MARQUES-VIEIRA, C. M. A; SEVERINO, S. S. P; PESTANA, H. C. F. C. Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem. Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação. v. 1, n.1, p. 45-54, 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/232112845.pdf . Acesso em: 01 ago. 2023.
TEODORO, Natállia Carrion. Professores de Biologia e dificuldades com os conteúdos de ensino. Dissertação (Pós- Graduação em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2017.
TORRES, Luisa Cecília Marian Barud. Novas metodologias para as aulas de botânica no ensino médio: Sequência didática, jogo e herbário virtual. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia). Universidade Federal de Minas Gerais, 2020.
VIEIRA, Wallas Cazassa. O Facebook como recurso pedagógico para o ensino de Biologia. Dissertação (Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino das Ciências). Universidade do Grande Rio, 2019.
VEBER, Ana Cristina Machado. Olhares sobre o livro didático de ciências da natureza como instrumento de ensino. In: MEDEIROS, Janiara de Lima (Org.). Ensino e Educação: contextos e vivências. Campina Grande: Licuri, 2023, v.2, p. 116-135.
ZANATO, Alessandro Rodrigo. Uso das tecnologias de informação e comunicação por professores de Ciências da Natureza no Ensino Médio. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.