Principais temáticas investigadas nas dissertações sobre a prática docente de professores de Biologia no Ensino Médio entre 2012-2022

Autores

  • Fabio Neves Ribeiro Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Domenica Palomaris Mariano de Souza Universidade Federal do Norte do Tocantins- UFNT

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.828

Resumo

Este artigo objetivou apresentar os principais temas abordados por pesquisas em dissertações de programas de Mestrado Acadêmico e Profissional publicados entre 2012-2022 com relação à prática docente de professores de Biologia no Ensino Médio. Com base nesta análise, classificamos os estudos que foram desenvolvidos. Identificamos também quais instituições e programas de pós-graduações publicaram mais sobre o assunto. Além disso, apresentamos os principais resultados obtidos e apontamos temas menos explorados no campo. A metodologia desenvolvida foi a abordagem qualitativa com a utilização de procedimentos técnicos do tipo revisão bibliográfica. Para a realização de análise das pesquisas encontradas utilizou-se a análise de conteúdo, baseada em Bardin (2011). O lócus da pesquisa se desenvolveu por meio de consultas ao banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. Os resultados apontaram 38 trabalhos que abordaram temas relacionados com a prática docente em Biologia, sendo classificados em quatro categorias: Metodologia Educacional, Educação em Ciências Biológicas, Aprimoramento Profissional e Avaliação de Recursos Educacionais. A pesquisa demostrou uma multiplicidade de contextos que influencia o processo de trabalho dos educadores, englobando variáveis como a formação inicial e contínua do docente, as condições laborais e os aspectos didáticos inerentes ao processo.

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Biografia do Autor

Fabio Neves Ribeiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Licenciado em Ciências Naturais - Biologia pela Universidade Federal Do Maranhão - UFMA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPgecim da Universidade Federal Do Norte do Tocantins - UFNT, Araguaína-TO.

Domenica Palomaris Mariano de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins- UFNT

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2001). Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora Associada I da Universidade Federal do Norte do Tocantins e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Tem experiência com estudos experimentais em Toxicidade Animal, Toxicologia Reprodutiva, Imunotoxicidade e Hematotoxicidade. Atualmente desenvolve projetos na área de Ensino em Ciências e Biologia com ênfase em Divulgação Científica, Educação em Saúde, Formação de Professores, Novas Tecnologias Educacionais e Práticas Educativas

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-24

Como Citar

NEVES RIBEIRO, F., & Palomaris Mariano de Souza, D. . (2024). Principais temáticas investigadas nas dissertações sobre a prática docente de professores de Biologia no Ensino Médio entre 2012-2022. Devir Educação, 8(1), e–828. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.828

Edição

Seção

Artigos