A interdisciplinaridade no ensino de química na revista Química Nova na Escola

Authors

  • Éverton da Paz Santos Escola SENAI Luiz Pagliato
  • Marlene Rios Melo Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.801

Keywords:

Análise do Conteúdo; Interdisciplinaridade; QNEsc.

Abstract

 In Brazil there is a strong influence of the vision of Interdisciplinarity defended by the pedagogue, philosopher, and anthropologist Ivani Fazenda, however there are North American and French studies that need to be considered. Based on this context, the objective of this research is to investigate how and in what way interdisciplinarity in chemistry teaching has been treated in Revista Química Nova na Escola (QNEsc) over the last 11 years. We established two search criteria for this selection, first, indication of the term “Interdisciplinarity”, or related terms, in the title and keywords of the articles and second, presence of the term “Interdisciplinarity”, or related terms, in the abstracts of the articles. Fifty works were selected and evaluated, which is the corpus of the investigation, and the creation of categories is based on the Content Analysis of Bardin (1995). The results showed that there is an appreciation of interdisciplinary practices in the analyzed works, although it is a national journal Brazilian perspective, there is a predominance of the French view on interdisciplinarity, followed by the North American perspective and, finally, the Brazilian understanding, defended by Ivani Fazenda (2011).

Keywords: Content Analysis; Interdisciplinarity; QNEsc.

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Author Biographies

Éverton da Paz Santos, Escola SENAI Luiz Pagliato

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Especialista em Vigilância Sanitária Aplicada a Alimentos e Medicamentos pela UNINTER (2017). Licenciado em Química pela Associação de Ensino e Cultura - Faculdade Pio Décimo S/C Ltda (2010). Tenho formação técnica em Agroindústria pela Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão, atual Instituto Federal de Sergipe-Campus São Cristóvão-SE (2005). Atualmente estou cursando a segunda Licenciatura em Pedagogia e sou docente na Educação Profissional SENAI-SP (Escola Luiz Pagliato em Sorocaba) atuando nos Cursos de Aprendizagem Industrial e Atendimento à Empresas. Tenho experiência na Educação Técnica e Profissional atuando no ensino de Química dos Alimentos e Bebidas, Ensino e Aprendizagem em Ciências, Experimentação no ensino de Ciências; Livro Didático de Ciências; Contextualização; CTS; Leitura na formação de professores de Química. Fui aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, das disciplinas: Formação e Atuação de Professores das Ciências no Brasil ministrada pelo professor Dr. João Batista (2022/1) e Tópicos: Interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza ministrada pela Profa. Dra. Maria José Fontana Gebara (2021/2).

Marlene Rios Melo, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Atualmente Professora Associada III (2015-) do curso de licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Professora Adjunto do curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS - 2010-2015). Professora pesquisadora cadastrada no Núcleo de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática da UFS, a partir de agosto/2010 a 2016. Orientadora de projetos de Iniciação Científica, com bolsistas PIBIC e PIIC, e mestrado. Experiência na área de Educação Química, pesquisando e orientando sobre os seguintes temas:: ensino de química; química verde; educação com ênfase curricular CTSA; formação de professores; modelos em química; alfabetização científica.. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006-2010). Mestre em Química Inorgânica com linha de pesquisa em Ensino de Química pela Universidade Estadual de Campinas (1999-2002). Graduação em Química Bacharel pela Universidade de São Paulo (1982); Graduação em Química Modalidade Tecnológica pela Universidade de São Paulo (1983). Licenciatura em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz (2002). ). Professora do ensino superior no curso de licenciatura em química de 2003 até 2008 na Faculdade IMAPES-SP. Professora do Curso COC - São Bernardo do Campo, de 1997 até 2009. Professora do Curso Universitário - São Paulo de 1989 até 1999. Química na Indústria Gessy Lever no período de 1984 à 1986.

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Published

2024-01-12

How to Cite

da Paz Santos, Éverton, & Rios Melo, M. . (2024). A interdisciplinaridade no ensino de química na revista Química Nova na Escola. Devir Educação, 8(1), e–801. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.801