A interdisciplinaridade no ensino de química na revista Química Nova na Escola

Autores/as

  • Éverton da Paz Santos Escola SENAI Luiz Pagliato
  • Marlene Rios Melo Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.801

Palabras clave:

Análise do Conteúdo; Interdisciplinaridade; QNEsc.

Resumen

En Brasil existe una fuerte influencia de la visión de la Interdisciplinariedad defendida por el pedagogo, filósofo y antropólogo Ivani Fazenda, sin embargo, hay estudios norteamericanos y franceses que necesitan ser considerados. A partir de este contexto, el objetivo de esta investigación es indagar cómo y cómo se trata la interdisciplinariedad en la enseñanza de la química en la Revista Química Nova na Escola (QNEsc) en los últimos 11 años. Establecimos dos criterios de búsqueda para esta selección, en primer lugar, la indicación del término "Interdisciplinariedad", o términos relacionados, en el título y las palabras clave de los artículos y en segundo lugar, la presencia del término "Interdisciplinariedad", o términos relacionados, en los resúmenes de los artículos. Se seleccionaron y evaluaron un total de 50 artículos, y este es el corpus de la investigación. La creación de categorías se basó en el Análisis de Contenido de Bardin (1995). Los resultados señalaron que existe una apreciación de las prácticas interdisciplinarias en los trabajos analizados, a pesar de tratarse de una revista nacional brasileña, hay un predominio de la visión francesa sobre la interdisciplinariedad, seguida por la perspectiva norteamericana y, finalmente, la comprensión brasileña, defendida por Ivani Fazenda (2011).

Palabras clave: Análisis de Contenido; Interdisciplinariedad; QNEsc.

 

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Biografía del autor/a

Éverton da Paz Santos, Escola SENAI Luiz Pagliato

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Especialista em Vigilância Sanitária Aplicada a Alimentos e Medicamentos pela UNINTER (2017). Licenciado em Química pela Associação de Ensino e Cultura - Faculdade Pio Décimo S/C Ltda (2010). Tenho formação técnica em Agroindústria pela Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão, atual Instituto Federal de Sergipe-Campus São Cristóvão-SE (2005). Atualmente estou cursando a segunda Licenciatura em Pedagogia e sou docente na Educação Profissional SENAI-SP (Escola Luiz Pagliato em Sorocaba) atuando nos Cursos de Aprendizagem Industrial e Atendimento à Empresas. Tenho experiência na Educação Técnica e Profissional atuando no ensino de Química dos Alimentos e Bebidas, Ensino e Aprendizagem em Ciências, Experimentação no ensino de Ciências; Livro Didático de Ciências; Contextualização; CTS; Leitura na formação de professores de Química. Fui aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, das disciplinas: Formação e Atuação de Professores das Ciências no Brasil ministrada pelo professor Dr. João Batista (2022/1) e Tópicos: Interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza ministrada pela Profa. Dra. Maria José Fontana Gebara (2021/2).

Marlene Rios Melo, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Atualmente Professora Associada III (2015-) do curso de licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Professora Adjunto do curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS - 2010-2015). Professora pesquisadora cadastrada no Núcleo de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática da UFS, a partir de agosto/2010 a 2016. Orientadora de projetos de Iniciação Científica, com bolsistas PIBIC e PIIC, e mestrado. Experiência na área de Educação Química, pesquisando e orientando sobre os seguintes temas:: ensino de química; química verde; educação com ênfase curricular CTSA; formação de professores; modelos em química; alfabetização científica.. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006-2010). Mestre em Química Inorgânica com linha de pesquisa em Ensino de Química pela Universidade Estadual de Campinas (1999-2002). Graduação em Química Bacharel pela Universidade de São Paulo (1982); Graduação em Química Modalidade Tecnológica pela Universidade de São Paulo (1983). Licenciatura em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz (2002). ). Professora do ensino superior no curso de licenciatura em química de 2003 até 2008 na Faculdade IMAPES-SP. Professora do Curso COC - São Bernardo do Campo, de 1997 até 2009. Professora do Curso Universitário - São Paulo de 1989 até 1999. Química na Indústria Gessy Lever no período de 1984 à 1986.

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Publicado

2024-01-12

Cómo citar

da Paz Santos, Éverton, & Rios Melo, M. . (2024). A interdisciplinaridade no ensino de química na revista Química Nova na Escola. Devir Educação, 8(1), e–801. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.801