Metodologias ativas e tecnologias educacionais: trajetória de desenvolvimento e publicação de um livro gamificado para docentes
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.777Palavras-chave:
Metodologias ativas, tecnologias educacionais, inovação docenteResumo
Partindo da premissa de que os processos de aprendizagem perpassam também pela ação do professor como mediador do conhecimento, nos últimos anos, uma Instituição de Ensino Superior da região Sul do Brasil vem investindo crescentemente em programas de Formação Continuada de docentes, orientados para o (re)conhecimento, a reflexão e a utilização de Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais. Em 2023 a IES consolidou institucionalmente essa trajetória com a publicação do livro “Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais: Guia Prático para uma docência inovadora”. Assim, o objetivo deste artigo é relatar o processo de desenvolvimento de um livro institucional sobre as Metodologias Ativas de aprendizagem e Tecnologias Educacionais. O referencial teórico aborda discussões sobre o desenvolvimento profissional docente e as metodologias ativas de aprendizagem. No que se refere aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, considerando a intenção reflexiva sobre o percurso experiencial que culminou na publicação da referida obra. Os resultados foram apresentados considerando: 1) A trajetória de desenvolvimento do livro; 2) A estrutura e a apresentação do livro; e, por fim, 3) Reflexões iniciais de uma obra publicada recentemente. As análises revelam que a intenção da obra foi apresentar-se como uma ferramenta prática para docentes da IES que vêm manifestando a intenção de inovar suas práticas pedagógicas, com base nas Metodologias Ativas e nas Tecnologias Educacionais. Reflete-se sobre o posicionamento das instituições educacionais, no que se refere ao entendimento das metodologias ativas e das tecnologias educacionais, que vão além de uma atualização de recursos pedagógicos e que incidem sobre os processos de formação continuada.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Apresentação. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. 1. Ed. Porto Alegre: Editora Penso, 2018. p. 14-20.
CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 609–626, jul. 2013.
DA CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 6–11, 2018.
FEITOSA, Francisco Eteval da Silva; VALENTE, Ana Acácia Pereira. Active Methodologies: an innovation that may become fashionable. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 14, p. 1-13, 2021.
GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli. E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. 1. Ed. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCELO, Carlos Garcia. Formação de professores. Para uma mudança educativa. 1. Ed. Porto: Porto Editora, 1999.
MARCELO, Carlos Garcia. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, Feira de Santana, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012.
MASSETO, Marcos Tarciso. Metodologias ativas no ensino superior: para além da sua aplicação, quando fazem a diferença na formação de profissionais? Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.3, p. 650-667jul./set.2018.
MONDARDO BRANDALISE, G. C.; BASTOS STRINGARI, F.; SELPA HEINZLE, M. R. Metodologias ativas de aprendizagem e o curso de Enfermagem: um estado do conhecimento: Active learning methodologies and the Nursing course: a state of knowledge . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4204. Acesso em: 29 nov. 2023.
MORAN, José. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Editora Penso, 2018. p. 37-40.
NÓVOA, Antônio. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. e84910, 2019.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis, RJ, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.