A experiência estética na formação de professores

Autores

  • Bruno Pucci Unimep

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v2i2.108

Palavras-chave:

Experiência estética, Formação de professores, Reflexões estético-filosóficas, Interpretação de obras de arte, Mimese e racionalidade

Resumo

Este ensaio se propõe a abordar a temática “experiência estética na formação de professores”, em diálogo com as reflexões estético-filosóficas de Theodor Adorno e Walter Benjamin. Para atingir seu objetivo toma, como objeto de análise, a experiência formativa resultante do processo de interpretação de obras de arte. E os elementos metodológicos que, em forma constelatória, nos auxiliam na aproximação contemplativa de uma obra de arte, assim se posicionam:  obra de arte como um ser vivo; a obra de arte como tour de force; a mimese e a racionalidade na criação da obra de arte; a experiência estética é mais que uma vivência; a genuína experiência estética deve ser filosofia ou, então, não existe; a obra de arte como uma mônada de formação.

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Publicado

2018-11-28

Como Citar

Pucci, B. (2018). A experiência estética na formação de professores. Devir Educação, 2(2), 4–15. https://doi.org/10.30905/ded.v2i2.108

Edição

Seção

Artigos de pesquisa