PPGE/UNIMEP 1972: O primeiro Pós-Graduação em Educação do Interior Paulista

Autores

  • Bruno Pucci Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.772

Palavras-chave:

Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Mestrado em Educação, Doutorado em Educação, Núcleos de Estudos e Pesquisas

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/UNIMEP, foi criado em agosto de 1992 e se constituiu como o terceiro mestrado em Educação Paulista e como o primeiro mestrado em Educação do interior do Estado de São Paulo. A partir dos anos 1990, com o apoio da UNIMEP na constituição de um corpo docente experiente e com a contratação de docentes aposentados da Unicamp e da UFSCar, o PPGE/UNIMEP se consolidou como Programa e criou o Doutorado em Educação (1992). Inicialmente, a constituição do processo pedagógico-científico se desenvolvia através de “Áreas de Concentração”. Posteriormente, com a criação do Doutorado passou-se a viger os “Núcleos de Pesquisa”, mais adequados ao processo de ensino e de investigação científica. Do ano 2000 ao ano de 2020, o PPGE foi avaliado com a nota 5, pela CAPES, indicativo de que tinha atingido os principais objetivos de um Programa, com mestrado e doutorado. O PPGE/UNIMEP formou mestres e doutores para 10 Estados Brasileiros e para 5 outros países e pesquisadores seus, a convite dos Coordenadores da Área de Educação, participaram de atividades de caráter nacional, como: membros da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES; Acompanhamento Institucional de Programa de Pós-Graduação em Educação de outras universidades; Comissão de Análise e Julgamento do Prêmio Capes de melhor Tese; e Comissão de Avaliação dos Periódicos Acadêmicos da Área da Educação. Em 2021, ao completar 50 Anos de Programa de Pós-Graduação em Educação, o PPGE/UNIMEP tinha sido palco da defesa de 899 Dissertações de Mestrado e 282 Teses de Doutorado, perfazendo o total de 1.181 produções científicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Pucci, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade de San Tomás de Aquino (1966), Roma, graduação em Filosofia pela Organização Mogiana de Ensino e Cultura (1970), graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Metodista de Piracicaba (1974), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1976) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982). Professor Titular pela UFSCar, 1992. Aposentado na Universidade Federal de São Carlos (1996), foi professor/pesquisador da Universidade Metodista de Piracicaba de 1997 a 2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria crítica e educação, estética e educação, filosofia da educação e educação. Pesquisador do CNPq, com Bolsa Produtividade (1985-2016) e Pesquisador Sênior (de 2016 a 2021)

Referências

BARBOSA, Rosélis Maria Mendes. Benvenuti alle Comunità Santana e Santa Olímpia: tiroleses- trentinos brasileiros na encruzilhada da identidade. In: PUCCI, Bruno; OLIVEIRA, Cleiton de; PAIVA, José Maria de; GANDINI, R. P. C. (Org.). Trinta Anos de Pós-Graduação em Educação: Ensaios, Dissertações e Teses. Editora UNIMEP, 2002, p. 115.

FERNANDEZ, Leopoldo Belmonte. O espelho do Araguaia: a autoimagem da prelazia de São Felix do Araguaia como processo de deslocamento e de encantamento. In: PUCCI, Bruno; OLIVEIRA, Cleiton de; PAIVA, José Maria de; GANDINI, R. P. C. (Org.). Trinta Anos de Pós-Graduação em Educação: Ensaios, Dissertações e Teses. Editora UNIMEP, 2002, p. 114-115.

MAIA, A. Apresentação. In: PUCCI, Bruno; OLIVEIRA, Cleiton de; PAIVA, José Maria de; GANDINI, R. P. C. (Org.). Trinta Anos de Pós-Graduação em Educação: Ensaios, Dissertações e Teses. Editora UNIMEP, 2002, p. 5.

PUCCI, Bruno. PPGE-UNIMEP: da arte de narrar a sua história. In: PUCCI, Bruno. Ensaios Estético-Filosóficos: Teoria Crítica e Educação, Vol. 1, 2021, p. 397-440.

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Pucci, B. (2024). PPGE/UNIMEP 1972: O primeiro Pós-Graduação em Educação do Interior Paulista. Devir Educação, 8(1), e–772. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.772

Edição

Seção

Dossiê