PPGE/UNIMEP 1972: O primeiro Pós-Graduação em Educação do Interior Paulista
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.772Palavras-chave:
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Mestrado em Educação, Doutorado em Educação, Núcleos de Estudos e PesquisasResumo
O Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/UNIMEP, foi criado em agosto de 1992 e se constituiu como o terceiro mestrado em Educação Paulista e como o primeiro mestrado em Educação do interior do Estado de São Paulo. A partir dos anos 1990, com o apoio da UNIMEP na constituição de um corpo docente experiente e com a contratação de docentes aposentados da Unicamp e da UFSCar, o PPGE/UNIMEP se consolidou como Programa e criou o Doutorado em Educação (1992). Inicialmente, a constituição do processo pedagógico-científico se desenvolvia através de “Áreas de Concentração”. Posteriormente, com a criação do Doutorado passou-se a viger os “Núcleos de Pesquisa”, mais adequados ao processo de ensino e de investigação científica. Do ano 2000 ao ano de 2020, o PPGE foi avaliado com a nota 5, pela CAPES, indicativo de que tinha atingido os principais objetivos de um Programa, com mestrado e doutorado. O PPGE/UNIMEP formou mestres e doutores para 10 Estados Brasileiros e para 5 outros países e pesquisadores seus, a convite dos Coordenadores da Área de Educação, participaram de atividades de caráter nacional, como: membros da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES; Acompanhamento Institucional de Programa de Pós-Graduação em Educação de outras universidades; Comissão de Análise e Julgamento do Prêmio Capes de melhor Tese; e Comissão de Avaliação dos Periódicos Acadêmicos da Área da Educação. Em 2021, ao completar 50 Anos de Programa de Pós-Graduação em Educação, o PPGE/UNIMEP tinha sido palco da defesa de 899 Dissertações de Mestrado e 282 Teses de Doutorado, perfazendo o total de 1.181 produções científicas
Downloads
Referências
BARBOSA, Rosélis Maria Mendes. Benvenuti alle Comunità Santana e Santa Olímpia: tiroleses- trentinos brasileiros na encruzilhada da identidade. In: PUCCI, Bruno; OLIVEIRA, Cleiton de; PAIVA, José Maria de; GANDINI, R. P. C. (Org.). Trinta Anos de Pós-Graduação em Educação: Ensaios, Dissertações e Teses. Editora UNIMEP, 2002, p. 115.
FERNANDEZ, Leopoldo Belmonte. O espelho do Araguaia: a autoimagem da prelazia de São Felix do Araguaia como processo de deslocamento e de encantamento. In: PUCCI, Bruno; OLIVEIRA, Cleiton de; PAIVA, José Maria de; GANDINI, R. P. C. (Org.). Trinta Anos de Pós-Graduação em Educação: Ensaios, Dissertações e Teses. Editora UNIMEP, 2002, p. 114-115.
MAIA, A. Apresentação. In: PUCCI, Bruno; OLIVEIRA, Cleiton de; PAIVA, José Maria de; GANDINI, R. P. C. (Org.). Trinta Anos de Pós-Graduação em Educação: Ensaios, Dissertações e Teses. Editora UNIMEP, 2002, p. 5.
PUCCI, Bruno. PPGE-UNIMEP: da arte de narrar a sua história. In: PUCCI, Bruno. Ensaios Estético-Filosóficos: Teoria Crítica e Educação, Vol. 1, 2021, p. 397-440.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.