Identidade, desenvolvimento profissional e a aprendizagem docente:um olhar a partir do pibid pedagogia

Autores/as

  • Joseane Abílio de Sousa Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
  • Iure Coutre Gurgel Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN
  • Soraya Nunes dos Santos Pereira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.309

Palabras clave:

Identidade; Desenvolvimento Profissional Docente; Ensino-aprendizagem; PIBID.

Resumen

Identidade, desenvolvimento Profissional e a aprendizagem docente são categorias da educação que ganharam maior visibilidade nas pesquisas educacionais brasileiras recentemente e transformou-se em objeto de investigação do Grupo de Pesquisa Formação Docente – FORMACE do Campus Avançado de Patu – CAP da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre os resultados da pesquisa realizada sobre a identidade docente e as práticas e saberes mobilizados nos licenciandos do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, por meio das vivências no subprojeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID Pedagogia do CAP/UERN. Teoricamente está baseado em Gatti (2013), Marcelo Garcia (1999), Nóvoa (2009) dentre outros. A metodologia utilizada caracteriza-se pela abordagem qualitativa, a partir de um estudo bibliográfico e de campo, utilizando a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo, subsidiada em Bardin (1977). Os resultados evidenciam que as reflexões sobre identidade, desenvolvimento e aprendizagem docente realizadas pelos licenciandos em Pedagogia perpassam pela experiência vivenciada através do PIBID e o significado de “ser professor” pode ser construído e desconstruídos em razão do contexto de trabalho. Investir na formação continuada é como condição fundamental em direção ao desenvolvimento profissional e construção da identidade docente na tentativa de superar os desafios e tensionamentos vividos no trabalho docente.

 

Palavras-chave: Identidade; Desenvolvimento Profissional Docente; Ensino-aprendizagem; PIBID.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joseane Abílio de Sousa Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Doutora.UERN/Patu-RN-Brasil

Iure Coutre Gurgel, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN

Mestre. UERN/Patu-RN-Brasil 

Soraya Nunes dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN

Mestre. UERN/Patu-RN-Brasil

Citas

Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p (Obra original publicada em 1977)

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União, seção 1, p. 39. 2007.

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 25 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: fev. 2020.

BRASIL. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Disponível em: . Acesso em: fev. 2020.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

CHUDZIJ, Vera Lúcia. Formação Inicial de Pedagogos. Educere Congresso Nacional de Educação 2015.

FARIAS, Isabel Maria Sabino. A Prática do Professor iniciante egresso do PIBID. Congresso Nacional de Educação e Formação de Professores.EDUCERE.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e Sociedade. Campinas: v. 23, n. 80, p. 136-167, 2002.

GATTI, Bernardete. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n 100, p. 33-46, dez. 2013.

GATTI, Bernadete; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores no Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/00 1846/184682por.pdf. Acesso em 22 de fev de 2020.

GIOVANNI, Luciana Maria; GUARNIERI, Maria Regina. Pesquisas sobre professores iniciantes e as tendências atuais de reforma da formação de professores: Distância, ambiguidades e tensões. In: GIOVANNI, Luciana Maria; MARIN, Alda Junqueira (Orgs.). Professores iniciantes: Diferentes necessidades em diferentes contextos. São Paulo: Junqueira&Marin, 2014.p. 33-44.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Cortez, 2001.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional. São Paulo: Cortez, 2001.

LESSARD, Claude. A universidade e a formação profissional dos docentes: novos questionamentos. Educação e Sociedade: Campinas, vol. 27, n. 94, p. 201-227, jan./abr, 2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 22 de agosto de 2012.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999.

MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, v. 8, p. 7-22, 2009.

MELO, E. S. N. A prática pedagógica: tecituras e reflexões a partir das experiências no PIBID – Pedagogia/UFRN. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO E DIDÁTICA, 2012, Campinas (SP). Anais do XVI Encontro Nacional de Prática de Ensino e Didática. São Paulo: Junqueira & Marin, 2012, p. 006872- 006883.

NÓVOA, Antônio. Profissão Professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PERRENOUD, Philippe. (2000). Dez Novas competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora

PIMENTA, Selma . Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude & LAHAYE, Louise. (1991). Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Porto Alegre: Pannônica.

Publicado

2020-11-29

Cómo citar

Abílio de Sousa Ferreira, J., Iure Coutre Gurgel, & Soraya Nunes dos Santos Pereira. (2020). Identidade, desenvolvimento profissional e a aprendizagem docente:um olhar a partir do pibid pedagogia. Devir Educação, 4(2), 188–231. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.309