Marcas da cultura profissional na formação de professores: análise no contexto de um curso de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.142Palabras clave:
Cultura profissional docente, Formação de professores, Curso de PedagogiaResumen
Neste artigo focaliza-se pesquisa com oito egressos de um curso de Pedagogia sobre sua visão acerca das marcas da cultura profissional na formação docente. O escopo do trabalho está em analisar os elementos e/ou contextos do curso que favorecem a aproximação entre os estudantes e a profissão. O quadro teórico baseia-se em Shulman (2005), no tocante às três dimensões das marcas pedagógicas profissionais: pensar, atuar e agir com integridade; em diálogo com Gatti et al (2016) e os seus referentes para a formação docente: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. Metodologicamente, foi analisado o PPC do curso e entrevistados oito recém-egressos. A análise considerou: i- a força/fraqueza das disciplinas; ii- a convivência com professores formadores e suas práticas; iii- o lugar das práticas de ensino. Os achados sugerem que o curso favorece as dimensões do saber e do atuar docente, apenas tangenciando a dimensão do agir com integridade.
Descargas
Citas
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer nº 2/2015. Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério
da Educação Básica. Brasília, DF: CNE, 2015a.
_______. Projeto Pedagógico de Curso do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de
Educação. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em http://www.educacao.ufrj.br/wpcontent/uploads/2019/08/PPC-atualizado-2014-2015.pdf> Acesso em 19 Nov. 2019.
COCHRAN-SMITH, M. A tale of two teachers: Learning of teach over time. Kappa Delta pi
Record, Boston: p. 108-122, jul./set. 2012.
ERIKSON, E. H. Infância e Sociedade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1987.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc.,
Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, dez. 2010.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber
docente. 2 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.
NOVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de
Educación, Lisboa: n. 350, p. 203-218, set./dez. 2009.
SHULMAN, L. The Whisdom of Practice: Essays on Teaching, Learning and Learning to
Teach. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.
SHULMAN, L. Signature pedagogies in the professions. Cambridge: Dedalus, p. 52-59,
SILVA, V.; ALMEIDA, P.; GATTI, B. Referentes e critérios para a ação docente. Cadernos
de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 160, p. 286-311, abr./jun. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.