The humanizing power of Adélia Prado poetry: the art of contemplating minimum things

Authors

  • Vanderlei Barbosa Universidade Federal de Lavras – UFLA
  • Jossuí Basílio Mendonça Maia Secretaria de Estado da Educação - SEE/MG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.809

Keywords:

Formação, Sensibilidade, Poesia, Adélia Padro

Abstract

This article aims to reflect on the formative and humanizing function of literature, specifically the poetry of Adélia Prado. Based on the assumption of the humanizing power of poetry, it is up to us to show the possibility of a conception of training that goes beyond the purely epistemological dimension concerned with meeting the demands of science and technology, that is, we try to pay attention to a path that does not its sole focus is to substantiate pragmatic knowledge. Based on this observation, we affirm the need for a training of the sensitive capable of touching the human being through literary art, taking him to the art of contemplating the minimum things that are sources of joy and imbue life with meaning.

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Author Biographies

Vanderlei Barbosa, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Membro da Academia Lavrense de Letras. Professor da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Doutor na área de Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFLA. Coordenador e pesquisador do Grupo de Pesquisa Movimento, Sabedoria, Ideias e Comunhão – MOSAICO. Em sua trajetória acadêmica, tem se dedicado à pesquisa sobre a ética, a filosofia, a literatura, a educação e o pensamento latino-americano, tendo artigos científicos nacionais e internacionais a respeito desta temática. Dedica-se também, como conferencista, aos temas da ética e formação de professores. É autor do livro Da Ética da Libertação à Ética do Cuidado (Editora Porto de Ideias, 2009), do livro No Tempo Certo (Editora Siano, 2020) do livro Apanhador de Histórias: Essas coisas que acontecem (Editora Siano, 2020), e do livro A Revolução pelo Ócio: lições poético-filosóficas para o século XXI (Editora Pedro e João, 2020).

Jossuí Basílio Mendonça Maia, Secretaria de Estado da Educação - SEE/MG

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Formiga, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2019). Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura do ensino regular da educação básica e do ensino da modalidade EJA na SEE/MG. Atuou como tutora do curso de Licenciatura Letras/Português na modalidade EAD. É integrante do grupo de Pesquisa Movimento, Sabedoria, Ideias e Comunhão (MOSAICO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), como também integra o Grupo de Extensão e Pesquisa Realidade Latino-Americana da Universidade Federal de São Paulo ? UNIFESP, ambos registrados no Cnpq, os quais têm como objetivo discutir a história e os problemas da América Latina, em uma perspectiva comprometida com a mudança social.

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Published

2023-12-21

How to Cite

Barbosa, V., & Jossuí Basílio Mendonça Maia. (2023). The humanizing power of Adélia Prado poetry: the art of contemplating minimum things . Devir Educação, 7(1), e–809. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.809