A transição da educação infantil ao ensino fundamental: considerações sobre o ensino da linguagem oral e escrita
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.387Keywords:
oral and written language; historical-critical pedagogy; cultural-historical psychology.Abstract
In this article, our focus is on the transition from kindergarten to elementary school. We aim to make considerations about the teaching of oral and written language in early childhood education and in the 1st year of elementary school, aiming to ensure a continuity of the teaching and learning process. Therefore, we adopted the following procedures: explanation of the concept of activity and main characteristics of the periodization of human development in cultural-historical psychology, in particular, the development of children from 4 to 6 years old; finally, we make some considerations about the organization of teaching in the last year of early childhood education and in the 1st year of elementary school so that a transition actually occurs, and not a disruption, in the teaching and learning process of oral and written language.
Downloads
References
ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Idade escolar e atividade de estudo: educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais. In: MARTINS, Lígia Márcia et al. (Orgs.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, p. 171-192, 2016.
BRASIL. Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm> Acesso em: 16 jul. 2019.
CHAVES, Marta; FRANCO, Adriana de Fátima. Primeira infância: educação e cuidados para o desenvolvimento humano. In: MARTINS, Lígia Márcia et al. (Org.) Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, p. 109-126, 2016.
CHEROGLU, Simone; MAGALHÃES, Giselle Modé. O primeiro ano de vida: vida uterina, transição pós-natal e atividade de comunicação emocional direta com o adulto. In: MARTINS, Lígia Márcia et al. (Org.) Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, p. 93-108, 2016.
COELHO, Izac Trindade. Pedagogia histórico-crítica e alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico–crítica do ensino da leitura e da escrita. 2016. 116 p. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara/SP, 2016.
DANGIÓ, Meire Cristina dos Santos. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. 2017. 357 p. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara/SP. 2017.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Trad. Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 44-63, abril, 2004.
DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
ELKONIN, Daniil Borisovich. Psicologia do Jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ELKONIN, Daniil Borisovich. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: DAVÍDOV, V.; SHUARE, M. (Orgs.). La psicologia evolutiva e pedagógica en la URSS. URSS: Editorial Progresso, 1987.
HURTADO, Josefina López; ANGELETTI, Alicia Borgato. Formación de la habilidad de analisis sonoro de la palabra en niños del sexto año de vida. In: GÓMEZ, Ana Maria Siverio et. Al. Estudio de las particularidades del desarollo del preescolar cubano. Havana: Editorial Puebla y Educación, p. 217-226, 1995.
ILHA, Susie Enke et al. Consciência fonológica: coletânea de atividades orais para a sala de aula. Curitiba: Appris Editora, 2017.
LAZARETTI, Lucinéia Maria. Idade pré-escolar (3-6anos) e a educação infantil: a brincadeira de papéis sociais e o ensino sistematizado. In: MARTINS, Lígia Márcia et al. (Org.) Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, p. 129-147, 2016.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ciencias del Hombre, 1978a.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978b.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, Lev Semionovitch et. al. (Orgs.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, p. 59-83, 2014.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; SACCOMANI, Maria Claudia da Silva. Contribuições da periodização histórico-cultural do desenvolvimento para o trabalho pedagógico histórico-crítico. In: MARTINS, Lígia Márcia et. al. (Orgs.) Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, p. 343-368, 2016.
MARTINS, Josy Cristine; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo. In: MARTINS, Lígia Márcia et. al. (Orgs.) Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, p. 149-170, 2016.
MARTINS, L. M. et. al. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 22, n. 2, mai./ago., p. 337-346, 2018.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MARTINS, Lígia Márcia. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: MARTINS, Lígia Márcia. et. al. (Orgs.) Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, p. 13-34, 2016.
MARTINS, Lígia Márcia; MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. As perspectivas construtivistas e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
PASQUALINI, Juliana Campregher. A educação escolar na criança pequena na perspectiva histórico-cultural e histórico-crítica. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas, SP: Autores Associados, p. 59-89, 2011.
PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTINS, Lígia Márcia. A Educação Infantil em busca de identidade: análise crítica do binômio “cuidar-educar” e da perspectiva anti-escolar em Educação Infantil. Psic. da Ed., São Paulo, 27, 2º sem. de 2008, pp. 71-100, 2008.
SACCOMANI, Maria Claudia da Silva. A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. 342 p. 2018. Tese. (Doutorado em Educação Escolar) Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara/SP, 2018.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.
SOLOVIEVA, Yulia; ROJAS, Luis Quintanar. (2008b). El aprendizaje de la lectura en la etapa pré-escolar: estudio de un caso. In: SOLOVIEVA, Yulia; ROJAS, Luis Quintanar. (Orgs.) Educación neuropsicológica infantil: métodos prácticos de solución de problemas de aprendizaje en la lectura. México: Trilla, p. 43-60, 2008b.
SOLOVIEVA, Yulia; ROJAS, Luis Quintanar. Ensenãnza de la lectura: método práctico para la formación lectora. México: Trillas, 2008a.
VYGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas: paidología del adolescente, problemas de la psicologia infantil. Tomo IV. Madri: Machado Libros, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Devir Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.