Perspectivas da extensão universitária na formação de professores: contextualização histórico-social
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.151Keywords:
Formação de professores, Extensão Universitária, Contextualização histórico-culturalAbstract
This text presents some reflections about the dimension of teacher training work. It is the result of historical and social analysis of university extension from legal and official frameworks that guide the context of formative actions in undergraduate courses at Brazilian public universities. Also, from the dialogue with theoretical references which support understanding different conceptions of university extension in the academic environment. Thus, the reflections proposed in this text intend to approach the reader to concerns arising from a perspective of teacher education that promotes knowledge through activities that value likewise the triad: teaching, research and extension. At the present time, significant advances are noticed in formulating legal devices that list the importance of extension experiences throughout academic education. Equally, the university community itself has been mobilizing to re-signify its educational practices.
Downloads
References
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 18 set. de 2015.
BRASIL. Decreto nº. 19.851 de 11 de abril de 1931. Dispõe que o ensino superior no Brasil obedecerá, de preferência, ao sistema universitário, podendo ainda ser ministrado em institutos isolados, e que a organização técnica e administrativa das universidades é instituida no presente Decreto, regendo-se os institutos isolados pelos respectivos regulamentos, observados os dispositivos do Estatuto das Universidades Brasileiras. Disponível em:
<http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 20 set. 2015.
BRASIL. Lei nº. 4024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. <Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm>. Acesso em: 20 set. 2015.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm>. Acesso em: 12 mar. 2016.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Lei nº. 10. 172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em 20 de setembro de 2015.
BRASIL. Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 20 set. 2015.
BRASIL. Lei 13. 005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 10 mar. 2016.
BRASIL. Departamento de Assuntos Universitários. Plano de trabalho de extensão universitária. Brasília: MEC, 1975.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE – 2014-2014 e dá outras providências. Disponível em:
<https://www.ufmg.br/proex/renex/index.php/documentos/documentos>. Acesso em: 2 de jul. 2019.
COSTA, Maria do Perpétuo Socorro de Lima. Projetos de extensão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Diamantina em escolas de educação básica: ações, concepções e desafios, 2015.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/index.php/apresentacao/documentos>. Acesso em: 10 de set. 2015.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GEZMET, Sandra. “La vinculación universidad-sociedad. Modelos de extensión y características de las interacciones” en Barrientos, Mario (Comp.). Compendio bibliográfico sobre extensión univesitaria. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2014, pp.23-29.
GURGEL, Roberto Mauro. Extensão universitária: comunicação ou domesticação? São Paulo: Cortez Editora, 1986.
NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Políticas de extensão universitária brasileira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária - CRUTAC. Histórico. Natal, 2017. Disponível em: <https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/departamento/portal.jsf?id=4890>. Acesso em: 10 jan. 2017.
VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.