Perspectivas da extensão universitária na formação de professores: contextualização histórico-social

Autores/as

  • Juliana Bonifácio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Lorene dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.151

Palabras clave:

Formação de professores, Extensão Universitária, Contextualização histórico-cultural

Resumen

Este texto apresenta algumas reflexões sobre a dimensão do fazer extensionista no âmbito da formação de professores. Resulta de análise histórico-social da extensão universitária a partir dos marcos legais e oficiais que orientam o contexto das ações formativas nos cursos de licenciatura nas universidades públicas brasileiras, bem como, de diálogo com referenciais teóricos que auxiliam a compreensão das diferentes concepções de extensão universitária que se fazem presentes no universo acadêmico. Desse modo, as reflexões propostas neste texto intentam aproximar o leitor às inquietações decorrentes de uma perspectiva de formação docente que promova a construção de conhecimentos por meio de atividades que valorizem, de igual forma, a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Observa-se, na contemporaneidade, avanços significativos na elaboração de dispositivos legais que elencam a relevância das experiências extensionistas no percurso de formação acadêmica, de igual forma, observa-se, também, que a própria comunidade universitária tem se mobilizado para uma ressignificação de suas práticas educativas.

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Biografía del autor/a

Juliana Bonifácio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

2Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
(PUC-Minas), Belo Horizonte, Brasil

Lorene dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
(PUC-Minas), Belo Horizonte, Brasil, e-mail

Citas

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Publicado

2020-06-02

Cómo citar

Bonifácio, J., & dos Santos, L. (2020). Perspectivas da extensão universitária na formação de professores: contextualização histórico-social . Devir Educação, 4(1), 171–187. https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.151