Percepções de professores do ensino fundamental II sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação durante o regime especial de atividades não presenciais: um estudo na microrregião de Itajubá/MG

Autores

  • Lizziane Tejo Mendonça Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Mikael Frank Rezende Junior Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.936

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Regime Especial de Atividades não Presenciais, Ensino Fundamental II

Resumo

Com a pandemia da COVID-19 a partir de 2020, escolas foram fisicamente fechadas frente à necessidade de isolamento social. Em tentativas de continuidade do ano letivo, no estado de Minas Gerais foi regulamentado o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) nas instituições públicas de educação básica, a partir da utilização de ferramentas virtuais para a organização das atividades escolares obrigatórias. Neste cenário, esta pesquisa analisou os relatos de 11 professores do Ensino Fundamental II de cinco escolas estaduais da microrregião de Itajubá/MG sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) durante o REANP. Os dados foram obtidos mediante entrevista semiestruturada e analisados com suporte da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que o uso pedagógico das TDIC pelos professores encontrou desafios pessoais, estruturais, legais e didático-metodológicos. Também foram identificadas orientações para a superação desses múltiplos desafios, com sugestões a capacitações que agreguem múltiplos letramentos digitais, de políticas públicas mais adaptáveis às especificidades das escolas, e de ressignificações da prática docente.

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Biografia do Autor

Lizziane Tejo Mendonça, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2022), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2021) e Bacharelado em Administração pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ (2009) . Tutora nos cursos de Especialização na Unifei onde atualmente ocupa o cargo de Assistente em Administração.

Mikael Frank Rezende Junior, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Possui graduação (1998) em Física, mestrado (2001) em Educação e doutorado (2006) em Educação Cientifica e Tecnológica, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor Titular da Universidade Federal de Itajubá e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Tem pesquisado sobre Experimentação Remota e Inteligência Artificial na Educação.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Mendonça, L. T., & Rezende Junior, M. F. (2025). Percepções de professores do ensino fundamental II sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação durante o regime especial de atividades não presenciais: um estudo na microrregião de Itajubá/MG. Devir Educação, 9(1), e–936. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.936

Edição

Seção

Dossiê