Avaliação da aprendizagem segundo as diferentes abordagens de ensino-aprendizagem: uma releitura da análise de Mizukami (1986)

Autores

  • Géssika Mendes Vieira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Vania Maria de Oliveira Vieira Universidade de Uberaba - UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.920

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Abordagens de ensino, Avaliação e abordagens de ensino

Resumo

Este artigo faz parte de um estudo maior, vinculado a uma pesquisa de mestrado desenvolvida em 2020, financiada pela CAPES e inserida na RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores[1]. No estudo maior, o objetivo geral foi compreender as Representações Sociais dos alunos de um curso de Publicidade e Propaganda de uma IES mineira sobre as implicações dos instrumentos de avalição da aprendizagem utilizados pelos seus professores. Para o alcance desse objetivo foi realizado um estudo a partir da obra de Mizukami (1986) sobre as diferentes abordagens de ensino-aprendizagem e como elas se manifestam na prática avaliativa. É disso que trata o presente artigo, cujo objetivo é analisar como as diferentes abordagens de ensino-aprendizagem descritas por Mizukami (1986) se manifestam na prática avaliativa, destacando suas características, processos e representantes, e avaliar a relevância dessas abordagens na atualidade. A partir de um estudo bibliográfico e exploratório, discutiu-se as abordagens Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista e Sócio-cultural e suas características, bem como os seus principais representantes. Foi possível verificar que cada abordagem percebe o processo avaliativo de uma forma diferente -  a tradicional tem a perspectiva de medir as informações que o estudante reproduz, a comportamentalista busca constatar o que foi aprendido, a humanista não trabalha com padrões e considera o indivíduo como o centro do seu processo de aprendizagem, a cognitivista considera a assimilação e as noções do conhecimento e, por fim, a sócio-cultural trabalha com um processo contínuo de avaliação mútua da prática educativa entre estudante e professor.

 

 

 

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Biografia do Autor

Géssika Mendes Vieira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Docente no Núlceo de Educação à Distância (NEAD) do curso de Pedagogia na Faculdade Cidade Patos de Minas. Psicopedagoga clínica na Clínica Terapêutica Mental Care, na cidade de Patos de Minas. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas (Bolsista CAPES). Realizei estágio de docência na mesma instituição e também realizei um estágio doutoral na Universidad de Salamanca - USAL, na Espanha, no departamento de Didática, Organização e Métodos de Investigação, sob a orientação do professor Dr. Juanjo Mena. Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba, pela linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem (Bolsa CAPES). Integro o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas - GEPRESPE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba - PPGE UNIUBE. Estudos e pesquisas estão inseridos na RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. Além disso, faço parte do GEPDEBS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior, vinculado ao PPGED-UFU, e do GEPAE-UFU, Grupos de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional. 

Vania Maria de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Graduação em Psicologia, Formação de Psicólogos e Licenciatura pela Universidade de Uberaba (1983), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (1987), mestrado em Educação, Formação de Educadores pela Universidade de Uberaba (2003) e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba de 2008 a 2017. Atualmente é docente no curso Psicologia e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/Uberlândia). 

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Vieira, Géssika Mendes. As representações sociais de estudantes da Uniube sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem. 2021.190 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Orientadora: Vania Maria de Oliveira Vieira. Universidade de Uberaba, Uberaba. Disponível em: GÉSSIKA MENDES VIEIRA.pdf (uniube.br)

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Mendes Vieira, G., & de Oliveira Vieira, V. M. . (2025). Avaliação da aprendizagem segundo as diferentes abordagens de ensino-aprendizagem: uma releitura da análise de Mizukami (1986). Devir Educação, 9(1), e–920. https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.920

Edição

Seção

Artigos