Jovens escolares negros e perspectiva de acesso ao ensino superior na UFJF: as cotas raciais como instrumento de ingresso
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.861Palavras-chave:
Jovens negros, Acesso ao Ensino Superior, Racismo, Cotas RaciaisResumo
O referido artigo pretende analisar as perspectivas de jovens escolares negros ao acesso ao Ensino Superior na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pela política de ações afirmativas, via cotas raciais, buscando entender se o acesso ao Campus da instituição influência nessa perspectiva. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa qualitativa, utilizando de entrevista e narrativa oral no diálogo com os sujeitos. Neste sentido, a pesquisa demostrou que os jovens escolares negros sujeitos centrais desse trabalho tendem em maioria possuir perspectiva de cursar o Ensino Superior na UFJF, porém fica nítido um certo receio e insegurança desses jovens em relação a esse acesso, que pode ser explicada pela falta de conhecimento das políticas de cotas raciais, racismo e o não sentimento de pertencimento ao espaço físico da instituição, vista que os jovens que não frequentam a instituição são os que não possuem perspectivas de acesso ao Ensino Superior na instituição.
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