Jovens escolares negros e perspectiva de acesso ao ensino superior na UFJF: as cotas raciais como instrumento de ingresso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.861

Palavras-chave:

Jovens negros, Acesso ao Ensino Superior, Racismo, Cotas Raciais

Resumo

O referido artigo pretende analisar as perspectivas de jovens escolares negros ao acesso ao Ensino Superior na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pela política de ações afirmativas, via cotas raciais, buscando entender se o acesso ao Campus da instituição influência nessa perspectiva. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa qualitativa, utilizando de entrevista e narrativa oral no diálogo com os sujeitos. Neste sentido, a pesquisa demostrou que os jovens escolares negros sujeitos centrais desse trabalho tendem em maioria possuir perspectiva de cursar o Ensino Superior na UFJF, porém fica nítido um certo receio e insegurança desses jovens em relação a esse acesso, que pode ser explicada pela falta de conhecimento das políticas de cotas raciais, racismo e o não sentimento de pertencimento ao espaço físico da instituição, vista que os jovens que não frequentam a instituição são os que não possuem perspectivas de acesso ao Ensino Superior na instituição.

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Biografia do Autor

Marcelo Henrique de Sa, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Geografia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção da cidade; relações étnico-raciais; dinâmicas socioespaciais, juventudes e políticas públicas. Atualmente é pesuisador membro do Núcleo de Pesquisa Geografia Espaço e Ação (NuGea) e faz parte do Grupo de Trabalho (GT) de Geografia e relações étnico-raciais vinculado a Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Juiz de Fora - AGB/JF.

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

de Sa, M. H. (2024). Jovens escolares negros e perspectiva de acesso ao ensino superior na UFJF: as cotas raciais como instrumento de ingresso. Devir Educação, 8(1), e–861. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.861

Edição

Seção

Artigos