O letramento de gênero e sexualidade na formação docente

Autores

  • Jonathan Machado Domingues Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Matheus Reuter Sena SEDSODH/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.840

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Formação Docente, Orientação Sexual, Identidade de Gênero, Currículo

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar e apresentar soluções práticas para os educadores, superando desafios culturais e resistências, visando uma educação mais inclusiva e respeitosa. A questão norteadora que direciona esta pesquisa é: como os educadores podem desenvolver e aplicar estratégias no letramento de gênero e sexualidade? A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura, explorando teorias fundamentais desses temas, proporcionando uma base teórica. Os resultados apontam para a necessidade de uma abordagem inclusiva, reconhecendo a diversidade e as interseções entre diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Estratégias, como práticas pedagógicas dinâmicas e integração curricular, destacam-se como instrumentos eficazes para superar desafios culturais e promover um ambiente educacional mais acolhedor e inclusivo. Em síntese, este estudo destaca a relevância de enfrentar as complexidades do letramento de gênero e sexualidade na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Educação, Gênero e Sexualidade pela Faculdade Iguaçu. Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Colaborador da Comissão de Diversidade sexual e Gênero da OAB/RJ. Colaborador da Comissão de Direitos Humanos da OAB Ilha do Governador/RJ. Idealizador do Projeto Direitos Humanos e Educação. Organizou dois e-books na área de Diversidade Sexual e de Gênero e Direitos Humanos pela Editora Akademy.

Matheus Reuter Sena, SEDSODH/UERJ

Advogado no Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia. Especialista em Direito Público pela Faculdade Legale. Pós-graduando em Docência do Ensino em Direitos Humanos pela Faculdade Iguaçu. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ. Membro da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero e da Diretória de Valorização da Advocacia no Âmbito da Diversidade da OAB/RJ. Coidealizador do Projeto DIreitos Humanos e Educação.

 

Referências

Amaro, Ivan. Para discutir (ainda mais) gênero e sexualidade na escola: políticas e práticas de resistências. Periferia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 5–15, 2017.

Andrade, Arthur Albuquerque de. O Direito à educação sexual na perspectiva das quatro escolas de Marie-Benedicte Dembour: uma análise jurídica sobre a heterocisnormatividade e o bullying LGBTfóbico no Ensino básico. 2022. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.

Antunes, Fabricio Pupo; DUQUE, Tiago. Agência, Gênero e Sexualidade Dissidentes na Escola: experiências de jovens e professores/as em Mato Grosso do Sul. Revista Debates Insubmissos, Caruaru, v.3, nº 11, p. 272-294, set./dez. 2020.

Bento, Berenice. Transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos. Salvador: EDUFBA, 2017. 329 p.

Capparelli, Camila dos Passos Araujo. et al. Problematizando identidades de gênero e sexualidade a partir de narrativas de uma professora de línguas. Gláuks, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 242–259, 2020.

Carvalho, Fabiana Aparecida de; Polizel, Alexandre Luiz; Maio, Eliane Rose. Uma escola sem partido: discursividade, currículos e movimentos sociais. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 37, n. 2, p. 193-210, dez. 2016.

Couto Jr., Dilton Ribeiro; Pocahy, Fernando; Carrvalho, Felipe da SIlva Ponte. Ensinar-aprender com os memes: quando as estratégias de subversão e resistência viralizam na internet. Periferia, v. 11, n. 2, p. 17-38, maio/ago. 2019.

D’Ambrosio, U. Transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Terceiro Incluído, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 1–13, 2011.

D'Ambrosio, U. Etnometodologia, Etnomatemática, Transdisciplinaridade: embasamentos crítico-filosóficos comuns e tendências atuais. Revista Pesquisa Qualitativa, v.1, n. 1, p. 155-168, 2005.

Dazzani, Maria Virgínia Machado. A Psicologia Escolar e a Educação Inclusiva: uma leitura crítica. Psicologia, Ciência e Profissão, Brasília, v. 30, n. 2, p. 362-372, jun. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v30n2/v30n2a08.pdf. Acesso em: 21 jan. 2024.

Depieri, Luciana; Grossi, Fernanda; Finotelli Jr. Itor. A percepção de mulheres sobre a sexualidade feminina: bem-estar sexual e indicadores socioculturais. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, [S. l.], v. 27, n. 1, 2016.

Domingues, Jonathan Machado. Descolonizando a infância trans na encruzilhada da diversidade e da justiça. In: DOMINGUES, Jonathan Machado. (org.). Desvendando Horizontes: diversidade sexual, direitos humanos e educação. São Paulo: Editora Akademy, 2023. Cap. 8. p. 72-83.

Domingues, Jonathan Machado. & Sena, Matheus Reuter. Desafios e perspectivas: navegando nas encruzilhadas do letramento de gênero e sexualidade na educação. In: DOMINGUES, Jonathan Machado. (org.). Uma odisseia de pesquisa sobre gênero e sexualidade sob o prisma de Judith Butler – 1ª ed. - São Paulo: Editora Akademy, 2024. Cap. 6. p. 58-71.

Egypto. Antonio Carlos. Orientação sexual nas escolas públicas de São Paulo. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009

Foucault, Michel. História da Sexualidade I. Rio de Janeiro: Graal, 2011.

Foucault, Michel. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

Foucault, Michel. Madness and Civilization. Londres: Routledge, 1971.

Frigotto, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, Gaudência. Escola "sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Uerj, Llp, 2017. p. 17-34.

Frigotto, Gaudêncio. "ESCOLA SEM PARTIDO": imposição da mordaça aos educadores. E-Mosaicos - Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (Cap-Uerj), Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 11-13, jun. 2016.

Guimarães, Rita de Cássia Passos. Estigma e diversidade sexual nos discursos dos (as) profissionais do SUS: desafios para a saúde da população LGBT. 2018. 148 f., il. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

Heilborn, Maria Luiza. Sexualidade no plural: o direito à diferença. Disponível em http://www.clam.org.br/publique/media/sexualidade_no_plural.pdf. Acesso em 21 de janeiro de 2024.

Lima, Ana Cristina; Siqueira, Vera Helena Ferraz de. Ensino de Gênero e Sexualidade: diálogo com a perspectiva de currículo CTS. Alexandria, v.6, n.3, p.151-172, novembro 2013.

Louro, Guacira Lopes. Corpo, Escola e Identidade. Educação & Realidade, v. 25, n. 2, p. 59-79, 2000.

Louro, Guacira Lopes (Org.). Teoria queer: uma política pós-identitária para a Educação. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 541-553, 2011.

Louro, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Moura, Claudia Helena Gonçalves.; Silva, Pedro Fernandes da. Escola sem Partido e Conservadorismo Moral: instrumentalização da religião, sexualidade e gênero. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 43, p. e250951, 2023.

Nicolazzi, Fernando. Qual o partido da escola sem partido? Revista do Lhiste, Porto Alegre, v. 3, n. 5, p. 82-85, fev. 2016.

Nieves, Álvares et al. Valores e temas transversais no currículo. Innovación Educativa, n.55, p. 55, p. 71-77, 2002.

Oliveira, Márcio de; Peixoto, Reginaldo; Maio, Eliane Rose. A Educação Enquanto Promotora de uma Cultura de Paz: o foco nas questões de gênero e sexualidade. Revista Amazonida, Manaus, v. 3, n. 2, p. 27-39, jan. 2019.

Paraíso, Marlucy Alves. A ciranda do currículo com gênero, poder e resistência. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 388-415, set./dez. 2016.

Raimondi, G. A. et al.. Gender and Sexuality in the Federal Medical Schools in Brazil: an Analysis of the Curricular Pedagogical Projects. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 2, p. e045, 2020.

Rios, Pedro Paulo Souza; Cardoso, Helma de Melo; Dias, Alfrancio Ferreira. Concepções de Gênero e Sexualidade d@s Docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia: por um currículo queer. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 98-117, ago. 2018.

Santomé, Jurgo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2011.

Silva, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

Domingues, J. M., & Sena, M. R. (2024). O letramento de gênero e sexualidade na formação docente. Devir Educação, 8(1), e–840. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.840

Edição

Seção

Artigos