O ensino de literatura e a leitura literária como gestos

Autores

  • Dalva de Souza Lobo Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.753

Palavras-chave:

Literatura e ensino, leitura, gesto, rizoma

Resumo

A proposta deste artigo é uma discussão acerca da relação entre o ensino de literatura e a performance de leitura literária enquanto gestos, levando em conta sua potencialidade para a formação do leitor literário. Nessa perspectiva, objetiva-se compreender como o ensino de literatura e a leitura, enquanto gestos, contribuem para maior percepção dos signos que envolvem a práxis leitora a partir da qual os sujeitos se podem se emancipar. Para tanto, serão mobilizados os conceitos de performance, leitura e de rizoma, a partir de, Paul Zumthor e Gilles Deleuze, respectivamente. O texto parte de uma breve concepção sobre a leitura no âmbito performático enquanto um gesto que segue para a rizomatização. Por fim, algumas considerações serão tecidas sinalizando possibilidades e potencialidades da leitura como gesto fundamental na construção de conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalva de Souza Lobo, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012), instituição onde obteve também o título de mestre em Letras (2006). Pós-doutorado em Literatura Brasileira pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como docente adjunta na UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA), nos cursos de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Acadêmica em Letras, do Depto. de Letras (DEL) e Coordenadora do Setor de Cultura - (PROEC-CECULT- UFLA). Coordenadora do grupo e projeto de pesquisa e extensão Literatura, linguagem, tradução intersemiótica e formação docente (INTERSIGNOS) : Membro do Grupo de Pesquisa em Teoria Crítica e Educação (UFSCar-UFLA). Integrante do Projeto de Pesquisa Textualidades em Gêneros Multissemióticos e Formação de Professores de Língua Portuguesa” (TEXTUALIZA), do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) da UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS(UFLA). Membro da Academia Lavrense de Letras, em Lavras-MG.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas de poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2005. 366p.

BARTHES, Roland. O grau zero da escrita: seguido de novos ensaios críticos. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Coleção Roland Barthes). 226p.

BERGSON, Henri. Memória e Vida. Textos escolhidos por Gilles Deleuze. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 184p.

BERGSON, Henri. O pensamento e o movente: ensaios e conferências. Trad. Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 298p.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2007. 184p.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. 94p.

ECO, Umberto. Tratado Geral de Semiótica. Tradução. Antonio de Pádua Danesi e Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2007. 304p.

LOBO, Dalva de Souza. Meditações sonoras em Catatau: o texto amplificado, 2012. Tese de Doutorado. São Paulo, SP. 287 p.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cosc Naify, 1952.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo: entrevistas e ensaios. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Sônia Queiroz. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005. 192p.

____________. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007. 125p.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-01

Como Citar

Lobo, D. de S. (2023). O ensino de literatura e a leitura literária como gestos . Devir Educação, 7(1), e–753. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.753

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)