O ensino de literatura e a leitura literária como gestos
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.753Palavras-chave:
Literatura e ensino, leitura, gesto, rizomaResumo
A proposta deste artigo é uma discussão acerca da relação entre o ensino de literatura e a performance de leitura literária enquanto gestos, levando em conta sua potencialidade para a formação do leitor literário. Nessa perspectiva, objetiva-se compreender como o ensino de literatura e a leitura, enquanto gestos, contribuem para maior percepção dos signos que envolvem a práxis leitora a partir da qual os sujeitos se podem se emancipar. Para tanto, serão mobilizados os conceitos de performance, leitura e de rizoma, a partir de, Paul Zumthor e Gilles Deleuze, respectivamente. O texto parte de uma breve concepção sobre a leitura no âmbito performático enquanto um gesto que segue para a rizomatização. Por fim, algumas considerações serão tecidas sinalizando possibilidades e potencialidades da leitura como gesto fundamental na construção de conhecimento.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas de poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2005. 366p.
BARTHES, Roland. O grau zero da escrita: seguido de novos ensaios críticos. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Coleção Roland Barthes). 226p.
BERGSON, Henri. Memória e Vida. Textos escolhidos por Gilles Deleuze. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 184p.
BERGSON, Henri. O pensamento e o movente: ensaios e conferências. Trad. Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 298p.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2007. 184p.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. 94p.
ECO, Umberto. Tratado Geral de Semiótica. Tradução. Antonio de Pádua Danesi e Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2007. 304p.
LOBO, Dalva de Souza. Meditações sonoras em Catatau: o texto amplificado, 2012. Tese de Doutorado. São Paulo, SP. 287 p.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A prosa do mundo. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cosc Naify, 1952.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo: entrevistas e ensaios. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Sônia Queiroz. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005. 192p.
____________. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007. 125p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.