A formação de professores para o ensino superior: reflexões a partir do estágio de docência em uma universidade publica de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.637Palavras-chave:
Estágio de docência, Pós-graduação, Formação de professoresResumo
Este artigo tem como objetivos apresentar reflexões acerca do estágio de docência e relatar a experiência de uma pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública de Santa Catarina, desenvolvida no estágio de docência na pós-graduação na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III, da 7ª fase do curso de Geografia Licenciatura do Centro de Ciência Humanas e da Educação da referida universidade, com ações desenvolvidas no primeiro semestre do ano de 2022. Por fim, constata-se que o processo de formação de professores nos programas de pós-graduação stricto sensu tem como objetivo a relação teoria e prática, a participação no estágio de docência pode ser um caminho importante para promover a prática do ensino por parte dos pós-graduandos.
Downloads
Referências
BAZZO, Vera Lúcia. Constituição da profissionalidade docente na educação superior. 2007, 265f. Tese (Doutorado em Educação) – PPGEDU/UFRGS, Porto Alegre, 2007. Disponível em: < http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10862/000601490.pdf > Acesso em: 26 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em 26 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria MEC/CAPES n.76/2010. Brasília: CAPES, 2010. Disponível em: < https://www.gov.br/esg/pt-br/pesquisa-e-pos-graduacao/mestrado/area-do-aluno/bolsa-demanda-social-2020/portaria-no-76-de-14-de-abril-de-2010.pdf/view> Acesso em 26 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Circular nº 28, de 1º de setembro de 1999. Estabelece requisitos para concessão de bolsas. Diário Oficial da União, Brasília, 12 nov. 1999. Disponível em: < https://www.jusbrasil.com.br/diarios/1468634/pg-61-secao-3-diario-oficial-da-uniao-dou-de-12-11-1999>. Acesso em: 26 out. 2022.
CUNHA, Maria Isabel da et al. Políticas públicas e docência na universidade: novas configurações e possíveis alternativas. In: CUNHA, Maria Isabel da. (Org.). Formatos avaliativos e concepções de docência. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 69- 91.
JOAQUIM, Nathália de Fátima; BOAS, Ana Alice Vilas; CARRIERI, Alexandre de Pádua. Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário? Educação e Pesquisa [online]. 2013, v. 39, n. 2. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200005>. Acesso em; 26 out. 2022.
MARTINS, Maria Márcia Melo de Castro. Estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: uma perspectiva de formação pedagógica. 2013. 137p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Fortaleza, 2013.
MASETTO, Marcos Tarcisio. (Org.). Docência na Universidade. Campinas, SP: Papirus, 1998.
MASETTO, Marcos Tarcisio. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, Marcos Tarcisio. (Org.). Docência na Universidade. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MASETTO, Marcos Tarcisio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo. Summus, 2003.
PACHANE, Graziela Giusti. A importância da formação pedagógica para o professor universitário: a experiência da UNICAMP. 2003. 268 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2003.
PIMENTEL, Vera; MOTA, Dálete Delalibera Corrêa Faria; KIMURA, Miako. Reflexões sobre o preparo para a docência na Pós-graduação em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 161-164, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0080- 62342007000100022> Acesso em: 26 out. 2022
SILVA, Cláudia Sampaio Corrêa; COELHO, Paola Braga Meyer; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Relações entre experiências de estágio e indicadores de desenvolvimento de carreira em universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 35-46, 2013. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000100005> Acesso em 26 out. 2022.
SILVA, Kenia Cristina Moura de Oliveira. Estágio supervisionado na formação inicial de professores: o dito e não dito nos PPC de licenciatura em química. 2016. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
SOUZA, Antonio Escandiel de; GARDIM, Larissa Beck; LAUXEN, Sirlei de Lourdes. A formação do professor para o ensino superior: apontamentos sobre o estágio docente. Educação: Teoria e Prática, v. 31, n. 64, p. e22[2021], 15 jun. 2021. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15295/12092> Acesso em 26 set. 2022.
UNIVERSIDADE A DEFINIR, Universidade [a definir]/Centro de Ciências Humanas e da Educação. Departamento de Geografia. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Geografia –Licenciatura. Florianópolis, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.