A formação de professores para o ensino superior: reflexões a partir do estágio de docência em uma universidade publica de Santa Catarina

Autores

  • Greicy Steinbach Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC https://orcid.org/0000-0001-8274-8829
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczinsky Martins Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.637

Palavras-chave:

Estágio de docência, Pós-graduação, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivos apresentar reflexões acerca do estágio de docência e relatar a experiência de uma pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública de Santa Catarina, desenvolvida no estágio de docência na pós-graduação na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III, da 7ª fase do curso de Geografia Licenciatura do Centro de Ciência Humanas e da Educação da referida universidade, com ações desenvolvidas no primeiro semestre do ano de 2022. Por fim, constata-se que o processo de formação de professores nos programas de pós-graduação stricto sensu tem como objetivo a relação teoria e prática, a participação no estágio de docência pode ser um caminho importante para promover a prática do ensino por parte dos pós-graduandos.

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Biografia do Autor

Greicy Steinbach, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestra em Educação (UFSC); Professora na Educação Infantil (Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC)

Rosa Elisabete Militz Wypyczinsky Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1989), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI (2001), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2004) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC na área do Ensino de Geografia. Desenvolve pesquisas na área na área de Educação, com ênfase em Processo de aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da Geografia, currículo e formação de professores para educação básica e formação continuada e Estágios Curriculares Supervisionados. Atuo como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC com orientações de mestrado e doutorado. É coordenadora do grupo de pesquisa Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens no CNPQ/UDESC. 

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Publicado

2023-05-27

Como Citar

Steinbach, G., & Militz Wypyczinsky Martins, R. E. (2023). A formação de professores para o ensino superior: reflexões a partir do estágio de docência em uma universidade publica de Santa Catarina: . Devir Educação, 7(1), e–637. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.637

Edição

Seção

Artigos