A docência alfabetizadora leiga no Brasil

do contexto histórico-legal aos aspectos conceituais, políticos e práticos

Autores

  • Francicleide Cesário de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN
  • Lúcia Pessoa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.550

Palavras-chave:

Docência alfabetizadora leiga; ausência da formação pedagógica; formação de professoras leigas.

Resumo

Este artigo propõe apontamentos teóricos sobre a docência leiga no contexto da educação brasileira, tem como objetivo, apresentar uma visão panorâmica acerca da docência alfabetizadora leiga no Brasil, considerando os contextos histórico-legais bem como os aspectos conceituais, políticos e práticos da atuação de professoras alfabetizadoras. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com desenvolvimento de pesquisa bibliográfica envolvendo a discussão e fundamentação teórica sobre a docência leiga no Brasil, de modo específico à docência alfabetizadora. O estudo constitui um recorte da discussão teórica da investigação em nível de doutorado, em andamento, intitulada: Memórias de professoras alfabetizadoras leigas da cidade de Pau dos Ferros/RN: saberes, práticas e identidade. As reflexões teóricas permitiram a realização de um diálogo entre diferentes autores que pesquisam a presença da docência leiga na história da educação brasileira e revelaram que trata-se de contexto marcado por dificuldades no que diz respeito aos investimentos voltados para a educação, e consequentemente para a formação de professores, e por isso, a docência leiga foi legitimada por razões diversas como, por exemplo: pela ausência da legalidade, das exigências sociais e pelo favoritismo político/ clientelismo político. Conclui-se que a docência leiga ainda não foi superada, porém, a partir do final da década de 1990, houve investimentos em programas direcionados a formação em serviço de professoras leigas, assim como a política de expansão universitária, tanto no que se refere a expansão física quanto a acadêmica e pedagógica da rede federal de educação superior, contribuiu para esta superação tendo em vista que ofereceu possibilidades de formação docente.

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Biografia do Autor

Francicleide Cesário de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), pertencente ao quadro de docentes do Departamento de Educação (DE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros; Graduada em Pedagogia pela UERN; Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC); Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN.

Lúcia Pessoa , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN

Graduada em Pedagogia (1987-1992) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com Especialização (1998-1999), Mestrado (2000-2002) e Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002-2005). Pós-Doutoramento no Laboratoire d'Etudes Romanes, na Équipe de Linguistique des Langues Romanes na Université Paris 8, France (2010-2011). Professora aposentada como adjunto IV do Departamento de Educação. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa/UERN (2007-2013). Líder-Fundadora (2005) do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE), membro do GPET e líder-fundadora do Grupo Núcleo de Estudos em Educação - NEEd (2000/2004); coordenou e atuou como docente no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS); atua nas áreas de Ensino em interface com Educação e Letras. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE); colaboradora do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Desenvolve pesquisas articuladas ao ensino e à inovação, orientando trabalhos acerca do ensino-aprendizagem da (auto) formação do leitor e memórias literárias. Proponente/Idealizadora e Coordenadora Geral do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) de 2007 a 2018; Ex-Presidente-Fundadora da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), entidade promotora dos Fóruns Internacionais de Pedagogia (FIPEDs), nas gestões consecutivas (2008-2012). Secretariou a AINPGP (2017-2021); Foi membro do CTC-EB/CAPES e Aux. de Pesquisa na BNCC/MEC. Consultora na área de Ensino/CAPES. Coordenou Subprojeto PIBID Pedagogia/CAPES. Coordenou o Programa de Residência Pedagógica. Presidiu a Sociedade Filarmônica Pauferrense - SFP por duas gestões (2014-2020), entidade responsável pela Orquestra Filarmônica Pauferrense (OFP). Atuou na Assessoria Técnica na Escola de GoveRNo "Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales", coordenando projetos institucionais (SEAD/FAPERN) na área de inovação na gestão pública (2019-2021).

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

Cesário de Oliveira, F., & Pessoa Sampaio , M. L. . (2022). A docência alfabetizadora leiga no Brasil : do contexto histórico-legal aos aspectos conceituais, políticos e práticos. Devir Educação, 6(1), e–550. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.550

Edição

Seção

Dossiê tematico 2 - Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas