O ensino de matemática e tecnologias: ações e perspectivas de professores de matemática em tempo de pandemia

Autores

  • Maria Cristina Rosa Secretaria de Estado da Educação de Sergipe - SEES
  • José Elyton Batista dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Denize da Silva Souza Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.424

Palavras-chave:

Professores de matemática, TIC, Aulas remotas, Ensino de Matemática

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de um estudo, que teve objetivo conhecer como as ações de enfrentamento à pandemia têm implicado no exercício da docência de professores de matemática, sobretudo, em relação à inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Como estratégias metodológicas, foi elaborado um questionário online disponibilizado aos participantes por meio da plataforma SurveyMonkey, obtendo respostas de 22 professores de matemática da educação básica, nos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Como apoio teórico para análise dos dados, foram utilizados os documentos de orientações nacionais, destinados a regulamentar as aulas da educação básica neste período de aulas remotas, além de estudos desenvolvidos por pesquisadores da educação matemática, que apontam direcionamentos acerca da formação docente no contexto da inserção das TIC em ambientes educacionais. Como resultados, os professores evidenciam dois principais obstáculos a serem superados nos processos de ensino e aprendizagem durante esse período; a pouca interação com os alunos, e a defasagem na sua formação docente para o uso das TIC. Em vista disso, como estratégias para superar esses desafios, os professores apontam uma reorganização didática-pedagógica, priorizando abordagens que minimizem tais dificuldades.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Rosa, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe - SEES

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (NPGECIMA/UFS). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), com especialização em Práticas interdisciplinares no ensino de matemática pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco e Licenciatura em Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente é pesquisadora no Núcleo Colaborativo de Prática e Pesquisa em Educação Matemática da Universidade Federal de Sergipe (NCPPEM/CNPq/UFS); Professora de Matemática na rede estadual de educação do estado de Sergipe. (SEDUC/SE).

José Elyton Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014) e licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2020). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2015) e especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2019). Integrante dos grupos de pesquisas: Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/UFS) e Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES). Professor de Matemática da Educação Básica e no Ensino Superior.

Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Arteterapia pela FIZO-ALQUIMYART e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. É professora da Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Matemática (Campus São Cristóvão) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS); Vice-líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/UFS, sendo mediadora do sub-eixo temático Matemática Inclusiva) e Líder do Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/UFS). Tem experiência em formação de professores, com ênfase em Educação Matemática, atuando também com outros temas: Universo Explicativo; Relação com o Saber; Didática da Matemática; Educação Inclusiva; Currículo; Ensino e aprendizagem em geometria. Foi coordenadora da área de Matemática do PIBID/UFS (2014 - 2018); coordenadora de Projetos de Pesquisa "Análise praxeológica de conteúdos geométricos em livros didáticos de matemática à luz de diagramas esquemáticos" PIBIC/COPES/UFS, no período 2016-2018) e foi coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica - RP/Matemática/SC (UFS - 2018-2020). Atualmente coordena o Projeto de Oficinas de Matemática: somando conhecimentos, multiplicando saberes para professores que ensinam matemática em redes municipais de Sergipe e do Projeto de Pesquisa intitulado Objetos ostensivos e não ostensivos em praxeologias matemáticas acerca de conteúdos geométricos. 

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Publicado

2021-09-18

Como Citar

Rosa, M. C., Elyton Batista dos Santos, J. ., & da Silva Souza, D. . (2021). O ensino de matemática e tecnologias: ações e perspectivas de professores de matemática em tempo de pandemia. Devir Educação, 287–302. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.424

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