O ensino de matemática e tecnologias: ações e perspectivas de professores de matemática em tempo de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.424Palavras-chave:
Professores de matemática, TIC, Aulas remotas, Ensino de MatemáticaResumo
Este trabalho apresenta o resultado de um estudo, que teve objetivo conhecer como as ações de enfrentamento à pandemia têm implicado no exercício da docência de professores de matemática, sobretudo, em relação à inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Como estratégias metodológicas, foi elaborado um questionário online disponibilizado aos participantes por meio da plataforma SurveyMonkey, obtendo respostas de 22 professores de matemática da educação básica, nos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Como apoio teórico para análise dos dados, foram utilizados os documentos de orientações nacionais, destinados a regulamentar as aulas da educação básica neste período de aulas remotas, além de estudos desenvolvidos por pesquisadores da educação matemática, que apontam direcionamentos acerca da formação docente no contexto da inserção das TIC em ambientes educacionais. Como resultados, os professores evidenciam dois principais obstáculos a serem superados nos processos de ensino e aprendizagem durante esse período; a pouca interação com os alunos, e a defasagem na sua formação docente para o uso das TIC. Em vista disso, como estratégias para superar esses desafios, os professores apontam uma reorganização didática-pedagógica, priorizando abordagens que minimizem tais dificuldades.
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