O ensino de matemática e tecnologias: ações e perspectivas de professores de matemática em tempo de pandemia

Authors

  • Maria Cristina Rosa Secretaria de Estado da Educação de Sergipe - SEES
  • José Elyton Batista dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Denize da Silva Souza Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.424

Keywords:

Professores de matemática, TIC, Aulas remotas, Ensino de Matemática

Abstract

This work presents the result of a study, which aimed to find out how the actions to combat the pandemic have implied teaching mathematics teachers, especially in relation to the insertion of information and communication technologies (ICT). As methodological strategies, an online questionnaire was made available to participants through the SurveyMonkey platform, obtaining answers from 22 mathematics teachers from basic education, in the states of Sergipe, Alagoas and Bahia. As theoretical support for data analysis, the documents of national guidelines were used, aimed at regulating basic education classes in this period of remote classes, in addition to studies developed by researchers in mathematics education, which point out directions about teacher training in the context of education. insertion of ICT in educational environments. As a result, teachers show two main obstacles to be overcome in the teaching and learning processes during this period; little interaction with students, and the gap in their teacher training for the use of ICT. In view of this, as strategies to overcome these challenges, teachers point to a didactic-pedagogical reorganization, prioritizing approaches that minimize such difficulties.

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Author Biographies

Maria Cristina Rosa, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe - SEES

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (NPGECIMA/UFS). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), com especialização em Práticas interdisciplinares no ensino de matemática pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco e Licenciatura em Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente é pesquisadora no Núcleo Colaborativo de Prática e Pesquisa em Educação Matemática da Universidade Federal de Sergipe (NCPPEM/CNPq/UFS); Professora de Matemática na rede estadual de educação do estado de Sergipe. (SEDUC/SE).

José Elyton Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014) e licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2020). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2015) e especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2019). Integrante dos grupos de pesquisas: Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/UFS) e Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES). Professor de Matemática da Educação Básica e no Ensino Superior.

Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Arteterapia pela FIZO-ALQUIMYART e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. É professora da Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Matemática (Campus São Cristóvão) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS); Vice-líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/UFS, sendo mediadora do sub-eixo temático Matemática Inclusiva) e Líder do Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/UFS). Tem experiência em formação de professores, com ênfase em Educação Matemática, atuando também com outros temas: Universo Explicativo; Relação com o Saber; Didática da Matemática; Educação Inclusiva; Currículo; Ensino e aprendizagem em geometria. Foi coordenadora da área de Matemática do PIBID/UFS (2014 - 2018); coordenadora de Projetos de Pesquisa "Análise praxeológica de conteúdos geométricos em livros didáticos de matemática à luz de diagramas esquemáticos" PIBIC/COPES/UFS, no período 2016-2018) e foi coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica - RP/Matemática/SC (UFS - 2018-2020). Atualmente coordena o Projeto de Oficinas de Matemática: somando conhecimentos, multiplicando saberes para professores que ensinam matemática em redes municipais de Sergipe e do Projeto de Pesquisa intitulado Objetos ostensivos e não ostensivos em praxeologias matemáticas acerca de conteúdos geométricos. 

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Published

2021-09-18

How to Cite

Rosa, M. C., Elyton Batista dos Santos, J. ., & da Silva Souza, D. . (2021). O ensino de matemática e tecnologias: ações e perspectivas de professores de matemática em tempo de pandemia. Devir Educação, 287–302. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.424

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