As imagens fotográficas no ensino de matemática: um estudo a partir da coleção ‘Matemática Bianchini’

Autores

  • Daniele Martini Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Maiara Elis Lunkes Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.647

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem;, Matemática;, Livro didático;, Imagens fotográficas;, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como as imagens fotográficas disponibilizadas no livro didático podem contribuir para o ensino e aprendizagem da Matemática como um recurso na construção de conhecimento. A problemática parte da seguinte questão: de que forma as imagens fotográficas nos livros didáticos de Matemática podem contribuir para a prática pedagógica do professor e para a aprendizagem da Matemática? Como aporte teórico, destacam-se os estudos de Barthes, Santaella, Sacristán, Fernandes, Belmiro, entre outros. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo documental e interpretativa, onde analisou-se as imagens fotográficas constantes na coleção Matemática Bianchini, para os anos finais do Ensino Fundamental por meio do método de leitura imagética proposta por Barthes (1990). Como contribuições evidencia-se que para além da função meramente ilustrativa, as imagens fotográficas podem ser utilizadas como um recurso pedagógico auxiliar na construção de conhecimentos, tanto para evidenciar contextos de aplicação, bem como para propor atividades de investigação, possibilitando o desenvolvimento da reflexão-crítica, do diálogo e do respeito, importantes para a formação humana. Destaca-se ainda, que o uso de imagens fotográficas possibilita trabalhos interdisciplinares, ao dialogar com outras áreas do conhecimento, sendo assim, um potente recurso em atividades de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Martini, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestrado em Ciências no domínio da Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Docente no Instituto Federal Catarinense. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GPEMat/IFC. Doutoranda e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – PPGEd/UNOESC.

Maiara Elis Lunkes, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Professora efetiva de Matemática na rede estadual de ensino em Santa Catarina, desde 2019. É membra dos Grupos de Pesquisa: em História da Educação Matemática - GHEMAT/SC, em Educação Matemática - GEPMat/IFC, e em Formação Docente e Práticas Educativas – GEFOPE/UNOESC. Doutoranda e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina - PPGEd/UNOESC.

Referências

ALBUQUERQUE, Tereza Cristina C. de; COSTA, Jefferson Silva; CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria dos Anjos. As possibilidades da leitura de imagens para a formação de professores. 2014. DOI: 10.13140/2.1.4962.2725.

AMARAL, Miriam Maia do; SANTOS, Rosemary dos; SANTOS, Edméa Oliveira dos. Letramentos digitais: o cinema como dispositivo didático-pedagógico potencializador de atos de currículo, no ensino superior. C & S, São Bernardo do Campo, v. 41, n. 1, p. 159-190, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/CSO/article/view/9275. Acesso em: 01 fev. 2023.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios sobre a fotografia, cinema, teatro e música. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BELMIRO, Celia Abicalil. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXI, n. 72, ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/cyzHV8Vj4WkvKc7RC4G69DS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 fev. 2023.

BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini. 9. ed. Editora Moderna: São Paulo, 2018. (Coleção 6º ao 9º ano).

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld. Acesso em 01 fev. 2023.

CAMPANHOLI, Julie A. M. Fotografia e educação: o uso da fotografia na prática docente. Revista Primus Vitam, São Paulo, n. 7, jul./dez. 2014. Disponível em: http://delphos-gp.com/primus_vitam/primus_7/julie.pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.

FELDMANN, Marina Graziela. Formação de professores e cotidiano escolar. In: FELDMANN, Marina Graziela. (Org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009, v. 1, p. 71-80.

FERNANDES, Hylio Laganá. A fotografia como mediadora subversiva na produção do conhecimento. 2005. 240 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: file:///C:/Users/msdan/Downloads/Fernandes_HylioLagana_D.pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.

FIORENTINI, Dario. A investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, Costa Rica, año 8, n. 11, 2013. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/21422/. Acesso em: 01 fev. 2023.

FLEURY, Maria Tereza; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. RAC, p. 183-196, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/C5TyphygpYbyWmdqKJCTMkN/. Acesso em: 01 fev. 2023.

GATTI, Bernardete Angelina. Licenciaturas: crise sem mudança? In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo horizonte, 2010. Disponível em: http://endipe.fae.ufmg.br/livros/Livro_4.PDF. Acesso em: 02 fev. 2023.

GODOY, Anterita Cristina; GOMES, Rita de Cássia Medeiros. O que são recursos de ensino? In: GODOY, Anterita Cristina. Didática: Procedimentos e Recursos de Ensino. Campinas: Alínea, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

JUSTINO, Marinice N. Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docente. Curitiba: Ibpex, 2011.

OLIVEIRA, Esmeralda Maria Queiroz de. O uso do livro didático de matemática por professores do ensino fundamental. 24 set. 2007. 152 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4542. Acesso em: 01 fev. 2023.

OLIVEIRA, Mariana Antunes Medeiros de. ANDRADE, Erika dos Reis. A formação do pedagogo para o ensino da matemática: avanços, desafios e perspectivas. Revista Devir Educação, Lavras, v. 5, n. 1, p. 3-23, jan./jun. 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/327/180. Acesso em: 02 fev. 2023.

SACRISTÁN, José Gimeno. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Tradução de Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012. (Coleção Como eu ensino).

SANTOS, Aline Steinmetz dos; ZINGANO, Ester. Alfabetização visual. Revista Maiêutica, Indaial, v. 3, n. 1, p. 37-44, 2015. Disponível em: http://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/ART_EaD/article/view/1356. Acesso em: 03 fev. 2023.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Metodologias visuais em Ciências Sociais e da Educação. In: TORRES, Leonor Lima. PALHARES, José Augusto. (Orgs.). Metodologias de Investigação em Educação e Ciências Sociais. Braga: 2014, p. 1-19. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/79683/1/Sarmento%202014%20Metodologias%20Visuais%20em%20Ci%c3%aancias%20Sociais%20e%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o.pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.

SOUZA, Solange Jobim e; LOPES, Ana Elisabete. Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, jul. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000200004.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Martini, D., & Lunkes, M. E. (2023). As imagens fotográficas no ensino de matemática: um estudo a partir da coleção ‘Matemática Bianchini’. Devir Educação, 7(1), e–647. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.647

Edição

Seção

Artigos