Perspectivas da extensão universitária na formação de professores: contextualização histórico-social

Autores

  • Juliana Bonifácio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Lorene dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.151

Palavras-chave:

Formação de professores, Extensão Universitária, Contextualização histórico-cultural

Resumo

Este texto apresenta algumas reflexões sobre a dimensão do fazer extensionista no âmbito da formação de professores. Resulta de análise histórico-social da extensão universitária a partir dos marcos legais e oficiais que orientam o contexto das ações formativas nos cursos de licenciatura nas universidades públicas brasileiras, bem como, de diálogo com referenciais teóricos que auxiliam a compreensão das diferentes concepções de extensão universitária que se fazem presentes no universo acadêmico. Desse modo, as reflexões propostas neste texto intentam aproximar o leitor às inquietações decorrentes de uma perspectiva de formação docente que promova a construção de conhecimentos por meio de atividades que valorizem, de igual forma, a tríade: ensino, pesquisa e extensão. Observa-se, na contemporaneidade, avanços significativos na elaboração de dispositivos legais que elencam a relevância das experiências extensionistas no percurso de formação acadêmica, de igual forma, observa-se, também, que a própria comunidade universitária tem se mobilizado para uma ressignificação de suas práticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Bonifácio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

2Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
(PUC-Minas), Belo Horizonte, Brasil

Lorene dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
(PUC-Minas), Belo Horizonte, Brasil, e-mail

Referências

BONIFÁCIO, Juliana Rodrigues. A extensão universitária e o ensino em saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: uma análise dos projetos de extensão. Diamantina, 2017.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 18 set. de 2015.
BRASIL. Decreto nº. 19.851 de 11 de abril de 1931. Dispõe que o ensino superior no Brasil obedecerá, de preferência, ao sistema universitário, podendo ainda ser ministrado em institutos isolados, e que a organização técnica e administrativa das universidades é instituida no presente Decreto, regendo-se os institutos isolados pelos respectivos regulamentos, observados os dispositivos do Estatuto das Universidades Brasileiras. Disponível em:
<http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 20 set. 2015.
BRASIL. Lei nº. 4024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. <Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm>. Acesso em: 20 set. 2015.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm>. Acesso em: 12 mar. 2016.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Lei nº. 10. 172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em 20 de setembro de 2015.
BRASIL. Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 20 set. 2015.
BRASIL. Lei 13. 005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 10 mar. 2016.
BRASIL. Departamento de Assuntos Universitários. Plano de trabalho de extensão universitária. Brasília: MEC, 1975.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE – 2014-2014 e dá outras providências. Disponível em:
<https://www.ufmg.br/proex/renex/index.php/documentos/documentos>. Acesso em: 2 de jul. 2019.
COSTA, Maria do Perpétuo Socorro de Lima. Projetos de extensão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Diamantina em escolas de educação básica: ações, concepções e desafios, 2015.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/index.php/apresentacao/documentos>. Acesso em: 10 de set. 2015.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GEZMET, Sandra. “La vinculación universidad-sociedad. Modelos de extensión y características de las interacciones” en Barrientos, Mario (Comp.). Compendio bibliográfico sobre extensión univesitaria. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2014, pp.23-29.
GURGEL, Roberto Mauro. Extensão universitária: comunicação ou domesticação? São Paulo: Cortez Editora, 1986.
NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Políticas de extensão universitária brasileira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária - CRUTAC. Histórico. Natal, 2017. Disponível em: <https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/departamento/portal.jsf?id=4890>. Acesso em: 10 jan. 2017.
VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Bonifácio, J., & dos Santos, L. (2020). Perspectivas da extensão universitária na formação de professores: contextualização histórico-social . Devir Educação, 4(1), 171–187. https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.151

Edição

Seção

Artigos