Professor, ensino e avaliação: uma perspectiva à luz do racionalismo bachelardiano

Palavras-chave: Racionalismo bachelardiano, Competências profissionais docentes, Avaliação de professores

Resumo

Parte-se da compreensão de que o racionalismo aplicado de Gaston Bachelard (1884-1962) contém aspectos que podem contribuir com a prática pedagógica dos professores e retroalimentar o ensino e a avaliação, uma vez que a intencionalidade do racionalismo bachelardiano encontra-se assente na possibilidade de retificar o conhecimento, em um movimento dialético. Portanto, este artigo, de viés bibliográfico, tem por objetivo apresentar, de um modo geral, elementos existentes na epistemologia de Bachelard que dialogam com o trabalho pedagógico do professor e, por conseguinte, com a avaliação institucional. Recorreu-se a quatro obras do autor escritas entre 1934 e 1949. Conclui-se apontando contributos bachelardianos ao ensino que serão basilares para o desenvolvimento da pesquisa de doutoramento iniciada em 2018.

Biografia do Autor

Ana Cléa Gomes de Sousa , Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Ceará. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Sobral, Ceará, e-mail: anasousa@ifce.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1535-1351

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará-UFC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós Doutor em Gestão pela UFRN. Professor Associado na Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, e-mail: marcoslimaiag@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5541-6220

Referências

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Tradução: Remberto Francisco Kuhnen. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BACHELARD, Gaston. A filosofia do não: filosofia do novo espírito científico. Tradução: Joaquim José Moura Ramos. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. Tradução: Estrela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BACHELARD, Gaston. O Racionalismo aplicado. Tradução: Nathanaeel Caxeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

COSTA, Celma Laurinda Freitas. Ciência e Educação em Bachelard. 2015. 201 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.

BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTEETE, Marc de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais. Tradução Ruth Joffily. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1977.

FONSECA, Dirce Mendes da. A Pedagogia Científica de Bachelard: uma reflexão a favor da qualidade e da prática e da pesquisa docente. Educação e Pesquisa. São Paulo. v.34, n.2, p. 371-370, mai./ago. 2008. Disponível em:. Acesso em: 27 mai 2018

JAPIASSU, Hilton Ferreira. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1975.

LESSARD, Claude; TARDIF, Maurice. As transformações atuais do ensino: três cenários possíveis na evolução da profissão de professor. In:TARDIF, Maurice.; LESSARD, Claude. (orgs.). O Ofício de Professor: histórias, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 255 -277.

LIMA, Marcos Antonio Martins. Autoavaliação institucional na educação superior: projeto aplicado em cursos de administração. Fortaleza: Edições UFC, 2008.

LIMA, Marcos Antonio Martins; MARINELLI, Marcos. A Epistemologia de Gaston Bachelard: uma ruptura com as filosofias do imobilismo. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v.45, N2, p.393-406, Out. de 2011

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

SCRIVEN, Michael. Avaliação: um guia de conceitos. Tradução: Marília Sette Câmara. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

SOUZA, Andrea Moura da Costa. Avaliação docente em estágio probatório: estudo das ações educacionais do programa CASa/UFC – Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa. 2016. 173 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ceará, Fortaleza, 2016.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2011.

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.
Publicado
2020-11-29