Pesquisas sobre formação de professores para a educação superior na ANPEd (2011-2017)

  • Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcia de Souza Hobold Universidade Federal da Santa Catarina
Palavras-chave: Formação de professores, Ensino superior, Docência, GT 08 - Formação de Professores, ANPEd

Resumo

O artigo em questão busca fomentar a discussão em relação a formação de professores para a Educação Superior a partir de publicações de pesquisa na área da Pós-Graduação, e, assim, oferecer subsídios para o aprofundamento de pesquisas na área da Educação, em especial, na formação de professores para o Ensino Superior. O objetivo geral do estudo consistiu em mapear e analisar as publicações na área da Educação, especificamente as pesquisas relacionadas ao campo da Formação de Professores para o Ensino Superior, divulgadas por meio de trabalhos completos em um determinado evento científico, de notoriedade Nacional. O estudo coletou dados dos trabalhos apresentados nas reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, corroborando para o estado do conhecimento sobre Formação de Professores para o Ensino Superior referentes ao ano de 2010, 2011, 2012, 2015 e 2017, direcionando o olhar para o Grupo de Trabalho (GT) 08 – Formação de Professores. A pesquisa de cunho qualitativo valeu-se da pesquisa análise documental (BOGDAN; BICKLEN, 1997; CELLARD, 2008) para coleta dos dados e da análise de conteúdo (BARDIN, 2011; MINAYO, 2010) para analisar os dados selecionados. A partir da temática Formação de Professores para a Educação Superior, os dados revelam que as pesquisas relacionadas ao campo da formação de professores para atuar na educação superior, quanto relacionados à formação continuada para docentes na educação superior ainda constituem incipiente em relação aos demais temas abordados no referido GT08.

Referências

AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de. Tendências e implicações da formação continuada para a identidade profissional docente universitária. 2015.Trabalho apresentado no GT08 – Formação de Professores. Anais da 37º Reunião Científica da ANPEd. Florianópolis. Outubro de 2015

BARBIERO, Danilo Ribas As coreografias didáticas entre o presencial e o virtual e a [re]construção de novos saberes da Docência Superior. 2013.Trabalho apresentado no GT08 – Formação de Professores. Anais da 36º Reunião Científica da ANPEd. Goiânia. Outubro de 2013

BOGDAN, R.; BICKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto,
1997.

BRASIL. LDB. Lei 9394/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional.
1996. Disponível em: . Acesso
em: 25 Jun. 2015.

CAMPOS, Vanessa Therezinha Bueno. Formar ou preparar para a docência no ensino superior? eis a questão. 2012.Trabalho apresentado no GT08 – Formação de Professores. Anais da 35º Reunião Científica da ANPEd. Porto de Galinhas. Outubro de 2012

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa:
enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.
p.295-315.

CUNHA, Maria Isabel. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Revista Educação Unisinos, v. 12, n. 3, set/dez 2008

MINAYO, M. C. S.(org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29 ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

FERRAZ, Bruna Tarcilia; MELO, Márcia Maria de Oliveira. Docência Universitária na Pós-Graduação: situando efeitos da Avaliação da Capes na Profissionalidade. 2012. Trabalho apresentado no GT08 – Formação de Professores. Anais da 35º Reunião Científica da ANPEd. Porto de Galinhas. Outubro de 2012

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; Maciel, Adriana Moreira da Rocha. Pedagogia Universitária: construções possíveis nas Diferentes áreas de conhecimento. 2013.Trabalho apresentado no GT08 – Formação de Professores. Anais da 36º Reunião Científica da ANPEd. Goiânia. Outubro de 2013

LIMA, Emília Freitas Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública. 2013.Trabalho apresentado no GT08 – Formação de Professores. Anais da 36º Reunião Científica da ANPEd. Goiânia. Outubro de 2013

MUSSI, Amali de Angelis; ALMEIDA, Elisa Carneiro Santos de. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações entre os professores e o contexto de trabalho no ensino superior. . 2015.Trabalho apresentado no GT08 – Formação de Professores. Anais da 37º Reunião Científica da ANPEd. Florianópolis. Outubro de 2015

OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes. Docência Universitária e o Ensino Superior: análise de uma experiência formadora. 2011. Trabalho apresentado no GT08 – Formação de Professores. Anais da 34º Reunião Científica da ANPEd. Natal. Outubro de 2011

POWACZUK, Ana Carla; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Atividades de produção da docência: a professoralidade Universitaria. 2011. Trabalho apresentado no GT08 – Formação de Professores. Anais da 34º Reunião Científica da ANPEd. Natal. Outubro de 2011.

ROCHA, Áurea Maria Costa; AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de. Aprender a ensinar, construir identidade e profissionalidade docente no contexto da universidade: uma realidade possível. 2012.Trabalho apresentado no GT08 – Formação de Professores. Anais da 35º Reunião Científica da ANPEd. Porto de Galinhas. Outubro de 2012

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23.ed. São Paulo: Cortezm 2007.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco CRUZ, Maria Nazaré da; MARTINS, Ida Carneiro. Marcas e tensões no desenvolvimento profissional de professores do ensino superior, 2015. Trabalho apresentado no GT08 – Formação de Professores. Anais da 37º Reunião Científica da ANPEd. Florianópolis. Outubro de 2015
Publicado
2019-11-27