O uso da mística nas aulas de História do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Palavras-chave:
Educação do campo, Mística, HistóriaResumo
O movimento de luta pela Educação do Campo tem defendido a importância de construirmos análises a respeito de temas que perpassam a Educação do Campo, e a mística pode ser considerada um desses temas. Nesse sentido, o presente estudo partiu do intuito de utilizar a mística nas aulas da disciplina de História Geral II, no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), como espaço de aprendizagem, socialização e reafirmação da identidade campesina dos acadêmicos do referido curso. O objetivo da utilização das místicas nas aulas de História, no ano de 2019, foi proporcionar aos estudantes de Educação do Campo reflexões sobre a sua realidade e, desta forma, despertá-los a reivindicarem melhorias para a transformação de suas vidas cotidiana, assim como a transformação dos sujeitos que vivem no campo em Roraima. Além disso, acreditamos que, através da mística, os sujeitos possam ter a possibilidade de refletir sobre o espaço onde estão, sobre quem são e querem chegar? Nessa lógica, as místicas adquirem significados dentro de um determinado contexto e preservam símbolos em tempos de resistência e construção histórica. Desse modo, a metodologia empregada na pesquisa, se deu através de revisão bibliográfica referente a Educação do Campo, a mística e a História, e uso de informações adquiridas na disciplina de História Geral II. Por fim, no que concerne ao aporte teórico, foram utilizados autores que oportunizam a compreensão da temática em questão, tais como Arroyo (2009), Caldart (2002; 2004), Monteiro (2007), Nascimento e Martins (2008), Piatti (2021), Rüsen (2006), entre outros.
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