Uma análise sobre o agressor no fenômeno bullying

Autores

  • Ana Lydia Soares Universidade Federal do Rio da Janeiro - UFRJ
  • Davi Milan Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Erica Dantas da Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG https://orcid.org/0000-0001-5886-1151

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.826

Palavras-chave:

Bullying;, Agressor;, Escola.

Resumo

A temática da violência no âmbito escolar é identificada pelo fenômeno do bullying, que envolve crianças e adolescentes. O presente artigo teve por objetivo identificar, a partir da literatura científica, quem é o autor do bullying, que assume o papel de agressor neste processo. Para tanto, uma pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados Scielo. Foram encontrados trinta artigos inicialmente. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 estudos para compor o corpus de análise. Os resultados revelaram que bullying é entendido como forma de designar comportamentos agressivos praticados pelo agressor, em que haja sofrimento e angústia entre as vítimas. Os envolvidos são a vítima, o agressor e a testemunha. O agressor é envolvido em brigas, insatisfeito com a vida, com dificuldades de relacionamento com pais, além de ser agressivo, apresentar raiva, ter baixo autocontrole e baixa agradabilidade. Os impactos na vida dos envolvidos são grandes, tanto que a violência vivenciada na infância ou na adolescência pode se perpetuar, com casos de assédio moral no trabalho. Há a necessidade de se identificar precocemente a prática de bullying, para evitar a criação de ambiente hostil na escola e prevenir até a prática de crimes e uso de drogas. Ademais, compreende-se que é substancial que novas pesquisas e estudos sejam realizados para ampliar o conhecimento sobre esta temática.

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Biografia do Autor

Ana Lydia Soares, Universidade Federal do Rio da Janeiro - UFRJ

É doutora pelo Instituto de Psicologia da UFRJ (2010); com estágio de doutorado na Universidade do Porto, realizado em 2009. É graduada e licenciada em Psicologia pela UFRJ (2003). Possui formação clínica na abordagem rogeriana, cursada no Centro de Psicologia da Pessoa, Rio de Janeiro. Atuou como professora substituta da Faculdade de Educação da UFRJ, lecionando Psicologia da Educação (2012-2013) e do Instituto de Psicologia da UFRJ, lecionando Terapia Centrada no Cliente, Psicologia Humanista Existencial e Psicologia Aplicada à Saúde (2006-2007). Possui pós-graduação na UCAM em Psicopedagogia Institucional e Psicologia Jurídica e na UGB em Psicologia Transpessoal e Ciências Holísticas.

Davi Milan, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Pesquisador em Educação (Unesp: Universidade Estadual de São Paulo- Campus de Marília -SP), professor orientador de projetos da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), professor da educação básica da rede pública municipal em Quintana- SP, Especialista em Educação, graduado em Pedagogia e Letras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, Educação Matemática, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, letramento matemático, alfabetização e letramento, formação de professores, educação popular, educação especial e inclusiva com ênfase ao mercado de trabalho, bem como assessoria pedagógica. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Educadores (GP FORME) da UNESP de Marília-SP, membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde e deficiência da Unesp de Marília -SP, membro do Grupo de Pesquisa Formação Ética da Unesp de Marília -SP. Revisor e Parecerista na Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial da Unesp - campus de Marilia

Erica Dantas da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Atualmente trabalha como docente do Ensino Fundamental I da rede privada de ensino, em Cajazeiras/PB. Mestranda em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN no Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE, campus Pau dos Ferros. Pós-Graduada do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campus Cajazeiras. É bolsista DS da CAPES no Programa de Demanda Social na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Processo Ensino e aprendizagem (GEPPE). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2018) no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). Formada no curso de Técnica em Edificações (2014) no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras.

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

Soares, A. L. ., Milan, D., & Dantas da Silva, E. (2024). Uma análise sobre o agressor no fenômeno bullying. Devir Educação, 8(1), e–826. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.826

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