Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocracia

Autores

  • Célio Tiago Marcato Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Celso Luiz Aparecido Conti Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

O texto traz uma reflexão sobre o que é uma escola justa  numa sociedade democrática. Dada a complexidade do tema, a opção foi abordá-lo pelo avesso, apresentando alguns elementos capazes de nos indicar o que não é uma escola justa.  E para tanto foi necessário, além de analisar o conceito de justiça, articular a ele alguns outros conceitos, como democracia, igualdade e meritocracia. E este último, em particular, serve para demonstrar o uso que se faz dele, no contexto da sociedade de mercado e de caráter neoliberal, cujos princípios se apresentam de forma muito vigorosa nos dias atuais, produzindo injustiça ao invés de justiça, no que diz respeito à distribuição dos bens sociais, incluindo aí o conhecimento, por meio da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célio Tiago Marcato, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e aluno do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal de São Carlos.

Celso Luiz Aparecido Conti, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2017-04-27

Como Citar

Marcato, C. T., & Conti, C. L. A. (2017). Justiça e igualdade na escola: a falácia da meritocracia. Devir Educação, 1(1), 66–74. Recuperado de https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/14

Edição

Seção

Artigos de pesquisa