Un análisis del agresor en el fenómeno bullying

Autores/as

  • Ana Lydia Soares Universidade Federal do Rio da Janeiro - UFRJ
  • Davi Milan Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Erica Dantas da Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG https://orcid.org/0000-0001-5886-1151

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.826

Palabras clave:

Bullying;, Agressor;, Escola.

Resumen

El tema de la violencia en la escuela se identifica con el fenómeno del bullying, que involucra a niños y adolescentes. Este artículo tuvo como objetivo identificar, con base en la literatura científica, quién es el perpetrador del acoso escolar, quién asume el papel de agresor en este proceso. Para ello se realizó una búsqueda bibliográfica en la base de datos Scielo. Inicialmente se encontraron treinta artículos. Luego de aplicar los criterios de inclusión y exclusión, se seleccionaron 10 estudios para componer el corpus de análisis. Los resultados revelaron que el acoso escolar se entiende como una forma de designar conductas agresivas practicadas por el agresor, en las que hay sufrimiento y angustia entre las víctimas. Los involucrados son la víctima, el agresor y el testigo. El agresor está involucrado en peleas, insatisfecho con la vida, tiene dificultades en las relaciones con los padres, además de ser agresivo, enojado, tiene bajo autocontrol y poca simpatía. Los impactos en la vida de los involucrados son grandes, hasta el punto de que la violencia vivida en la infancia o la adolescencia puede perpetuarse, con casos de acoso laboral. Es necesario identificar tempranamente las prácticas de acoso escolar, para evitar la creación de un ambiente hostil en la escuela e incluso prevenir la práctica de delitos y el consumo de drogas. Además, se entiende que es fundamental que se realicen nuevas investigaciones y estudios que amplíen el conocimiento sobre este tema.

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Biografía del autor/a

Ana Lydia Soares, Universidade Federal do Rio da Janeiro - UFRJ

É doutora pelo Instituto de Psicologia da UFRJ (2010); com estágio de doutorado na Universidade do Porto, realizado em 2009. É graduada e licenciada em Psicologia pela UFRJ (2003). Possui formação clínica na abordagem rogeriana, cursada no Centro de Psicologia da Pessoa, Rio de Janeiro. Atuou como professora substituta da Faculdade de Educação da UFRJ, lecionando Psicologia da Educação (2012-2013) e do Instituto de Psicologia da UFRJ, lecionando Terapia Centrada no Cliente, Psicologia Humanista Existencial e Psicologia Aplicada à Saúde (2006-2007). Possui pós-graduação na UCAM em Psicopedagogia Institucional e Psicologia Jurídica e na UGB em Psicologia Transpessoal e Ciências Holísticas.

Davi Milan, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Pesquisador em Educação (Unesp: Universidade Estadual de São Paulo- Campus de Marília -SP), professor orientador de projetos da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), professor da educação básica da rede pública municipal em Quintana- SP, Especialista em Educação, graduado em Pedagogia e Letras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, Educação Matemática, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, letramento matemático, alfabetização e letramento, formação de professores, educação popular, educação especial e inclusiva com ênfase ao mercado de trabalho, bem como assessoria pedagógica. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Educadores (GP FORME) da UNESP de Marília-SP, membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde e deficiência da Unesp de Marília -SP, membro do Grupo de Pesquisa Formação Ética da Unesp de Marília -SP. Revisor e Parecerista na Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial da Unesp - campus de Marilia

Erica Dantas da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Atualmente trabalha como docente do Ensino Fundamental I da rede privada de ensino, em Cajazeiras/PB. Mestranda em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN no Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE, campus Pau dos Ferros. Pós-Graduada do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campus Cajazeiras. É bolsista DS da CAPES no Programa de Demanda Social na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Processo Ensino e aprendizagem (GEPPE). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2018) no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). Formada no curso de Técnica em Edificações (2014) no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras.

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Publicado

2024-11-05

Cómo citar

Soares, A. L. ., Milan, D., & Dantas da Silva, E. (2024). Un análisis del agresor en el fenómeno bullying. Devir Educação, 8(1), e–826. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.826