Estágio supervisionado: um relato de experiência do Colégio Estadual Armindo Guaraná

Autores

  • Vitória Nascimento da Cruz Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Emerson Andrade Oliveira Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.679

Palavras-chave:

Estágio, Prática Pedagógica, Ambiente escolar

Resumo

O trabalho em questão é um relato de experiência vivenciado durante a realização de uma disciplina de estágio supervisionado de língua portuguesa da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Sabe-se que é durante o estágio que a relação entre teoria e prática se acentua, dessa forma, objetiva-se descrever e exemplificar a realização de atividades e experiências vivenciadas em sala de aula no Colégio Estadual Armindo Guaraná (São Cristóvão/SE), no ano de 2019, em uma turma de sétimo ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Nascimento da Cruz, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do GP Núcleo de Estudos de Cultura da Universidade Federal de Sergipe (NECUFS). Mestranda em História da Educação (História, sociedade e pensamento educacional) pela mesma Instituição.

Emerson Andrade Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal de Sergipe.

Referências

BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. [recurso eletrônico]: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 45 p. – (Série legislação; n. 118).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

FREIRE, Paulo (1921). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GUEDES, Neide Cavalcante. A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–15., 2021 Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4815. Acesso em: 13 jan. 2020.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática?. Cad. Pesq., São Paulo, n. 94. p. 58-73, ago. 1995.

PIMENTA, Selma Garrido, LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7.ed. – São Paulo: Cortez.

SANTOS, Júlia Gabrieli Schmidt. O projeto político pedagógico como ferramenta da gestão escolar. Universidade Federal de Santa Maria, Três Passos, RS, 2013.

SAUTCHUCK, Inez. Prática de morfossintaxe-como e por que aprender análise (morfo)sintática. 3.ed. – Barueri, SP: Manole, 2018.

SOUZA, Ângelo Ricardo. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p.123-140, dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v25n3/07.pdf. Acesso em: 15 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Nascimento da Cruz, V., & Oliveira, E. A. . (2023). Estágio supervisionado: um relato de experiência do Colégio Estadual Armindo Guaraná . Devir Educação, 7(1), e–679. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.679

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas