Prática Pedagógica e Atendimento Educacional Especializado: uma relação necessária

Autores

  • Maria Elze dos Santos Plácido Universidade Federal de Sergipe - UFS https://orcid.org/0009-0007-0423-2844
  • Josiane Cordeiro de Sousa Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Lillianne Plácido Gonçalves Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.714

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Atendimento Educacional Especializado, Sala de Recursos Multifuncionais

Resumo

Este artigo de cunho bibliográfico, busca apresentar uma reflexão sobre a prática pedagógica voltada ao Atendimento Educacional Especializado – AEE. Parte-se do entendimento de que o AEE é uma proposta pedagógica que dá condições para o processo da inclusão escolar dos alunos com deficiência. Visto que, nas salas de AEE os alunos podem aprender a vencer barreiras. Logo, as Tecnologias Assistivas, Atendimento Educacional Especializado (AEE), salas de recursos multifuncionais - SRM e Planos de Ensino Individualizados (PEI) são estratégias, lugares e ações que podem favorecer o processo de inclusão escolar. Porém, cabe salientar que a formação do professor é requisito básico para uma escola que inclua todas as diferenças e promova efetivamente a aprendizagem. Dentro dessa lógica, acredita-se que se faz necessário investimentos públicos na formação continuada dos docentes.

 

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Biografia do Autor

Maria Elze dos Santos Plácido, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Tiradentes. Professora da Rede Municipal de Ensino de Estância, Sergipe.

Josiane Cordeiro de Sousa Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestra no Ensino de Ciências e Matemática-NPGECIMA/UFS(2018); Pós Graduada em Educação Matemática pela Faculdade Atlântico(2012); Graduada em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2007); Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Tiradentes - UNIT (2005); Membro do grupo de pesquisa científica EDUCON/UFS e FOPTIC/UFS; POSSUI CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, " Aperfeiçoamento para Formadores de Matemática das séries/anos finais do Ensino Fundamental" no âmbito do Programa GESTAR II, COM CARGA HORÁRIA DE 300 HORAS pela Universidade Federal de Pernambuco - PE/PROETEX (2013 - 2014); Professora cursista do Curso de FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE 5ª A 8ª SÉRIES. ( 6º AO 9º ANO) pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (SEB/MEC/SEME) com Carga horária de 300 horas (2009). Docente da Rede Pública de ensino nos municípios de Indiaroba/Se e Estância/SE ministrando a disciplina Matemática do 6º ao 9º anos. Professora formadora dos professores de Matemática do município de Estância-SE,

Lillianne Plácido Gonçalves, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Paulista. Professora da Rede Estadual de Sergipe e da rede particular.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Plácido, M. E. dos S., Santos, J. C. de S., & Gonçalves, L. P. (2023). Prática Pedagógica e Atendimento Educacional Especializado: uma relação necessária. Devir Educação, 7(1), e–714. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.714

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas