Educação profissional e tecnológica e a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.632Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica;, Tecnologias Digitais;, Formação docente.Resumo
O presente artigo trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cujo objetivo é analisar o estado da arte no tocante à formação docente para a utilização das tecnologias digitais na Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, realizou-se uma análise bibliográfica nas publicações científicas presentes nas bibliotecas digitais google acadêmico, scielo e periódicos das CAPES. Para realização da pesquisa, foram utilizadas as publicações dos anos de 2015 a 2020, no idioma português. De acordo com dados levantados, verificou-se que as pesquisas acadêmicas sobre a inserção das tecnologias digitais na Educação Profissional e Tecnológica ainda é um campo que merece maior discussão. Outro aspecto evidenciado é que o debate sobre a formação docente para a utilização das referidas tecnologias digitais ainda se encontra incipiente. Do total de onze trabalhos selecionados para análise mais criteriosa, apenas três estudos versaram sobre essa temática, ou seja, 27% da produção analisada.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. de; SILVA, M. da G. M. da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.1, p. 1-19, abril, 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/397>. Acesso em: 11 out. 2021.
AMARAL. M.L.S. As tecnologias digitais da informação e comunicação no currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 2015, 124.p. Dissertação (Mestrado em Educação). São Paulo, 2015. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9854>. Acesso em 02 nov. 2021.
BARBOSA, Hédlin Braga.; MACHADO, Lucília Regina de Souza; AFONSO, Maria Lúcia Miranda. Reflexões sobre a docência na educação profissional e tecnológica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 62-81, jul./dez. 2020. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55251>. Acesso em: 01 nov. 2021.
BORGES, L. L. S; SOBRINHO, M.F. Gestão democrática e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica: revisão de literatura. Revista Atlante, [S. l.], 2020. Cuadernos de Educación y Desarrollo, ISSN: 1989-4155. Disponível em: . Acesso em 13 out. 2021.
BRASIL. 1996. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 11 out. 2021.
BRASIL. 2017. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017: Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em: 11 out. 2021.
BRASIL. Decreto 11.892/08, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <https://ifce.edu.br/eleicoesifce2020/menu-lateral/base-legal/l11892.pdf/view>. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Decreto nº 2208, de 17 de abril de 1977.Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm>. Acesso em 13 out. 2021.
BRASIL. Decreto nº 5154, de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm>. Acesso em 13 out. 2021.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm>. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Lei nº 7.044/1982, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes à profissionalização do ensino de 2º grau. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7044.htm>. Acesso em 13 out. 2021.
BRASIL.2018. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 12 out. 2021.
CAVALCANTE, I.F; NETA.O.M.M. LEMOS. E.C. A formação de professores na revista brasileira de educação profissional e tecnológica. Tópicos Educacionais, Recife, v. 26, n.2, p. 54-78, jul./dez. 2020. DOI. 10.51359/2448-0215.2020.248514. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/>. Acesso em:13 out. 2021.
COUTINHO. E.H.L.; COSTA. M.A. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1633-1652, out /2018. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623676506. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/3595/showToc>. Acesso em 03 nov. 2021.
CUNHA. D.M.; LIMA, N.V. Saberes docentes: as políticas de reconhecimento de saberes dos professores da educação profissional no Brasil. Educ.Rev. Belo Horizonte, v, 34, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698177334. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/scielo >. Acesso em: 01 nov. 2021.
GARCIA, R.; APORTA, A.P.; DENARI, F. E. Formação de professores e tecnologias computacionais: uma revisão de literatura. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 33-45, 2019. DOI: 10.24979/346. Disponível em: <https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/346>. Acesso em 13 out. 2021.
GONZALEZ. W.E.C.; AFONSO. A.M.M. Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v,24, n.92, p.719 - 742, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300009. Disponível em: < https://revistas.cesgranrio.org.br/>. Acesso em: 03 nov. 2021.
JOAQUIM, B. dos S.; PESCE, L. As tecnologias digitais da informação e da comunicação nos contextos da educação de jovens e adultos: uma revisão de literatura (2007-2014). Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 86-106, 2016. DOI: 10.34024/olhares. 2016. v4.469. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469>. Acesso em: 13 out.2021.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus, Campinas, 2007.141 p. 165.
KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33 (2004), 1-26. Disponível em: <https://www.inf.ufsc.br/~aldo.vw/kitchenham.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2021
LIBÂNEO. J.C.; COSTA.R.L. Educação profissional técnica a distância: a mediação docente e as possibilidades de formação. Educ.Rev. Belo Horizonte, v. 34, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698180600. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/scielo >. Acesso em: 01 nov. 2021.
MOURA, D. H. Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional. v.3, 1ª ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Coleção de formação pedagógica; v. 3. Disponível em: <https://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura > Acesso em: 10 out. 2021.
MOURA.D.H.; MELO.T. G.S. PNE (2001-2010), PNE (2014-2024): orientações para a Educação Profissional no Brasil. Holos, v.3, p. 3-15, junh.2017. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/issue/view/123>. Acesso em: 01 nov. 2021.
OLIVEIRA, Daniele de Souza Lopes. Storytelling como estratégia de ensino no contexto da educação profissional e tecnológica. 2020. 115 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT). Porto Alegre, 2020. Disponível em: <https://dspace.ifrs.edu.br/handle/123456789/185?show=full>. Acesso em: 01 nov. 2021.
PRADO, M. E. B. B.; ROCHA, A. K. de O. Formação continuada do professor no contexto da programação computacional. In: VALENTE, José Armando; Freire, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis (Org.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED/UNICAMP, 2018. E-book.149-163 p. ISBN 978-85-88833-10-4. Disponível em: <https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf>. Acesso em: 11 out. 2021.
RAMOS, M. N. História e Política da Educação Profissional.v.2, 1ª ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. 121 p.121.
RODRIGUES, I. S.; SOUZA, F. das C. S. Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 621–638, 2017. DOI: 10.20396/rho. v17i2.8644682. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644682. Acesso em: 7 nov. 2021.
SALA, F.; BRANCATTI, P. R. Política educacional e educação profissional no Brasil: organização, avanços, problemas e perspectivas. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 93–106, 2018. Disponível em: <https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2114>. Acesso em: 7 nov. 2021.
SANTOS, J. N. BRANCHER. V. R. Formação de professores da educação profissional e tecnológica- EPT e narrativas de formação: uma revisão literatura. Acta tecnológica, [S. l.], v.12, n. 1, 2017.DOI: https://doi.org/10.35818/acta.v12i1.553 disponível em: <https://periodicos.ifma.edu.br/actatecnologica/article/view/553>. Acesso em 11 out. 2021.
RODRIGUES, I. S.; SOUZA, F. das C. S. Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 621–638, 2017. DOI: 10.20396/rho. v17i2.8644682. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644682. Acesso em: 7 nov. 2021.
VIERA, Danuse Pereira. Formação do professor e novas tecnologias: uma revisão bibliográfica. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, v. 3, n. 2, 2016. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/amp/article/view/3955.> Acesso em: 02 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.