Technological and professional education, and the use of digital technologies in the process of teaching: a systematic literature review

Authors

  • Wênia Keila Lima de Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC https://orcid.org/0000-0002-9893-7453
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.632

Keywords:

Technological and Professional Education;, Digital Technologies;

Abstract

This research presents a systematic literature review that aims to analyze the state of the art used concerning the formation of teachers towards the use of technological tools in professional and Technological Education. For that purpose, a bibliographic analysis from scientific works available in digital libraries, such as Academic Google, Scielo, and Journals from CAPES was conducted. The analysis was based on the works in Portuguese produced from 2015 to 2020. According to data, academic research on the inclusion of digital technologies is still a field that requires more discussion. Another relevant aspect is the discussion on the formation of teachers towards the use of the mentioned digital technologies, which is also introductory. From the total of 11 works, only 3 of them deal with the mentioned subject, that is, 27% of the analyzed production.

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Author Biographies

Wênia Keila Lima de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Graduada em Letras Licenciatura Plena e suas respectivas Literaturas pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/ UECE. Com afinidade na área Linguística Aplicada.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE  Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.

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Published

2023-04-06

How to Cite

de Sousa, W. K. L. ., & Vasconcelos, F. H. L. . (2023). Technological and professional education, and the use of digital technologies in the process of teaching: a systematic literature review. Devir Educação, 7(1), e–632. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.632