Technological and professional education, and the use of digital technologies in the process of teaching: a systematic literature review
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.632Keywords:
Technological and Professional Education;, Digital Technologies;Abstract
This research presents a systematic literature review that aims to analyze the state of the art used concerning the formation of teachers towards the use of technological tools in professional and Technological Education. For that purpose, a bibliographic analysis from scientific works available in digital libraries, such as Academic Google, Scielo, and Journals from CAPES was conducted. The analysis was based on the works in Portuguese produced from 2015 to 2020. According to data, academic research on the inclusion of digital technologies is still a field that requires more discussion. Another relevant aspect is the discussion on the formation of teachers towards the use of the mentioned digital technologies, which is also introductory. From the total of 11 works, only 3 of them deal with the mentioned subject, that is, 27% of the analyzed production.
Downloads
References
ALMEIDA, M. E. B. de; SILVA, M. da G. M. da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.1, p. 1-19, abril, 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/397>. Acesso em: 11 out. 2021.
AMARAL. M.L.S. As tecnologias digitais da informação e comunicação no currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 2015, 124.p. Dissertação (Mestrado em Educação). São Paulo, 2015. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9854>. Acesso em 02 nov. 2021.
BARBOSA, Hédlin Braga.; MACHADO, Lucília Regina de Souza; AFONSO, Maria Lúcia Miranda. Reflexões sobre a docência na educação profissional e tecnológica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 62-81, jul./dez. 2020. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55251>. Acesso em: 01 nov. 2021.
BORGES, L. L. S; SOBRINHO, M.F. Gestão democrática e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica: revisão de literatura. Revista Atlante, [S. l.], 2020. Cuadernos de Educación y Desarrollo, ISSN: 1989-4155. Disponível em: . Acesso em 13 out. 2021.
BRASIL. 1996. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 11 out. 2021.
BRASIL. 2017. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017: Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em: 11 out. 2021.
BRASIL. Decreto 11.892/08, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <https://ifce.edu.br/eleicoesifce2020/menu-lateral/base-legal/l11892.pdf/view>. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Decreto nº 2208, de 17 de abril de 1977.Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm>. Acesso em 13 out. 2021.
BRASIL. Decreto nº 5154, de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm>. Acesso em 13 out. 2021.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm>. Acesso em: 13 out. 2021.
BRASIL. Lei nº 7.044/1982, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes à profissionalização do ensino de 2º grau. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7044.htm>. Acesso em 13 out. 2021.
BRASIL.2018. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 12 out. 2021.
CAVALCANTE, I.F; NETA.O.M.M. LEMOS. E.C. A formação de professores na revista brasileira de educação profissional e tecnológica. Tópicos Educacionais, Recife, v. 26, n.2, p. 54-78, jul./dez. 2020. DOI. 10.51359/2448-0215.2020.248514. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/>. Acesso em:13 out. 2021.
COUTINHO. E.H.L.; COSTA. M.A. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1633-1652, out /2018. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623676506. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/3595/showToc>. Acesso em 03 nov. 2021.
CUNHA. D.M.; LIMA, N.V. Saberes docentes: as políticas de reconhecimento de saberes dos professores da educação profissional no Brasil. Educ.Rev. Belo Horizonte, v, 34, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698177334. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/scielo >. Acesso em: 01 nov. 2021.
GARCIA, R.; APORTA, A.P.; DENARI, F. E. Formação de professores e tecnologias computacionais: uma revisão de literatura. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 33-45, 2019. DOI: 10.24979/346. Disponível em: <https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/346>. Acesso em 13 out. 2021.
GONZALEZ. W.E.C.; AFONSO. A.M.M. Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v,24, n.92, p.719 - 742, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300009. Disponível em: < https://revistas.cesgranrio.org.br/>. Acesso em: 03 nov. 2021.
JOAQUIM, B. dos S.; PESCE, L. As tecnologias digitais da informação e da comunicação nos contextos da educação de jovens e adultos: uma revisão de literatura (2007-2014). Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 86-106, 2016. DOI: 10.34024/olhares. 2016. v4.469. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469>. Acesso em: 13 out.2021.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus, Campinas, 2007.141 p. 165.
KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33 (2004), 1-26. Disponível em: <https://www.inf.ufsc.br/~aldo.vw/kitchenham.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2021
LIBÂNEO. J.C.; COSTA.R.L. Educação profissional técnica a distância: a mediação docente e as possibilidades de formação. Educ.Rev. Belo Horizonte, v. 34, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698180600. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/scielo >. Acesso em: 01 nov. 2021.
MOURA, D. H. Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional. v.3, 1ª ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Coleção de formação pedagógica; v. 3. Disponível em: <https://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura > Acesso em: 10 out. 2021.
MOURA.D.H.; MELO.T. G.S. PNE (2001-2010), PNE (2014-2024): orientações para a Educação Profissional no Brasil. Holos, v.3, p. 3-15, junh.2017. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/issue/view/123>. Acesso em: 01 nov. 2021.
OLIVEIRA, Daniele de Souza Lopes. Storytelling como estratégia de ensino no contexto da educação profissional e tecnológica. 2020. 115 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT). Porto Alegre, 2020. Disponível em: <https://dspace.ifrs.edu.br/handle/123456789/185?show=full>. Acesso em: 01 nov. 2021.
PRADO, M. E. B. B.; ROCHA, A. K. de O. Formação continuada do professor no contexto da programação computacional. In: VALENTE, José Armando; Freire, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis (Org.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED/UNICAMP, 2018. E-book.149-163 p. ISBN 978-85-88833-10-4. Disponível em: <https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf>. Acesso em: 11 out. 2021.
RAMOS, M. N. História e Política da Educação Profissional.v.2, 1ª ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. 121 p.121.
RODRIGUES, I. S.; SOUZA, F. das C. S. Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 621–638, 2017. DOI: 10.20396/rho. v17i2.8644682. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644682. Acesso em: 7 nov. 2021.
SALA, F.; BRANCATTI, P. R. Política educacional e educação profissional no Brasil: organização, avanços, problemas e perspectivas. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 93–106, 2018. Disponível em: <https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2114>. Acesso em: 7 nov. 2021.
SANTOS, J. N. BRANCHER. V. R. Formação de professores da educação profissional e tecnológica- EPT e narrativas de formação: uma revisão literatura. Acta tecnológica, [S. l.], v.12, n. 1, 2017.DOI: https://doi.org/10.35818/acta.v12i1.553 disponível em: <https://periodicos.ifma.edu.br/actatecnologica/article/view/553>. Acesso em 11 out. 2021.
RODRIGUES, I. S.; SOUZA, F. das C. S. Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 621–638, 2017. DOI: 10.20396/rho. v17i2.8644682. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644682. Acesso em: 7 nov. 2021.
VIERA, Danuse Pereira. Formação do professor e novas tecnologias: uma revisão bibliográfica. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, v. 3, n. 2, 2016. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/amp/article/view/3955.> Acesso em: 02 nov. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Devir Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.