La educación profesional y tecnológica y el uso de las tecnologías digitales en el proceso de enseñanza:una revisión sistemática de la literatura

Autores/as

  • Wênia Keila Lima de Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC https://orcid.org/0000-0002-9893-7453
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.632

Palabras clave:

Educación Profesional y Tecnológica;, Tecnologías Digitales;, Formación docente.

Resumen

El presente artículo es una revisión sistemática de la literatura, cuyo objetivo es analizar el estado del arte en cuanto a la formación docente para el uso de las tecnologías digitales en la Educación Profesional y Tecnológica. Para eso, se realizó un análisis bibliográfico en las publicaciones científicas presentes en las bibliotecas digitales google académico, scielo y periódicos de la CAPES. Para realizar la investigación, se utilizaron publicaciones de los años 2015 a 2020, en portugués. De acuerdo con los datos recopilados, se constató que la investigación académica sobre la inserción de las tecnologías digitales en la Educación Profesional y Tecnológica es todavía un campo que merece mayor discusión. Otro aspecto destacado es que el debate sobre la formación docente para el uso de estas tecnologías digitales es aún incipiente. Del total de once trabajos seleccionados para un análisis más detenido, sólo tres estudios abordaron este tema, o sea, 27% de la producción analizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wênia Keila Lima de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Graduada em Letras Licenciatura Plena e suas respectivas Literaturas pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/ UECE. Com afinidade na área Linguística Aplicada.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE  Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.

Citas

ALMEIDA, M. E. B. de; SILVA, M. da G. M. da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.1, p. 1-19, abril, 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/397>. Acesso em: 11 out. 2021.

AMARAL. M.L.S. As tecnologias digitais da informação e comunicação no currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 2015, 124.p. Dissertação (Mestrado em Educação). São Paulo, 2015. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9854>. Acesso em 02 nov. 2021.

BARBOSA, Hédlin Braga.; MACHADO, Lucília Regina de Souza; AFONSO, Maria Lúcia Miranda. Reflexões sobre a docência na educação profissional e tecnológica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 62-81, jul./dez. 2020. Disponível em: <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55251>. Acesso em: 01 nov. 2021.

BORGES, L. L. S; SOBRINHO, M.F. Gestão democrática e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica: revisão de literatura. Revista Atlante, [S. l.], 2020. Cuadernos de Educación y Desarrollo, ISSN: 1989-4155. Disponível em: . Acesso em 13 out. 2021.

BRASIL. 1996. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 11 out. 2021.

BRASIL. 2017. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017: Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em: 11 out. 2021.

BRASIL. Decreto 11.892/08, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <https://ifce.edu.br/eleicoesifce2020/menu-lateral/base-legal/l11892.pdf/view>. Acesso em: 13 out. 2021.

BRASIL. Decreto nº 2208, de 17 de abril de 1977.Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm>. Acesso em 13 out. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5154, de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm>. Acesso em 13 out. 2021.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm>. Acesso em: 13 out. 2021.

BRASIL. Lei nº 7.044/1982, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes à profissionalização do ensino de 2º grau. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7044.htm>. Acesso em 13 out. 2021.

BRASIL.2018. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 12 out. 2021.

CAVALCANTE, I.F; NETA.O.M.M. LEMOS. E.C. A formação de professores na revista brasileira de educação profissional e tecnológica. Tópicos Educacionais, Recife, v. 26, n.2, p. 54-78, jul./dez. 2020. DOI. 10.51359/2448-0215.2020.248514. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/>. Acesso em:13 out. 2021.

COUTINHO. E.H.L.; COSTA. M.A. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1633-1652, out /2018. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623676506. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/3595/showToc>. Acesso em 03 nov. 2021.

CUNHA. D.M.; LIMA, N.V. Saberes docentes: as políticas de reconhecimento de saberes dos professores da educação profissional no Brasil. Educ.Rev. Belo Horizonte, v, 34, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698177334. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/scielo >. Acesso em: 01 nov. 2021.

GARCIA, R.; APORTA, A.P.; DENARI, F. E. Formação de professores e tecnologias computacionais: uma revisão de literatura. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 33-45, 2019. DOI: 10.24979/346. Disponível em: <https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/346>. Acesso em 13 out. 2021.

GONZALEZ. W.E.C.; AFONSO. A.M.M. Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v,24, n.92, p.719 - 742, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000300009. Disponível em: < https://revistas.cesgranrio.org.br/>. Acesso em: 03 nov. 2021.

JOAQUIM, B. dos S.; PESCE, L. As tecnologias digitais da informação e da comunicação nos contextos da educação de jovens e adultos: uma revisão de literatura (2007-2014). Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 86-106, 2016. DOI: 10.34024/olhares. 2016. v4.469. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469>. Acesso em: 13 out.2021.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Papirus, Campinas, 2007.141 p. 165.

KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33 (2004), 1-26. Disponível em: <https://www.inf.ufsc.br/~aldo.vw/kitchenham.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2021

LIBÂNEO. J.C.; COSTA.R.L. Educação profissional técnica a distância: a mediação docente e as possibilidades de formação. Educ.Rev. Belo Horizonte, v. 34, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698180600. Disponível em: < http://educa.fcc.org.br/scielo >. Acesso em: 01 nov. 2021.

MOURA, D. H. Trabalho e Formação Docente na Educação Profissional. v.3, 1ª ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Coleção de formação pedagógica; v. 3. Disponível em: <https://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura > Acesso em: 10 out. 2021.

MOURA.D.H.; MELO.T. G.S. PNE (2001-2010), PNE (2014-2024): orientações para a Educação Profissional no Brasil. Holos, v.3, p. 3-15, junh.2017. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/issue/view/123>. Acesso em: 01 nov. 2021.

OLIVEIRA, Daniele de Souza Lopes. Storytelling como estratégia de ensino no contexto da educação profissional e tecnológica. 2020. 115 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT). Porto Alegre, 2020. Disponível em: <https://dspace.ifrs.edu.br/handle/123456789/185?show=full>. Acesso em: 01 nov. 2021.

PRADO, M. E. B. B.; ROCHA, A. K. de O. Formação continuada do professor no contexto da programação computacional. In: VALENTE, José Armando; Freire, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis (Org.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED/UNICAMP, 2018. E-book.149-163 p. ISBN 978-85-88833-10-4. Disponível em: <https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf>. Acesso em: 11 out. 2021.

RAMOS, M. N. História e Política da Educação Profissional.v.2, 1ª ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. 121 p.121.

RODRIGUES, I. S.; SOUZA, F. das C. S. Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 621–638, 2017. DOI: 10.20396/rho. v17i2.8644682. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644682. Acesso em: 7 nov. 2021.

SALA, F.; BRANCATTI, P. R. Política educacional e educação profissional no Brasil: organização, avanços, problemas e perspectivas. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 93–106, 2018. Disponível em: <https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2114>. Acesso em: 7 nov. 2021.

SANTOS, J. N. BRANCHER. V. R. Formação de professores da educação profissional e tecnológica- EPT e narrativas de formação: uma revisão literatura. Acta tecnológica, [S. l.], v.12, n. 1, 2017.DOI: https://doi.org/10.35818/acta.v12i1.553 disponível em: <https://periodicos.ifma.edu.br/actatecnologica/article/view/553>. Acesso em 11 out. 2021.

RODRIGUES, I. S.; SOUZA, F. das C. S. Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 621–638, 2017. DOI: 10.20396/rho. v17i2.8644682. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644682. Acesso em: 7 nov. 2021.

VIERA, Danuse Pereira. Formação do professor e novas tecnologias: uma revisão bibliográfica. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, v. 3, n. 2, 2016. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/amp/article/view/3955.> Acesso em: 02 nov. 2021.

Publicado

2023-04-06

Cómo citar

de Sousa, W. K. L. ., & Vasconcelos, F. H. L. . (2023). La educación profesional y tecnológica y el uso de las tecnologías digitales en el proceso de enseñanza:una revisión sistemática de la literatura . Devir Educação, 7(1), e–632. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.632