La educación profesional y tecnológica y el uso de las tecnologías digitales en el proceso de enseñanza:una revisión sistemática de la literatura

Autores/as

  • Wênia Keila Lima de Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC https://orcid.org/0000-0002-9893-7453
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.632

Palabras clave:

Educación Profesional y Tecnológica;, Tecnologías Digitales;, Formación docente.

Resumen

El presente artículo es una revisión sistemática de la literatura, cuyo objetivo es analizar el estado del arte en cuanto a la formación docente para el uso de las tecnologías digitales en la Educación Profesional y Tecnológica. Para eso, se realizó un análisis bibliográfico en las publicaciones científicas presentes en las bibliotecas digitales google académico, scielo y periódicos de la CAPES. Para realizar la investigación, se utilizaron publicaciones de los años 2015 a 2020, en portugués. De acuerdo con los datos recopilados, se constató que la investigación académica sobre la inserción de las tecnologías digitales en la Educación Profesional y Tecnológica es todavía un campo que merece mayor discusión. Otro aspecto destacado es que el debate sobre la formación docente para el uso de estas tecnologías digitales es aún incipiente. Del total de once trabajos seleccionados para un análisis más detenido, sólo tres estudios abordaron este tema, o sea, 27% de la producción analizada.

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Biografía del autor/a

Wênia Keila Lima de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Graduada em Letras Licenciatura Plena e suas respectivas Literaturas pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/ UECE. Com afinidade na área Linguística Aplicada.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE  Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.

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Archivos adicionales

Publicado

2023-04-06

Cómo citar

de Sousa, W. K. L. ., & Vasconcelos, F. H. L. . (2023). La educación profesional y tecnológica y el uso de las tecnologías digitales en el proceso de enseñanza:una revisión sistemática de la literatura . Devir Educação, 7(1), e–632. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.632