“Eu nunca sonhei em ser professora”: narrativas de professoras da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v9i1.1094Palavras-chave:
Professoras;, Carreira docente;, Influências formadoras.Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou os processos pessoais, formativos e socioculturais que influenciaram a escolha da carreira docente por três professoras atuantes em diferentes segmentos e instituições educacionais. O estudo adota uma abordagem qualitativa e utiliza entrevistas narrativas, um formulário voltado para explorar aspectos socioculturais das participantes e a análise das redes sociais de duas delas. A triangulação desses métodos permitiu aprofundar a compreensão das motivações e experiências que moldaram suas trajetórias profissionais. Os resultados destacam como fatores pessoais, históricos e contextuais se entrelaçam na construção da identidade docente, revelando singularidades e padrões comuns que atravessam as escolhas das professoras. Por fim, discutimos as narrativas individuais das participantes, evidenciando os significados atribuídos por elas ao exercício da docência e suas implicações para a formação de professores.
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