Educação Infantil no contexto da pandemia: novas demandas para o trabalho e a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.380Palavras-chave:
Early Childhood Education; Teaching Work; Teacher Training; Pandemic.Resumo
O presente artigo tem o intuito de apresentar uma pesquisa desenvolvida com profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (RME) de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Objetivamos compreender a percepção de professoras dessa etapa educacional, no tocante ao trabalho docente e ao processo de formação em um período de pandemia ocasionado pelo Novo Coronavírus (Covid-19). A qualidade da Educação Infantil envolve uma formação humana além dos interesses do capital, que transcenda as desigualdades sociais e contribua para a transformação social, e a realidade vivenciada nesta época pode ter reforçado e acelerado diversos desmontes com ataques e retrocessos na educação, sobretudo na referida etapa de ensino. Em relação aos procedimentos metodológicos, realizamos um estudo bibliográfico para ressaltar constructos teóricos-conceituais sobre a formação de professoras para a Educação Infantil. Com o escopo de investigar o processo de formação docente no contexto atual, utilizamos a entrevista dialógica com docentes da RME do município supracitado. Em linhas gerais, constatamos a necessidade de as escolas e as secretarias de educação organizarem espaços e tempos para dialogar com as profissionais da área, com vistas a identificar as necessidades formativas.
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