Educação Infantil no contexto da pandemia: novas demandas para o trabalho e a formação docente

Autores

  • Fernanda Duarte Araújo Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Profa. Dra. Vilma Aparecida de Souza UFU/PPGED/FACED
  • Hélida Cristina Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Prefeitura Municipal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.380

Palavras-chave:

Early Childhood Education; Teaching Work; Teacher Training; Pandemic.

Resumo

O presente artigo tem o intuito de apresentar uma pesquisa desenvolvida com profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (RME) de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Objetivamos compreender a percepção de professoras dessa etapa educacional, no tocante ao trabalho docente e ao processo de formação em um período de pandemia ocasionado pelo Novo Coronavírus (Covid-19). A qualidade da Educação Infantil envolve uma formação humana além dos interesses do capital, que transcenda as desigualdades sociais e contribua para a transformação social, e a realidade vivenciada nesta época pode ter reforçado e acelerado diversos desmontes com ataques e retrocessos na educação, sobretudo na referida etapa de ensino. Em relação aos procedimentos metodológicos, realizamos um estudo bibliográfico para ressaltar constructos teóricos-conceituais sobre a formação de professoras para a Educação Infantil. Com o escopo de investigar o processo de formação docente no contexto atual, utilizamos a entrevista dialógica com docentes da RME do município supracitado. Em linhas gerais, constatamos a necessidade de as escolas e as secretarias de educação organizarem espaços e tempos para dialogar com as profissionais da área, com vistas a identificar as necessidades formativas.

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Biografia do Autor

Fernanda Duarte Araújo Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Docente do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFU) e do Programa de Pós-Graduação (PPGED/UFU). Integrante do Núcleo de Linguagens, Leitura e Escrita (LiLEs/FACED/UFU). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens e Infâncias (GEPLI) da FACED/UFU

Profa. Dra. Vilma Aparecida de Souza, UFU/PPGED/FACED

Docente do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED/UFU) e do Programa de Pós-Graduação (PPGED/UFU). Membro do Grupo de Pesquisa Polis - Políticas, Educação e Cidadania (UFU) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Política e Práticas em Educação Especial (GEPEPES-UFU).

Hélida Cristina , Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Prefeitura Municipal de Uberlândia

Doutoranda em Educação da linha de pesquisa em Saberes e Práticas Educativas, da Universidade Federal de Uberlândia e professora da Rede Municipal de Educação de Uberlândia, MG.

 

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

Duarte Araújo Silva, F., Aparecida de Souza, V. ., & Brandão Nunes, H. C. . (2022). Educação Infantil no contexto da pandemia: novas demandas para o trabalho e a formação docente . Devir Educação, 6(1), e–380. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.380

Edição

Seção

Dossiê tematico 1 - Desenvolvimento profissional docente, práticas pedagógicas e avaliação na educação infantil: questões para o debate