La contribución formativa y la excelencia del PPGE-UNIMEP: memorias de los estudiantes

Autores/as

  • Antonio Filogenio de Paula Junior Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Renata Pucci Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.781

Palabras clave:

PPGE-UNIMEP, egressos, experiências formativas

Resumen

En ocasión de los 50 años del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Metodista de Piracicaba (PPGE-UNIMEP), invitamos a algunos de sus graduados a compartir sus experiencias y recuerdos del período en que cursaron y se graduaron de la maestría y/o doctorado. En este texto, presentamos los testimonios de ocho profesionales del área de la educación que estudiaron en el PPGE-UNIMEP y que relatan sus experiencias formativas y afectivas en un programa Stricto Sensu que podemos caracterizar como pluriversal, dada su inserción social nacional e internacional. Los autores de los relatos revelan la importancia de las experiencias formativas adquiridas durante el curso, que se han reflejado en sus diversos contextos de trabajo en la educación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Filogenio de Paula Junior, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Possui graduação em Filosofia e pós-graduação em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. É Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação com ênfase em História e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e oralidade africana, educação e cultura afro-brasileira, educação antirracista, filosofia africana, afro-brasileira e latino-americana, educação decolonial e formação de professores. Membro da Afyl Brasil - Associação de filosofia e libertação. Membro fundador do Coletivo Tradição Viva - Grupo de estudos sobre Amadou Hampaté Bâ. Diretor de educação e cultura da Casa de Batuqueiro que pesquisa, ensina e coordena apresentações do Batuque de Umbigada uma tradição cultural afro-brasileira sediada no oeste paulista, cuja origem está entre os povos de matriz bantu do continente africano. Foi membro do Conselho Deliberativo do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra em Piracicaba-SP de 1999 até 2013.

Renata Pucci, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em Educação da Universidade São Francisco (USF), na linha de pesquisas em Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/UNIMEP), com pós-doutorado em Educação na mesma Universidade. Graduada em Comunicação Social (PUC Campinas) e em Letras Português/Inglês (Universidade Paulista). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - GEPEFOP (UNIFESP) e integrante do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades - HiNaS (UNIMEP) e do Grupo de Pesquisa Histórias de Professores que Ensinam Matemática - HIFOPEM (USF). Desenvolve pesquisas e atua na área da formação de professores. Tem experiência na área de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho docente, políticas públicas educacionais, análise discursiva e práticas educativas.

Citas

CHARTIER, Roger. Entrevista. História. Conversa com Roger Chartier por Isabel Lustosa. 2004. (mimeo, p. 3.) In: CUNHA, Maria Teresa Santos. Do baú ao arquivo: escritas de si, escritas do outro. Revista UNESP – FCLAs – CEDAP, v.3, n.1, 2007, p. 45.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 42ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19 jan/fev/mar/abr/2002.

NÓVOA. Antonio. Profissão professor. Ed. 2. Portugal: Porto Editora, 1999.

Publicado

2024-01-03

Cómo citar

Junior, A. F. de P., & Pucci, R. (2024). La contribución formativa y la excelencia del PPGE-UNIMEP: memorias de los estudiantes. Devir Educação, 8(1), e–781. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.781