As contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP para a pesquisa e a educação de pessoas com deficiência

Autores

  • Maria Inês Bacellar Monteiro Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Mateus Henrique do Amaral Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Maria Cecilia Carareto Ferreira Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.768

Palavras-chave:

Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, Dissertações e Teses do PPGE , UNIMEP

Resumo

Este texto tem como tema a pesquisa em Educação Especial realizada por alunos e seus orientadores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba desde sua criação, em 1972. Integram as discussões um histórico da construção da Educação Especial como área de investigação no PPGE - UNIMEP e um levantamento de teses e dissertações defendidas entre 2004 e 2021 e disponibilizadas na Biblioteca Digital da UNIMEP. Considera-se a importância de investigar aquilo que foi produzido como forma de contribuir para o (re)conhecimento da história da Educação Especial como campo de pesquisa no Programa e enquanto instrumento e motor para a (re)construção de um futuro plural e possível no tocante à produção científica na área.

 

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Biografia do Autor

Maria Inês Bacellar Monteiro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1985) e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992). Foi professora da Universidade Metodista de Piracicaba de 1997 a 2018 e vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/UNIMEP de 2005 a 2018. Foi Professora Visitante do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, campus Guarulhos (2019 - 2021). Temas de interesse: Educação, com ênfase em: linguagem, educação especial, deficiência e relações de ensino.

Mateus Henrique do Amaral, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Bolsista CNPq e doutorando na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e formado no curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da UNIMEP (2016). Foi bolsista PIBIC/CNPq em três projetos de pesquisa entre os anos de 2014 e 2016, atuando em contexto colaborativo na formação continuada de professores na perspectiva da inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. Tem interesse nos seguintes tópicos: Trabalho docente, Formação de professores, Estágio Supervisionado da licenciatura e Escolarização da criança e do adolescente com deficiência.

Maria Cecilia Carareto Ferreira, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (1971), graduação em Bacharel Em Psicologia pela Universidade de Brasília (1970), mestrado em Especial Education - Vanderbilt University (1977) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, deficiência mental e formação de professores.

Referências

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Bacellar Monteiro, M. I., do Amaral, M. H. ., & Carareto Ferreira, M. C. (2024). As contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP para a pesquisa e a educação de pessoas com deficiência. Devir Educação, 8(1), e–768. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.768

Edição

Seção

Dossiê