As contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP para a pesquisa e a educação de pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.768Palavras-chave:
Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, Dissertações e Teses do PPGE , UNIMEPResumo
Este texto tem como tema a pesquisa em Educação Especial realizada por alunos e seus orientadores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba desde sua criação, em 1972. Integram as discussões um histórico da construção da Educação Especial como área de investigação no PPGE - UNIMEP e um levantamento de teses e dissertações defendidas entre 2004 e 2021 e disponibilizadas na Biblioteca Digital da UNIMEP. Considera-se a importância de investigar aquilo que foi produzido como forma de contribuir para o (re)conhecimento da história da Educação Especial como campo de pesquisa no Programa e enquanto instrumento e motor para a (re)construção de um futuro plural e possível no tocante à produção científica na área.
Downloads
Referências
CASAGRANDE, Rosana de Castro. A Educação Especial como campo acadêmico no Brasil: fontes de pesquisa. Práxis educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2117352, out. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.17352.027. Acesso em: 30 set. 2022.
FERREIRA, Júlio Romero. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. Caderno CEDES, Campinas, v. 19, n. 46, set. 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000300002. Acesso em: 30 set. 2022.
FERREIRA, Júlio Romero; BUENO, José Geraldo Silveira. Os 20 anos do GT Educação Especial: gênese, trajetória e consolidação. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, n. esp. 1, p. 143-169, ago. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000400011. Acesso em: 30 set. 2022.
PUCCI, Bruno. PPGE-UNIMEP: Marcas/Marcos de uma história. Comunicações, Piracicaba, v. 10, n. 2, dez. 2003. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1660. Acesso em: 30 set. 2022.
PLETSCH, Márcia Denise; NUNES, Débora Regina de Paula; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; FIORINI, Maria Luiza Salzani; MESQUITA, Amélia Maria Araújo; NOZU, Washington Cesar Shoiti; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Revista Brasileira de Educação Especial: 25 Anos de história. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. especial, p. 1-8, out./dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000400001. Acesso em: 30 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.