Narrativas docentes do PPGE-UNIMEP: reminiscências de formação em pesquisa e docência na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.774Palavras-chave:
memória docente, pós-graduação em educação, unimepResumo
O presente texto é composto por depoimentos de professores e professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba, alusivos aos 50 anos de existência dos cursos de mestrado e doutorado em educação. Os testemunhos narram a experiência singular e coletiva vivida pelos docentes na pesquisa, docência e formação de mestres e doutores ao longo das cinco décadas celebradas em 2022. Distintos momentos dessa história, desde sua origem, fazem emergir lembranças e marcas de uma experiência acadêmica plena de aprendizado e realizações, proporcionadas pelo ambiente intelectual, profissional e afetivo desse lugar.
Downloads
Referências
SAVIANI, Dermeval. “A Pós-Graduação em Educação no Brasil: pensando o problema da orientação”. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A.M.N. (orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações, 3ª ed. São Paulo, Cortez, 2012, p. 148-176.
SILVA, Rinalva Cassiano; BARROS, Davi Ferreira. Entre a autonomia e a competência. 3ª ed. Piracicaba, SP: UNIMEP, 1997.
SILVA, Rinalva Cassiano; EDUCAÇÃO, F. P. P. E. A natureza da pós-graduação: área de concentração ou núcleo de pesquisa?. In: CASTRO, Amélia Domingues et al (Org). Pensando a pós-graduação em educação. 1ª ed. Piracicaba, SP: UNIMEP, 1993.
SILVA, Rinalva Cassiano. Educação: a outra qualidade. 1ª ed. Piracicaba, SP: UNIMEP, 1995.
SILVA, Rinalva Cassiano; FELDMAN, Mariana; PINTO, Fátima Cunha. Administração escolar e política da educação. 1ª ed. Piracicaba, SP: UNIMEP, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.