The educational contribution and excellence of PPGE-UNIMEP: students' memories

Authors

  • Antonio Filogenio de Paula Junior Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Renata Pucci Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.781

Keywords:

PPGE-UNIMEP, egressos, experiências formativas

Abstract

On the 50th anniversary of the Post-Graduate Program in Education of the Methodist University of Piracicaba (PPGE-UNIMEP), we invited some of its graduates to share their experiences and memories of the period in which they studied and graduated from the master’s degree and/or doctorate. In this text, we present the testimonies of 8 professionals in the field of Education who have studied at the PPGE-UNIMEP and who recall their educational and affective experiences in a Stricto Sensu Program that we can characterize as pluriversal, given its national and also international social insertion. The authors of the testimonies reveal the relevance of the educational experiences acquired during the course, which have been reflected in their various work contexts in education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Filogenio de Paula Junior, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Possui graduação em Filosofia e pós-graduação em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. É Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação com ênfase em História e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e oralidade africana, educação e cultura afro-brasileira, educação antirracista, filosofia africana, afro-brasileira e latino-americana, educação decolonial e formação de professores. Membro da Afyl Brasil - Associação de filosofia e libertação. Membro fundador do Coletivo Tradição Viva - Grupo de estudos sobre Amadou Hampaté Bâ. Diretor de educação e cultura da Casa de Batuqueiro que pesquisa, ensina e coordena apresentações do Batuque de Umbigada uma tradição cultural afro-brasileira sediada no oeste paulista, cuja origem está entre os povos de matriz bantu do continente africano. Foi membro do Conselho Deliberativo do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra em Piracicaba-SP de 1999 até 2013.

Renata Pucci, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em Educação da Universidade São Francisco (USF), na linha de pesquisas em Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/UNIMEP), com pós-doutorado em Educação na mesma Universidade. Graduada em Comunicação Social (PUC Campinas) e em Letras Português/Inglês (Universidade Paulista). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - GEPEFOP (UNIFESP) e integrante do Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades - HiNaS (UNIMEP) e do Grupo de Pesquisa Histórias de Professores que Ensinam Matemática - HIFOPEM (USF). Desenvolve pesquisas e atua na área da formação de professores. Tem experiência na área de Educação e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho docente, políticas públicas educacionais, análise discursiva e práticas educativas.

References

CHARTIER, Roger. Entrevista. História. Conversa com Roger Chartier por Isabel Lustosa. 2004. (mimeo, p. 3.) In: CUNHA, Maria Teresa Santos. Do baú ao arquivo: escritas de si, escritas do outro. Revista UNESP – FCLAs – CEDAP, v.3, n.1, 2007, p. 45.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 42ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19 jan/fev/mar/abr/2002.

NÓVOA. Antonio. Profissão professor. Ed. 2. Portugal: Porto Editora, 1999.

Published

2024-01-03

How to Cite

Junior, A. F. de P., & Pucci, R. (2024). The educational contribution and excellence of PPGE-UNIMEP: students’ memories. Devir Educação, 8(1), e–781. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.781