Avaliação de aprendizagem no contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.688Palabras clave:
Avaliação; educação; equidade; pandemia.Resumen
O artigo investiga a realidade da educação básica com o foco na avaliação e na equidade em tempos de pandemia da covid-19. O texto traz referências bibliográficas de autores e pesquisadores na área educacional, como: Libâneo (1990), Luckesi (1994) e Hoffmann (2005), como também propostas de documentos normativos da educação brasileira. Também aborda e analisa a avaliação e a equidade na educação básica como desafio e trabalho dos professores, papel da escola, família e governo. Diante dos dados destacamos que o cenário atual da educação brasileira está abaixo do esperado, pois o país precisa avançar muito na democratização do ensino e ampliar os investimentos em educação e tecnologia.
Descargas
Citas
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_05.10.1988/CON1988.pdf. Acesso em: 24 maio 2021 .
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio, 1. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 maio 2021.
BRASIL. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020 .Declara Emergência em Saúde pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção Humana pelo novo Coronavírus ( 2019 - nCoV ) . Brasília: DOU Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 24 maio 2021.
HOFFMAN, Jussara. As setas do caminho. 7. ed. Porto Alegre, 2005
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez , 1990.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 19. ed. São Paulo: Editora Cortez ,1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de aprendizagem escolar: estudos e proposições.19 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
NASCIMENTO, Ivanete Alves. Avaliação de Aprendizagem como processo. In: MENEZES, Cassio Roberto Conceição; MACHADO, Marcia Alves de Carvalho; VASCONCELOS, Alana Danielly. Anais Eletrônicos da XIII Mostra Científica-O futuro é agora: profissões e tecnologia no pós- pandemia. Aracaju: FSLF, 2020. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2021/03/Anais-XIII-Mostra-Cientifica.pdf
Acesso: em 31 maio 2021
OLIVEIRA, Francisco Lidoval de; NÓBREGA, Luciano. Evasão escolar: um problema que se perpetua na educação brasileira. Revista Educação Pública, v. 21, nº 19, 25 de maio de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/19/evasao-escolar-um-problema-que-se-perpetua-na-educacao-brasileira
SAN’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Critérios e instrumentos., RJ: Vozes, 1995.
SAVIANI, Dermeval. GALVÃO, Carolina Ana. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Disponível em: https://www.sintese.org.br/download/educacao-na-pandemia-a-falacia-do-ensino-remoto/
Acesso em 12/05/2021
RAMOS, Zaíra Leite. Conhecimentos Pedagógicos. 2. ed. Brasília: Vestcon, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Devir Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.