Avaliação de aprendizagem no contexto pandêmico

Autores/as

  • Matheus Luamm Santos Formiga Bispo Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Marcos Batinga Ferro Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Edelfrancla Gomes dos Reis Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.688

Palabras clave:

Avaliação; educação; equidade; pandemia.

Resumen

O artigo investiga a realidade da educação básica com o foco na avaliação e na equidade em tempos de pandemia da covid-19. O texto traz referências bibliográficas de autores e pesquisadores na área educacional, como: Libâneo (1990), Luckesi (1994) e Hoffmann (2005), como também propostas de documentos normativos da educação brasileira. Também aborda e analisa a avaliação e a equidade na educação básica como desafio e trabalho dos professores, papel da escola, família e governo. Diante dos dados destacamos que o cenário atual da educação brasileira está abaixo do esperado, pois o país precisa avançar muito na democratização do ensino e ampliar os investimentos em educação e tecnologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Luamm Santos Formiga Bispo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor da Educação Básica e do Ensino Superior; Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Especialista em Gestão Escolar e Educação Empresarial pela Faculdade Jardins (FAJAR); Licenciado em Letras Português pela Faculdade São Luís de França (FSLF); Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Membro do Núcleo de Estudos em Cultura da Universidade Federal de Sergipe (NEC-UFS); Membro e Secretário da Academia Sergipana de Contadores de Histórias (ASCH); Membro da Academia Capelense de Letras e Artes (ACLA); Associado de Lions Internacional, atualmente Presidente e Assessor Distrital de Leitura; Escritor de literatura infantojuvenil. Possui interesse de pesquisa nas áreas literárias: Período Pombalino e a legislação, Formação de professores, Avaliação Educacional, Metodologias ativas, Literatura Infantojuvenil e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Marcos Batinga Ferro, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando em Educação, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2022). Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2008); Pós-Graduado em Competência Pedagógica e Docência Universitária (2009); Pós-Graduado em Novos Cenários, Múltiplas Linguagens (2014); Pós-Graduado em Gestão Escolar (2015), pela Faculdade São Luís de França. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Membro da Liga de Estudos sobre Educação Especial da UNINASSAU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas, Alfabetização e Letramento, Formação Docente em Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação Especial, e Didática. Atuou como professor da Faculdade São Luís de França durante 11 (onze) anos, na Graduação. Foi Professor Pesquisador do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na Educação a Distância (EAD) no ano de 2016. Atualmente, é Professor Adjunto da UNINASSAU, Aracaju/SE

Edelfrancla Gomes dos Reis, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França (2015). Especialista em Gestão Escolar e Educação Empresarial pela Faculdade Jardins (2021), Especialista em Educação Infantil, anos iniciais e educação inclusiva pela UNIBF (2021) e Especialista em AEE pela Faculdade BH (2022). Mestra em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2023), Instrutora de Formação Profissional, atuando no SENAC/SE (2010). Técnica em Saúde e Segurança no Trabalho. Experiência como professora de Educação Profissionalizante e Brinquedista. Integrante do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/UFS/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS/CNPq). Revisora Técnica da Revista Internacional Educon.

Citas

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_05.10.1988/CON1988.pdf. Acesso em: 24 maio 2021 .

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio, 1. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 maio 2021.

BRASIL. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020 .Declara Emergência em Saúde pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção Humana pelo novo Coronavírus ( 2019 - nCoV ) . Brasília: DOU Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 24 maio 2021.

HOFFMAN, Jussara. As setas do caminho. 7. ed. Porto Alegre, 2005

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez , 1990.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 19. ed. São Paulo: Editora Cortez ,1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de aprendizagem escolar: estudos e proposições.19 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

NASCIMENTO, Ivanete Alves. Avaliação de Aprendizagem como processo. In: MENEZES, Cassio Roberto Conceição; MACHADO, Marcia Alves de Carvalho; VASCONCELOS, Alana Danielly. Anais Eletrônicos da XIII Mostra Científica-O futuro é agora: profissões e tecnologia no pós- pandemia. Aracaju: FSLF, 2020. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2021/03/Anais-XIII-Mostra-Cientifica.pdf

Acesso: em 31 maio 2021

OLIVEIRA, Francisco Lidoval de; NÓBREGA, Luciano. Evasão escolar: um problema que se perpetua na educação brasileira. Revista Educação Pública, v. 21, nº 19, 25 de maio de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/19/evasao-escolar-um-problema-que-se-perpetua-na-educacao-brasileira

SAN’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Critérios e instrumentos., RJ: Vozes, 1995.

SAVIANI, Dermeval. GALVÃO, Carolina Ana. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Disponível em: https://www.sintese.org.br/download/educacao-na-pandemia-a-falacia-do-ensino-remoto/

Acesso em 12/05/2021

RAMOS, Zaíra Leite. Conhecimentos Pedagógicos. 2. ed. Brasília: Vestcon, 2007.

Publicado

2023-06-20

Cómo citar

Santos Formiga Bispo, M. L., Marcos Batinga Ferro, & Edelfrancla Gomes dos Reis. (2023). Avaliação de aprendizagem no contexto pandêmico. Devir Educação, 7(1), e–688. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.688

Número

Sección

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas

Artículos más leídos del mismo autor/a