Reflexões sob a perspectiva dos teóricos Piaget, Vigotsky e Steiner: uma análise sobre métodos e práticas de ensino

Autores

  • Edelfrancla Gomes dos Reis Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Matheus Luamm Santos Formiga Bispo Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Tatiana Pinheiro da Cruz Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.672

Resumo

Cada indivíduo possui diferentes formas de aprendizagem, logo, faz-se necessário que o professor reflita seus métodos e práticas de ensino para que possam solucionar os problemas refletindo, verbalizando, escrevendo, levantando hipóteses e trocando ideias com seus pares, sem perder de vista a participação do professor que atua como mediador, na qual deverá conhecer bem os assuntos propostos no currículo de ciência e da matemática para problematizá-las junto aos alunos. Desta maneira, este estudo é uma revisão bibliográfica que objetiva identificar as semelhanças e diferenças da teoria de Piaget (2006) e Vigotsky (1997), bem como, sua relação com os estudos de Rudolf Steiner (1979) que aborda sobre a pedagogia Waldorf. Para tanto, o presente estudo pretende contribuir na formação dos professores, cooperando para maiores reflexões sobre os métodos e às práticas de ensino trabalhadas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edelfrancla Gomes dos Reis, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França (2015). Especialista em Gestão Escolar e Educação Empresarial pela Faculdade Jardins (2021), Especialista em Educação Infantil, anos iniciais e educação inclusiva pela UNIBF (2021) e Especialista em AEE pela Faculdade BH (2022). Mestra em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2023), Instrutora de Formação Profissional, atuando no SENAC/SE (2010). Técnica em Saúde e Segurança no Trabalho. Experiência como professora de Educação Profissionalizante e Brinquedista. Integrante do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/UFS/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS/CNPq).

Matheus Luamm Santos Formiga Bispo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Especialista em Gestão Escolar e Educação Empresarial pela Faculdade Jardins (FAJAR); Licenciado em Letras Português pela Faculdade São Luís de França (FSLF); Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Tatiana Pinheiro da Cruz, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Especialista em Neuropsicologia com ênfase em Educação Inclusiva pela Faculdade Fera (FERA); Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Referências

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino e aprendizagem de Ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas. Uberlândia: Editora da UFU, 2011.

NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosóficos, pedagógicos e psicológico. 2ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

STEINER, Rudolf. Pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. – São Paulo: Summus, 1979.

SETZER, Valdemar W. Pedagogia Waldorf. Versão 2010. Disponível em: http://www.sab.org.br/pedag-wal/pedag.htm. Acessado em 5 Dez 2021.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. Fundamentos da Defectologia. Obras Escogidas. Madrid: Visor Distribuciones, 1997.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Gomes dos Reis, E., Santos Formiga Bispo, M. L. ., & Pinheiro da Cruz, T. (2023). Reflexões sob a perspectiva dos teóricos Piaget, Vigotsky e Steiner: uma análise sobre métodos e práticas de ensino. Devir Educação, 7(1), e–672. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.672

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)