Avaliação de aprendizagem no contexto pandêmico

Authors

  • Matheus Luamm Santos Formiga Bispo Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Marcos Batinga Ferro Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Edelfrancla Gomes dos Reis Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.688

Keywords:

Avaliação; educação; equidade; pandemia.

Abstract

The article investigates the reality of basic education with a focus on assessment and equity in times of the covid-19 pandemic. The text brings bibliographical references by authors and researchers in the educational area, such as: Libâneo (1990), Luckesi (1994) and Hoffmann (2005), as well as proposals for normative documents of Brazilian education. It also addresses and analyzes assessment and equity in basic education as a challenge and work for teachers, the role of the school, family and government. In light of the data, we emphasize that the current scenario of Brazilian education is below expectations, as the country needs to make much progress in the democratization of education and increase investments in education and technology.

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Author Biographies

Matheus Luamm Santos Formiga Bispo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor da Educação Básica e do Ensino Superior; Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Especialista em Gestão Escolar e Educação Empresarial pela Faculdade Jardins (FAJAR); Licenciado em Letras Português pela Faculdade São Luís de França (FSLF); Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Membro do Núcleo de Estudos em Cultura da Universidade Federal de Sergipe (NEC-UFS); Membro e Secretário da Academia Sergipana de Contadores de Histórias (ASCH); Membro da Academia Capelense de Letras e Artes (ACLA); Associado de Lions Internacional, atualmente Presidente e Assessor Distrital de Leitura; Escritor de literatura infantojuvenil. Possui interesse de pesquisa nas áreas literárias: Período Pombalino e a legislação, Formação de professores, Avaliação Educacional, Metodologias ativas, Literatura Infantojuvenil e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Marcos Batinga Ferro, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando em Educação, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2022). Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2008); Pós-Graduado em Competência Pedagógica e Docência Universitária (2009); Pós-Graduado em Novos Cenários, Múltiplas Linguagens (2014); Pós-Graduado em Gestão Escolar (2015), pela Faculdade São Luís de França. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Membro da Liga de Estudos sobre Educação Especial da UNINASSAU. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas, Alfabetização e Letramento, Formação Docente em Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação Especial, e Didática. Atuou como professor da Faculdade São Luís de França durante 11 (onze) anos, na Graduação. Foi Professor Pesquisador do Instituto Federal de Sergipe (IFS) na Educação a Distância (EAD) no ano de 2016. Atualmente, é Professor Adjunto da UNINASSAU, Aracaju/SE

Edelfrancla Gomes dos Reis, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França (2015). Especialista em Gestão Escolar e Educação Empresarial pela Faculdade Jardins (2021), Especialista em Educação Infantil, anos iniciais e educação inclusiva pela UNIBF (2021) e Especialista em AEE pela Faculdade BH (2022). Mestra em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2023), Instrutora de Formação Profissional, atuando no SENAC/SE (2010). Técnica em Saúde e Segurança no Trabalho. Experiência como professora de Educação Profissionalizante e Brinquedista. Integrante do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/UFS/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS/CNPq). Revisora Técnica da Revista Internacional Educon.

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Acesso em 12/05/2021

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Published

2023-06-20

How to Cite

Santos Formiga Bispo, M. L., Marcos Batinga Ferro, & Edelfrancla Gomes dos Reis. (2023). Avaliação de aprendizagem no contexto pandêmico. Devir Educação, 7(1), e–688. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.688

Issue

Section

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas

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