Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.522Palabras clave:
Formação Docente. CAPES. LicenciaturaResumen
O objetivo desse artigo foi compreender a formação docente e quais influências podem ser observadas quanto a este processo a partir das evidências relatadas em publicações científicas que abordaram o tema nos últimos onze anos. Para a busca foi utilizado a Plataforma de periódicos CAPES. Foram encontrados 339 artigos, esses analisados em três etapas. A análise permitiu considerar que temos dois pólos de formação docente, o Estado/Mercado ditando as regras sem dar voz à academia. Os acadêmicos, pesquisadores formadores, apontando um caminho de formação reflexiva, pautada na pesquisa, mas ao mesmo tempo não valorizando os saberes e práticas docentes e a formação contínua. E, ainda temos os alunos, diversos e frágeis, que pela desvalorização da profissão e falta de apoio do Estado acabam desistindo do curso.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Wanderson Pereira; VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá. A formação docente na Educação Profissional e Tecnológica no IFNMG. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 21, p. 89-104, 2019.
AZEVEDO, Mário Luiz Neves et al. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Revista Educação & Formação, v. 4, n. 12, p. 124-147, 2019.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 62, p. 679-701, 2015.
BISCONSINI, Camila Rinaldi; DE OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. O estágio curricular supervisionado na formação inicial para a docência: as significações dos estagiários como atores do processo. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 347-359, 2016.
BORGES, V. J. Parceria na form(ação) docente: o estágio curricular supervisionado como lugar de fronteira dos cursos de formação e a educação básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 422–435, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12482. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12482. Acesso em: 21 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CORDEIRO DE SOUSA, Maria do Socorro et al. A articulação do senso crítico na Formação Docente. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, n. 5, p. 01-06, 2014.
CORRÊA, Guilherme Torres; RIBEIRO, Victoria Maria Brant. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 2, p. 319-334, 2013.
DALBERIO, Maria Célia Borges; DALBERIO, Osvaldo. A formação docente: a mediação da didática para um ensino de melhor qualidade. Revista Iberoamericana de Educación, n. 51/5, 2010.
DE FARIAS, Isabel Maria Sabino; ROCHA, Cláudio César Torquato. Desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica: Reflexões a partir da experiência no Pibid. Reflexão e Ação, v. 24, n. 3, p. 123-140, 2016.
DE PESCE, Marly Krüger; DE ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 4, n. 7, p. 39-50, 2012.
DINIZ, Margareth et al. A formação e a condição docente num contexto de complexidade e diversidade. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 3, n. 4, p. 13-22, 2011.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth M. (org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. 176 p.
DOMINSCHEK, Desiré Luciane; ALVES, Tabatha Castro. O PIBID como estratégia pedagógica na formação inicial docente. Revista Internacional de Educação Superior, v. 3, n. 3, p. 624-644, 2017.
DOS REIS, MARIA DA CONCEIÇÃO; OLIVEIRA, Aurenéa Maria; SILVA, Auxiliadora Maria Martins. A educação na formação docente: um olhar freireano para o curso de Pedagogia. Reflexão e Ação, v. 26, n. 1, p. 24-38, 2018.
DRUMOND, A. M. et. Al Predominância ou coexistência? Modelos de administração pública brasileira na Política Nacional de Habitação. Revista. Administração Pública - Rio de Janeiro 48(1): 3-25, jan/fev. 2014
FORTUNATO, Ivan; MENA, Juanjo. Sobre a epistemologia da formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1881-1895, 2018.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.
GATTI, Bernardete A. et al. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.
GONTIJO, Lucas Salvino et al. Livro de registro como estratégia no ensino de ecologia: bases históricas no Brasil. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 30, p. 05-17, 2018.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
LOPES, Marcelo Wilton Vieira. Formação continuada e saberes para a docência no ensino médio integrado. Research, Society and Development, v. 8, n. 11, p. e358111482-e358111482, 2019.
MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Crise paradigmática e a transformação da sala de aula universitária. 2011.
MARQUES, Denise Travassos; PACHANE, Graziela Giusti. Formação de educadores: uma perspectiva de educação de idosos em programas de EJA. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 2, p. 475-490, 2010.
MELO, Josefa Karem Leite Aires. Os 150 dias de governo Bolsonaro:" Pátria Amada Brasil". 2019.
MENDES, G. M.; BEZERRA, L. M. Contribuitions of the Center for Higher Studies of Balsas in initial teacher training. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 6, p. e29861068, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i6.1068. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1068. Acesso em: 7 feb. 2021.
NACARATO, Adair Mendes. A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 66, p. 699-716, 2016.
PALUDO, Elias Festa. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, v. 17, n. 2, p. 44-53, 2020.
PRYJMA, Marielda Ferreira; WINKELER, Maria Sílvia Bacila. Da formação inicial ao desenvolvimento profissional docente: análises e reflexões sobre os processos formativos. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 6, n. 11, p. 23-34, 2014.
RAFAEL, Josiane Aparecida Miranda; DE MIRANDA, Paula Reis; DE CARVALHO, Marcos Pavani. Um estudo sobre as contribuições dos Programas de Assistência Estudantil para a formação acadêmica de futuros professores de Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 2, n. 2, p. 122-137, 2016.
RIBEIRO, Jose Jailton. Formação e profissionalização docente: uma perspectiva de mudança. Temas em Educação e Saúde, p. 242-259, 2017.
ROCHA, Alessandra Leles; DE OLIVEIRA, Maria Marta Carrijo. Formação docente em língua estrangeira–uma pesquisa de estado da arte. Travessias, v. 10, n. 2, p. 297-314. 2016.
ROSSI, Pedro et al. Austeridade fiscal e o financiamento da educação no Brasil. Educação & Sociedade, v. 40, 2019.
SILVA, Antonia Alves Pereira. Perspectiva crítica da educação e regulação curricular: possibilidades constitutivas da autonomia docente. Periferia, v. 8, n. 1, p. 138-158, 2016.
SILVEIRA, RozieliBovolini; GONÇALVES, Lizandra Falcão; MARASCHIN, Mariglei Severo. A formação de professores na educação profissional e tecnológica e a complexidade que envolve a permanência e êxito dos estudantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 13, p. 81-93, 2017.
SOUZA, D. J. N. de. POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROGRAMAS DE PERMANÊNCIA PARA UNIVERSIDADES PÚBLICAS: um estudo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - 2003 a 2010. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Educação, Departamento de Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2012.
STIVANIN, Neridiana Fabia; ZANCHET, Beatriz Maria BoéssioAtrib. Programas de inserção à docência: percepções de professores universitários. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 6, n. 11, p. 79-90, 2014.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e sociedade. Campinas: Unicamp, v. 21, n.73, p. 209-244, dez. 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2014.
VASCONCELOS, A. D.; SANTOS, L. A. M.; FERRETE, A. A. S. S. O modelo de reflexação - na - ação de Donald Schön na formação inicial de professores em anais completos do colóquio internacional de educação e contemporaneidade (Educon) em Sergipe Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 573–585, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11788. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11788. Acesso em: 7 fev. 2021.
XAVIER, Amanda Rezende Costa; TOTI, Michelle Cristine da Silva; AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de. Institucionalização da formação docente: análise de um programa de desenvolvimento profissional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 249, p. 332-346, 2017.
Yalgashi, S. F. R., Oliveira, L. V. de, & Oliveira Júnior, I. B. de. (2019). Indústria cultural e formação docente: análise de teses e dissertações presentes na CAPES (2014-2018). Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 14(esp.4), 1913–1928. https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12918
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Devir Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.