Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil

Autores/as

  • Thais Oliveira Duque Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG campus Formiga
  • Leticia Mara de Faria Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Formiga
  • Ana Flávia Silva Pacheco Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Formiga

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.522

Palabras clave:

Formação Docente. CAPES. Licenciatura

Resumen

O objetivo desse artigo foi compreender a formação docente e quais influências podem ser observadas quanto a este processo a partir das evidências relatadas em publicações científicas que abordaram o tema nos últimos onze anos. Para a busca foi utilizado a Plataforma de periódicos CAPES. Foram encontrados 339 artigos, esses analisados em três etapas. A análise permitiu considerar que temos dois pólos de formação docente, o Estado/Mercado ditando as regras sem dar voz à academia. Os acadêmicos, pesquisadores formadores, apontando um caminho de formação reflexiva, pautada na pesquisa, mas ao mesmo tempo não valorizando os saberes e práticas docentes e a formação contínua. E, ainda temos os alunos, diversos e frágeis, que pela desvalorização da profissão e falta de apoio do Estado acabam desistindo do curso.

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Biografía del autor/a

Thais Oliveira Duque, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG campus Formiga

Bacharel em Administração (UNIFOR - 2006), Licenciada em Matemática (IFMG -2017) Licenciatura em Pedagogia (UNICESUMAR - 2020), Especialização em Gestão estratégica de Negócio e Logística (UNIFOR - 2007), Especialização em A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno (PUCRS - 2022) Mestre em Administração Pública (UFLA - 2015), Membro do grupo de pesquisa Núcleo Institucional de Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino (NINTAE) IFMG - Campus Formiga. Atualmente professora efetiva no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Formiga

Leticia Mara de Faria, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Formiga

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Minas Gerais, IFMG, Campus Formiga. Licencianda em Pedagogia pela Unicesumar. Coordenadora de aprendizagem na Associação de Assistência aos Menores de Formiga - Patronato São Luiz/MG. 

Ana Flávia Silva Pacheco, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Formiga

Técnica em Eletrotécnica na modalidade integrada pelo Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Formiga (2014/ 2017) . Licenciada em Matemática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga (2018/ 2022). Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2018/2020) e Programa Residência Pedagógica ( 2020/2022) . Integrante do Projeto de Pesquisa Didática e Prática de Ensino: Impactos na Prática Docente. Integrante do Grupo de Pesquisa NINTAE (Núcleo Institucional de Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino) do IFMG -Campus Formiga. (2020/2022)

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Publicado

2022-06-28

Cómo citar

Thais Oliveira Duque, Leticia Mara de Faria, & Ana Flávia Silva Pacheco. (2022). Algumas constatações da trajetória da formação docente no Brasil. Devir Educação, 6(1), e–522. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.522