Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura

Autores/as

  • Ludmila de Oliveira Amaral Ferreira Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Luanna Cristina de Souza Paternoster Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Ronei Ximenes Martins Universidade Federal de Lavras-UFLA
  • Estela Aparecida Oliveira Vieira Universidade Federal de Lavras-UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.231

Palabras clave:

Aprendizagem, Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Ensino Superior, Pesquisa Bibliográfica

Resumen

O artigo apresenta estudo de natureza teórica com base em revisão da literatura que objetivou reunir fatores preditivos para a permanência ou a evasão de estudantes matriculados em cursos de graduação a distância. A identificação de tais preditores contribui para que, a partir dos fatores que geram evasão e/ou que favorecem a permanência dos estudantes nos cursos, seja possível planejar ações para aumentar o índice de sucesso na conclusão dos cursos. Os resultados apontaram que mesmo conhecendo os preditores estes não são totalmente eficazes para responder previamente à permanência ou evasão do estudante, mas podem oferecer indicadores para que seja feito um acompanhamento constante destes estudantes. Assim, verificou-se que é  relevante conhecer os estudantes, suas características e suas motivações, o ambiente que o cerca e oferecer metodologias de aprendizagem que favoreçam seus estilos de aprender.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ludmila de Oliveira Amaral Ferreira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação da Ufla, Lavras, MG, Brasil.

Luanna Cristina de Souza Paternoster, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufla, Lavras, MG, Brasil.

Ronei Ximenes Martins, Universidade Federal de Lavras-UFLA

Doutor, Ufla, Lavras, Mg, Brasil. 

Estela Aparecida Oliveira Vieira, Universidade Federal de Lavras-UFLA

Pós-Doutoranda, Ufla, Lavras, Mg, Brasil.

Citas

ABED – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Censo EAD.BR 2016: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2017. Disponível em: www.abed.org.br. Acesso em 2 mai 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, Daniela Melaré Vieira et al. Estilos de aprendizagem e permanência no ensino superior a distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta. Revista De Estudios e Investigación En Psicología Y Educación, p. 58-63, 2017.

BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo; MASUDA, Masako Oya. Permanência dos Alunos nos Cursos do Consórcio Cederj. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 17, n. 1, 2018.

BRASIL. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo Educação Superior 2017. Divulgação dos principais resultados [Online]. Brasília: Inep, 2018.
CARNEIRO, Teresa Cristina Janes; DA SILVA, Maria Aparecida; DE ALMEIDA BIZARRIA, Fabiana Pinto. Fatores que afetam a permanência dos discentes em cursos de graduação a Distância: um estudo na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Gestão e Sociedade, v. 8, n. 20, p. 651-669, 2014.

CASANOVA, Joana R. et al. Factors that determine the persistence and dropout of university students. Psicothema, v. 30, n. 4, p. 408-414, 2018.
DA COSTA, Oberdan Santos; GOUVEIA, Luís Borges. Dropout in distance learning: a reference model for an integrated alert system. In: Proceedings of the Euro American Conference on Telematics and Information Systems. ACM, 2018. p. 27.

DE OLIVEIRA, José Palazzo Moreira. É ensinando que se aprende: Ensino Emergencial a Distância. Disponível em: https://www.palazzo.pro.br/Wordpress/e-ensinando-que-se-aprende-ensino-emergencial-a-distancia/ Acesso em: 16 maio 2020.

ENRÍQUEZ, Larisa. University outreach; a line of work for enhancing students' academic identity within distance education and open universities. In: EdMedia+ Innovate Learning. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2014. p. 255-260.
FERRÃO, Maria Eugénia; ALMEIDA, Leandro S. Multilevel modeling of persistence in higher education. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, n. 100, p. 664-683, 2018.
GRAU-VALLDOSERA, Josep; MINGUILLÓN, Julià. Rethinking dropout in online higher education: The case of the Universitat Oberta de Catalunya. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 15, n. 1, p. 290-308, 2014.
HERNÁNDEZ, Tomás Huerta; VELÁZQUEZ, Sergio Fuenlabrada; TORRES, Verónica Fabiola Chávez. La deserción escolar. Una prioridad para la educación a distancia en el IPN. Revista Mexicana de Bachillerato a Distância, v. 9, n. 17, p. 8, 2017.

KOHLS DOS SANTOS, Pricila; MARTINS GIRAFFA, Lucia Maria. Permanência na Educação Superior a distância. RIED: Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 20, n. 1, p. 305-321, 2017.
MANJARRÉS-RIESCO, Angeles. et al. Open issues in educational affective ecommendations for distance learning scenarios. In: CEUR workshop proceedings. 2013. p. 26-33.
MARTINS, Ronei Ximenes. A COVID-19 e o Fim da Educação a Distância: um ensaio. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020.
MARTINS, Ronei Ximenes; RIBEIRO, Cláudia Maria. Mestrado profissional em Educação e inovação na prática docente. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 20, p. 423, jul. 2015.
MARTINS, Ronei Ximenes; HOKARI, Alberto. Educação a Distância é para Todos? Um Estudo Exploratório sobre Possíveis Preditores do Sucesso Acadêmico. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 22, n. 02, p. 47, ago. 2014. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2412 . Acesso em: 16 mai 2020.
MORA, Luis Fabian Moncada et al. Análisis de la triada: integración académica, permanencia y dispersión geográfica. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 22, n. 1, p. 271-288, 2019.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.
RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014.
RHODEN, Valmor; ANDRES, Fernanda Sagrilo; RHODEN, Juliana Lima Moreira. Uma análise da evasão discente do curso de Relações Públicas da UNIPAMPA-Campus São Borja. Comunicação & Educação, v. 23, n. 2, 2018.

ROVAI, Alfred P. In search of higher persistence rates in distance education online programs. The Internet and Higher Education, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2003.
SERAFIM, Luciana Batista; MARTINS, Ronei Ximenes. Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância. Inclusão Social, v. 10, n. 1, 2016.
SOUSA, Andréia da Silva Quintanilha; MACIEL, Carina Elisabeth. Expansão da educação superior: permanência e evasão em cursos da Universidade Aberta do Brasil. Educação em Revista, v. 32, n. 4, p. 175-204, 2016.

TONTINI, Gérson; WALTER, Silvana Anita. Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos? Ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 19, n. 1, 2014.

WITTER, Geraldina. P. Metaciência e Leitura. In: WITTER, Geraldina P. (Org.). Leitura: Textos e pesquisas. 1. ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 1999, p. 13-22.

Publicado

2020-08-12

Cómo citar

de Oliveira Amaral Ferreira, L. ., Cristina de Souza Paternoster, L., Ronei Ximenes Martins, & Aparecida Oliveira Vieira, E. (2020). Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura. Devir Educação, 225–246. https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.231