Violência, fracasso escolar e juventude periférica: contribuições da psicologia escolar para a formação docente continuada

Autores/as

  • Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões UFLA - Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.204

Palabras clave:

psicologia escolar, formação docente, protagonismo juvenil, violência de Estado

Resumen

Estudos sobre a história da Psicologia Escolar como campo de conhecimento no Brasil tem apontado descompassos teórico-práticos nas produções da área, gerados pelo distanciamento entre o/a psicólogo/a e a realidade concreta das instituições de ensino. Este cenário corrobora com a propagação da expectativa clínica e patologizante referente à atuação do/a psicólogo/a frente às demandas das instituições de ensino. Portanto, as escolas solicitam a intervenção desse/a profissional esperando que as queixas referentes ao fracasso escolar, à indisciplina e à violência redundem em diagnósticos para os/as estudantes, isentando de responsabilidade as relações interpessoais que permeiam a lógica institucional. Por meio de um relato de intervenção, o presente artigo visa contribuir para a superação desta perspectiva médica e individualizante do trabalho do/a psicólogo/a escolar no contexto da formação docente continuada. A partir da demanda institucional, a intervenção em tela voltou-se para a temática das relações entre juventude, violência e fracasso escolar.  Os desafios enfrentados gravitaram em torno da superação da expectativa diagnóstica da instituição e na desconstrução do padrão ideal de bom/boa aluno/a. O conteúdo formativo consistiu em: conhecer os/as estudantes para além dos muros da escola; adotar a realidade dos/as estudantes como ponto de partida da intervenção; trabalhar a cultura periférica dentro da escola; apoiar a organização coletiva como meio para transformações objetivas. Os resultados obtidos apontaram para a transformação das relações interpessoais entre os/as docentes e os/as alunos/as envolvidos/as, os/as quais conquistaram espaços de expressão da cultura periférica na instituição, bem como de representatividade dos interesses estudantis.

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Biografía del autor/a

Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Doutora em educação, Universidade Federal de Lavras, Lavras, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2020-06-02

Cómo citar

Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões. (2020). Violência, fracasso escolar e juventude periférica: contribuições da psicologia escolar para a formação docente continuada. Devir Educação, 4(1), 139–154. https://doi.org/10.30905/ded.v4i1.204

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