Uma análise sobre o agressor no fenômeno bullying
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.826Palavras-chave:
Bullying;, Agressor;, Escola.Resumo
A temática da violência no âmbito escolar é identificada pelo fenômeno do bullying, que envolve crianças e adolescentes. O presente artigo teve por objetivo identificar, a partir da literatura científica, quem é o autor do bullying, que assume o papel de agressor neste processo. Para tanto, uma pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados Scielo. Foram encontrados trinta artigos inicialmente. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 estudos para compor o corpus de análise. Os resultados revelaram que bullying é entendido como forma de designar comportamentos agressivos praticados pelo agressor, em que haja sofrimento e angústia entre as vítimas. Os envolvidos são a vítima, o agressor e a testemunha. O agressor é envolvido em brigas, insatisfeito com a vida, com dificuldades de relacionamento com pais, além de ser agressivo, apresentar raiva, ter baixo autocontrole e baixa agradabilidade. Os impactos na vida dos envolvidos são grandes, tanto que a violência vivenciada na infância ou na adolescência pode se perpetuar, com casos de assédio moral no trabalho. Há a necessidade de se identificar precocemente a prática de bullying, para evitar a criação de ambiente hostil na escola e prevenir até a prática de crimes e uso de drogas. Ademais, compreende-se que é substancial que novas pesquisas e estudos sejam realizados para ampliar o conhecimento sobre esta temática.
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