Quando as escolas fecharam! Lugar da docência a partir dos relatos das professoras aos grupos na universidade
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.459Palavras-chave:
Formação de Professores. Pandêmia do Covid-19. Ensino RemotoResumo
O trabalho apresenta reflexões resultantes do atendimento emergencial em tempos de pandemia nas ações realizadas pelo grupo de Pesquisa Mediar vinculado à UNIOESTE, sobre a formação de professores inicial e continuada articuladas especialmente das relações sobre a atuação docente, o ensino remoto. Ancorada nos estudos de Cunha, Vygotsky e Guedes-Pinto, tomamos como possibilidade ofertar os projetos de extensão remotos e a partir deles construir grupos focais. Os encontros remotos são reconhecidos, nesse texto, como ações que contemplam a formação inicial e continuada dos professores. Como resultados apontamos: o papel da escrita, mediação, reconfiguração do tempo e espaço, professoralidade, o protagonismo, articulação da formação inicial com a formação continuada e aprendizagem significativa, nas escolhas e discursos dos participantes nos projetos desenvolvidos.
Downloads
Referências
_____.IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua TIC 2018: Internet chegaa 79,1% dos domicílios do país. Disponível em:<https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-do-pais#:~:text=Acesso%20%C3%A0%20Internet%20%C3%A9%20mais,2017%20(69%2C8%25)> Acesso em: jan./2021.
COLARES, Anselmo Alencar. Empresariamento da Educação. In.: LIMA, A. B. PREVITALI, F. S. LUCENA, C. (Orgs). Em defesa das políticas públicas. Uberlândia, Navegando, 2020.
CUNHA, Maria Isabel da. Aprendizajes significativos en la formación inicial de profesores: un estudio en el área de los Cursos de Licenciatura, Interface _ Comunic, Saúde, Educ, v.5, n.9, p.103-16, 2001.
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, v. 41, n. 1, p. 6-11, 29 maio 2018.
CHATTERTON, Paul; GODDARD, John (2003). The response of HEIs to regional needs. In: RUTTEN, Roel; BOEKEMA, Frans; KUIJPERS, Elsa (edited). Economic Geography of Higher Education: Knowledge, infrastructure, and learning regions. London: Routledge. p. 19-41.
GUEDES-PINTO, Ana Lucia. Pratica de escrita na formação de professores: indícios da apropriação da profissão docente. Campinas -SP. Mercado de Letras. 2015.
LOMBARDI, José Claudinei. COLARES, Anselmo Alencar. Escola pública, projeto civilizatório burguês versus práxis emancipatória. In.: Revista USP. São Paulo, n. 127, p. 11-26. Out./nov./dez.2020.
OLIVEIRA, Dalila. Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. In.: Revista USP. São Paulo, n. 127, p. 27-40. Out./nov./dez.2020.
PARANÁ. Deliberação CEE/CP N º 01/2020. Instituição de regime especial para o desenvolvimento das atividades escolares no âmbito do Sistema Estadual de Ensino do Paraná em decorrência da legislação específica sobre a pandemia causada pelo novo Coronavírus – COVID-19 e outras providências. Conselho Estadual de Educação: Curitiba, 2020.
p______. Deliberação CEE/CP N º 02/2020. Requerimento apresentado ao Conselho Estadual de Educação do Paraná para a revisão da redação do artigo 2.º da Deliberação CEE/CP n.º 01/2020 para permitir que o regime especial instituído por essa norma possa ser exercido pelas instituições de ensino que ofertam a Educação Infantil. Conselho Estadual de Educação: Curitiba, 2020.
p_____. Deliberação CEE/CP N º 05/2020. Normas para o retorno das aulas presenciais no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, no ano letivo de 2020. Conselho Estadual de Educação: Curitiba, 2020.
p_____. UNIOESTE. PROEX. Resolução Nº.003/2020. Cascavel, abril, 2020.
UFMG. GESTRADO. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Base de Dados. Docência na Educação Básica em tempo de pandemia. Belo Horizonte, UFMG, 2020.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. 3º ed. São Paulo: Martins Fontes 1991a.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. 4º ed. São Paulo: Martins Fontes 1991b.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.