Quando as escolas fecharam! Lugar da docência a partir dos relatos das professoras aos grupos na universidade

Autores

  • Juliana Fátima Pasini Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Flávia Anastácio de Paula Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Flaviana Demenech SEDUC: Cuiabá.

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.459

Palavras-chave:

Formação de Professores. Pandêmia do Covid-19. Ensino Remoto

Resumo

O trabalho apresenta reflexões resultantes do atendimento emergencial em tempos de pandemia nas ações realizadas pelo grupo de Pesquisa Mediar vinculado à UNIOESTE,  sobre a formação de professores inicial e continuada articuladas especialmente das relações sobre a atuação docente, o ensino remoto. Ancorada nos estudos de Cunha, Vygotsky e Guedes-Pinto, tomamos como possibilidade ofertar os projetos de extensão remotos e a partir deles construir grupos focais. Os encontros remotos são reconhecidos, nesse texto, como ações que contemplam a formação inicial e continuada dos professores. Como resultados apontamos: o papel da escrita, mediação, reconfiguração do tempo e espaço, professoralidade, o protagonismo, articulação da formação inicial com a formação continuada e aprendizagem significativa, nas escolhas e discursos dos participantes nos projetos desenvolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Fátima Pasini, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dinâmica das Cataratas (2005). Atualmente é Professora Visitante do Instituto Latino Americano de Arte, Cultura e História, ILAACH, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Atuou como técnica no Núcleo Regional de Educação - SEED/PR. Possui experiência como professora da Educação Básica, Coordenação Pedagógica, além de Docente no Ensino Superior e coordenadora de cursos de pós-graduação em Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, gestão escolar, políticas de avaliação em larga escala, altas habilidades/superdotação, tecnologias na educação e necessidades alimentares especiais no contexto escolar.

Flávia Anastácio de Paula, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pedagoga pela UFMG, mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora Associada da Unioeste-PR Campus de Foz do Iguaçu trabalha com as disciplinas de Infancia, Educação Infantil, Alfabetização e Alimentação Escolar.

Flaviana Demenech, SEDUC: Cuiabá.

Pedagoga pela UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UPF e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFPel. Professora Formadora de Professores Pedagogos da Educação Básica do Estado de Mato Grosso - SEDUC/MT.

Referências

BRASIL. INEP. Censo Escolar 2018. Brasília/MEC, 2020.

_____.IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua TIC 2018: Internet chegaa 79,1% dos domicílios do país. Disponível em:<https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27515-pnad-continua-tic-2018-internet-chega-a-79-1-dos-domicilios-do-pais#:~:text=Acesso%20%C3%A0%20Internet%20%C3%A9%20mais,2017%20(69%2C8%25)> Acesso em: jan./2021.

COLARES, Anselmo Alencar. Empresariamento da Educação. In.: LIMA, A. B. PREVITALI, F. S. LUCENA, C. (Orgs). Em defesa das políticas públicas. Uberlândia, Navegando, 2020.

CUNHA, Maria Isabel da. Aprendizajes significativos en la formación inicial de profesores: un estudio en el área de los Cursos de Licenciatura, Interface _ Comunic, Saúde, Educ, v.5, n.9, p.103-16, 2001.

CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, v. 41, n. 1, p. 6-11, 29 maio 2018.

CHATTERTON, Paul; GODDARD, John (2003). The response of HEIs to regional needs. In: RUTTEN, Roel; BOEKEMA, Frans; KUIJPERS, Elsa (edited). Economic Geography of Higher Education: Knowledge, infrastructure, and learning regions. London: Routledge. p. 19-41.

GUEDES-PINTO, Ana Lucia. Pratica de escrita na formação de professores: indícios da apropriação da profissão docente. Campinas -SP. Mercado de Letras. 2015.

LOMBARDI, José Claudinei. COLARES, Anselmo Alencar. Escola pública, projeto civilizatório burguês versus práxis emancipatória. In.: Revista USP. São Paulo, n. 127, p. 11-26. Out./nov./dez.2020.

OLIVEIRA, Dalila. Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. In.: Revista USP. São Paulo, n. 127, p. 27-40. Out./nov./dez.2020.

PARANÁ. Deliberação CEE/CP N º 01/2020. Instituição de regime especial para o desenvolvimento das atividades escolares no âmbito do Sistema Estadual de Ensino do Paraná em decorrência da legislação específica sobre a pandemia causada pelo novo Coronavírus – COVID-19 e outras providências. Conselho Estadual de Educação: Curitiba, 2020.

p______. Deliberação CEE/CP N º 02/2020. Requerimento apresentado ao Conselho Estadual de Educação do Paraná para a revisão da redação do artigo 2.º da Deliberação CEE/CP n.º 01/2020 para permitir que o regime especial instituído por essa norma possa ser exercido pelas instituições de ensino que ofertam a Educação Infantil. Conselho Estadual de Educação: Curitiba, 2020.

p_____. Deliberação CEE/CP N º 05/2020. Normas para o retorno das aulas presenciais no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, no ano letivo de 2020. Conselho Estadual de Educação: Curitiba, 2020.

p_____. UNIOESTE. PROEX. Resolução Nº.003/2020. Cascavel, abril, 2020.

UFMG. GESTRADO. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Base de Dados. Docência na Educação Básica em tempo de pandemia. Belo Horizonte, UFMG, 2020.

VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. 3º ed. São Paulo: Martins Fontes 1991a.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. 4º ed. São Paulo: Martins Fontes 1991b.

Downloads

Publicado

2021-09-18

Como Citar

Pasini, J. F., Paula, F. A. de ., & Demenech, F. . (2021). Quando as escolas fecharam! Lugar da docência a partir dos relatos das professoras aos grupos na universidade . Devir Educação, 363–383. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.459